Biotecnologia Questões com Gabarito para passar no Enem

01. UFRN. Questões sobre Biotecnologia: O teste de paternidade usando o DNA tornou-se muito frequente hoje. No entanto, as pes­soas têm muitas dúvidas a respeito desse tipo de exame.

As frases abaixo constam numa lista de “mitos e verdades sobre o teste de DNA” encontrada na internet (http://www.gene.com.br).
I. “O exame de DNA só pode ser feito com sangue.”
II. “Sou primo da mãe e estou com medo do resultado ser positivo, mesmo que eu não seja o verdadeiro pai.”
III. “Ele já morreu e não deixou nenhum outro parente vivo. Nunca poderei pro­var que ele era o pai do meu filho.”
Justifique por que cada uma das frases acima constitui um “mito”.


02. UEG-GO. Questões sobre Biotecnologia: As técnicas de engenharia genética podem ser consideradas ferramentas que possibili­tam a identificação de pessoas com base na análise do DNA, além de propiciar aconse­lhamentos genéticos e resolver casos de pa­ternidade desconhecida e problemas crimi­nais. Sobre essas técnicas e sua importância, é correto afirmar:

a. O aconselhamento genético é indica-do para casais normais e consanguíne­os, em que um dos cônjuges recebeu irradiação ionizante ou fez ingestão de drogas mutagênicas.
b. A terapia gênica, também conhecida como geneterapia, consiste em intro­duzir genes anormais e recombinantes em pessoas que tenham o alelo que causa uma determinada doença.
c. A identificação de pessoas com base na análise do DNA possibilita um ní­vel de certeza similar ao utilizado nas impressões digitais; ambas as técnicas são conhecidas como DNA fingerprint.
d. A engenharia genética permite alterar a composição gênica dos indivíduos num intervalo de tempo maior, visto que a reprodução seletiva não permite a manipulação de genes.

03. UFOP-MG. Um avião da companhia Air France que ha-via decolado na noite do domingo, 30 de maio de 2009, do Rio em direção a Paris, desapareceu com 228 pessoas a bordo – 216 passageiros e 12 tripulantes. Segundo boletim mais recente, divulgado pela secre­taria, foram identificados 43 dos 50 corpos, entre brasileiros e estrangeiros. A pedido dos familiares, a identidade das vítimas foi mantida em sigilo. Peritos do IML e repre­sentantes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informaram que a identificação dos corpos restantes será feita a partir de exames de DNA.
Folha de S. Paulo, de 01/06 e 10/06/2009. Adaptado.

Com base no texto, responda às questões propostas:
a. Por que é possível a identificação de corpos utilizando-se a molécula de DNA?
b. Seria necessário incluir amostras de parentes das vítimas (pai, mãe, irmãos) durante as análises para a identificação dos corpos? Por quê?


04. UFU-MG. Questões sobre Biotecnologia: Dentre as aplicações atuais da genética molecular, temos os testes de identifica­ção de pessoas por meio do DNA.
Essa técnica, que pode ser usada para identificar suspeitos em investigações po­liciais, consiste em detectar e comparar sequências repetitivas ao longo de trechos da molécula de DNA, regiões conhecidas como VNTR (número variável de repeti­ções em sequência).

A figura a seguir ilustra os padrões de VNTRs de quatro pessoas envolvidas (uma vítima (V) e 3 suspeitos (S1, S2 e S3) em uma in­vestigação policial e de uma prova (P) co­letada no local do crime:

biotecnologia gel com padrões de VNTRs

Considerando as afirmações e a figura acima apresentada, responda ao que se pede.
a. A qual dos suspeitos (Si, S2 ou S3) per­tence a prova (P)? Justifique sua res­posta.
b. Que tipo de material pode ser coletado e servir de prova em um caso como esse?
c. Por que os resultados desse tipo de análi­se têm alto grau de confiabilidade?


05. ENEM. Questões sobre Biotecnologia: Uma vítima de acidente de carro foi encon­trada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a vítima seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de os­sos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessi­tam escolher, entre cromossomos autossô­micos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNA-mt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obterem moléculas não degradadas pelo calor da explosão.

Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização:
a. do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.
b. do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.
c. do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quan­tidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.
d. do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integral-mente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.
e. de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula e os demais, em apenas uma.


06. Unicamp-SP. Questões sobre Biotecnologia: Testes de paternidade comparando o DNA pre­sente em amostras biológicas são cada vez mais comuns e são considerados praticamente infalí­veis, já que apresentam 99,99% de acerto. Nes­ses testes, podem ser comparados fragmentos do DNA do pai e da mãe com o do filho. Um teste de DNA foi solicitado por uma mulher que queria confirmar a paternidade dos filhos. Ela levou ao laboratório amostras de cabelos dela, do marido, dos dois filhos e de um outro ho­mem que poderia ser o pai. Os resultados obti­dos estão mostrados na figura a seguir.

Biotecnologia testes de paternidade

a. Que resultado a análise mostrou em relação à paternidade do filho 1? E do filho 2? Justifique.
b. Num teste de paternidade, poderia ser utilizado apenas o DNA mitocondrial? Por quê?


07. Fuvest-SP. Questões sobre Biotecnologia: Teste de DNA confirma paternidade de bebê perdido no tsunami
Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezem­bro, obteve a confirmação do fato atra­vés de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como “Bebê 81” por ser o 81 ó sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindica-do por nove casais diferentes.
Folhaonline, 14/02/2005. Adaptado.

Algumas regiões do DNA são sequências curtas de bases nitrogenadas que se repe­tem no genoma; o número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Exis­tem procedimentos que permitem visuali­zar essa variabilidade, revelando padrões de fragmentos de DNA que são “uma im­pressão digital molecular”. Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de frag­mentos com exceção dos gêmeos monozi­góticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e meta-de, de seu pai.

Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biológicos do bebê 81?

Biotecnologia fragmentos de DNA teste de paternidade


08. UFG-GO. Questões sobre Biotecnologia: O exame de paternidade através da compa­ração de DNA sequenciado vem sendo uti­lizado para determinar progenitores. É pos­sível determinar o pai de um recém-nascido quando a dúvida sobre a paternidade desse recém-nascido está entre gêmeos univiteli­nos? Justifique sua resposta.


09. (Enem 2015) A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.
(Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012 – adaptado)

As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam:
A) a sequência de DNA codificante de insulina humana.
B) a proteína sintetizada por células humanas.
C) um RNA recombinante de insulina humana. D) o RNA mensageiro de insulina humana.
E) um cromossomo da espécie humana.


10. (Enem 2017) Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que ata- cava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inseri- do nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.

Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?
A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Dominante.
E) Transgênica.

Confira também outros exercícios de Genética relacionados a biotecnologia:

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

 

Gabarito com as respostas das melhores Questões sobre Biotecnologia:

Resolução da questão 01. I. O teste de paternidade é viabilizado através da obtenção de DNA não somente de células sanguíneas, mas de qualquer tecido que contenha DNA.
II. O filho apresenta 50% do seu material genético proveniente da mãe e 50% do pai. A semelhança genética do primo em questão seria menor que 50%.
III.O material genético pode ser colhido de cadáveres a partir de restos mortais, tais como ossos ou fios de cabelo.

Resolução da questão 02. A;

Resolução da questão 03. a. A identificação de corpos utilizando-se a molécula de DNA é possível porque o DNA contém regiões polimórficas em que há repeti­ções particulares para cada pessoa. Enzimas de restrição (endonucleases) fazem a fragmenta­ção do filamento de DNA, produzindo fragmen­tos de tamanhos variáveis que, após a análise de seu padrão eletroforético, podem ser utili­zados para a identificação de pessoas.

b. Sim. É necessário incluir parentes das vítimas porque as amostras de DNA da vítima precisam ser comparadas com as dos parentes para que ocorra a identificação do perfil fami­liar, e assim seja possível identificar o corpo.

Resolução da questão 04. a. S3, pois os padrões de VNTRs são idênticos ao da prova.
b. Sangue, esperma, pelos, saliva.
c. Porque permite identificar um indivíduo com uma grande precisão de 99,999%

Resolução da questão 05. A;

Resolução da questão 06. a. Pela análise dos resultados, o filho 1 é do outro homem e o filho 2 é do marido. Os
fragmentos de DNA do filho são derivados do pai e da mãe bio­lógicos. Sendo assim, os frag­mentos encontrados no filho e não presentes na mãe são de­rivados do pai. No caso do filho 1, o primeiro e o terceiro frag­mentos (contados de cima para baixo) não estão presentes na mãe e estão presentes no outro homem. No caso do filho 2, o segundo e o terceiro fragmen­tos não estão presentes na mãe e estão presentes no marido.

b. Em um teste de pater­nidade não poderia ser utiliza-do apenas o DNA mitocondrial, porque as mitocôndrias são or­ganelas transmitidas unicamen­te pela mãe aos descendentes.

Resolução da questão 07.C;

Resolução da questão 08. Os gêmeos ditos univi­telinos são originários da fe­cundação de um óvulo por um espermatozoide, o que os tor­nam geneticamente idênticos e não identificáveis através do sequenciamento de DNA, não sendo portanto possível definir a paternidade do recém-nasci­do em questão.

Resolução da questão 09. A;

Resolução da questão 10. E;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário