10 Atividades sobre Geografia e Regionalização do Espaço para o 8° Ano do Fundamental com Gabarito

Lista com 10 exercícios sobre Geografia e Regionalização do Espaço para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 0. Responda as questões abaixo:

a) O que é o IDHAD?
b) Quais indicadores compõem o IDHAD?
c) o que o IDHAD difere do IDH?
d) O que é o IDG?
e) Quais indicadores compõem o IDG?
f) O que é o IPM?

Questão 02. Apresente as características dos termos abaixo:

Capitalismo:
Socialismo:

Questão 03. Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), responda:

a) Quais indicadores compõem esse índice?
b) O que significa um IDH mais próximo de 1? E mais próximo de zero?
c) Como os países são classificados?

Questão 04 com Atividades sobre Geografia e Regionalização do Espaço para o 8° Ano: Leia o texto a seguir e responda.

“Atualmente há uma oferta crescente de novas tecnologias que logo se tornam obsoletas, desde aparelhos fundamentais como geladeiras e fogões, até celulares e computadores que também se tornaram essenciais em um mundo com as nossas exigências. Apesar dos novos produtos surgirem no mercado como produtos que simplificam a vida dos usuários, a relação entre novas tecnologias e consumo é bem mais complexa e marcada por uma obsolescência acelerada.[…]”

PALHARES, Isabela. O consumo de tecnologia no rastro da aceleração da obsolescência. Como Ciência, n. 131, 10 set. 2011.

a) O que é obsolescência?
b) Qual a vantagem obtida pelas empresas ao acelerarem a obsolescência dos produtos?
c) Cite um problema que o consumismo acarreta.

Questão 05. O que são países considerados desenvolvidos.

Questão 06. O que são países considerados subdesenvolvidos.

Questão 07. O que são países considerados emergentes ou em desenvolvimento.

Questão 08. Por que o IDH é uma interpretação simplificada de desenvolvimento humano? O IDHAD, o IDG e o IPM podem ser considerados índices complementares ao IDH? Justifique sua resposta.

Questão 09. Leia a notícia a seguir e responda.

“A carne de boi está mais cara em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A velha lei da oferta e da procura tem aumentado a tabela de preços. Com o fim de ano se aproximando, época de festas e muito churrasco, os açougues e supermercados aproveitam para lucrar mais. Alguns cortes tiveram reajuste de 20%.[…]”

Oferta e procura aumenta 20% valor da carne em Rio Preto, SP. G1, 9 dez. 2011. Disponível em . Acesso em 16 jan. 2012.

Explique o que é a lei da oferta e da procura?

Questão 10. Quais são as fases de desenvolvimento do sistema capitalista? Explique resumidamente cada uma delas.

Gabarito com as respostas das Atividades sobre Geografia e Regionalização do Espaço para o 8° Ano do ensino fundamental:

01. a) É o Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade.

b) O PIB per capita, a expectativa de vida e os níveis de alfabetização, porém, ajustados a um índice de desigualdade.

c) O IDHAD considera os mesmos indicadores que o IDH, porém, os ajusta a um coeficiente de desigualdade que tenta aproximar o resultado à realidade social do país, levando em conta, por exemplo, a desigualdade social e a concentração de renda.

d) É o Índice de Desigualdade de Gênero.

e) O IDG considera a saúde reprodutiva da mulher e a igualdade entre mulheres e homens referente à capacitação e à taxa de participação no mercado de trabalho.

f) É o Índice de Pobreza Multidimensional.

02. Capitalismo:
Características: Propriedade privada dos meios de produção. Economia de mercado. Lei da oferta e da procura. Concorrência. Trabalho assalariado. Lucro.
Polo de influência na ordem bipolar: Estados Unidos

Socialismo:
Características: Estatização. Economia planificada. Pleno emprego. Relação social.
Polo de influência na ordem bipolar: União Soviética

03. a) O rendimento per capita da população, a expectativa de vida e a educação.

b) Quanto mais próximo do 1 maior é o nível de desenvolvimento humano do país. Quanto mais próximo do zero, menor o índice de Desenvolvimento Humano do país.

c) Os países são classificados em quatro grandes grupos: desenvolvimento humano muito elevado, desenvolvimento humano elevado, desenvolvimento humano médio, desenvolvimento humano baixo.

04. a) É quando os produtos industrializados têm uma duração média de uso reduzida, previamente calculada pelo fabricante.

b) Ao reduzir a duração média dos produtos, os fabricantes garantem mais vendas.

c) O consumismo acarreta maior produção de lixo, especialmente nos grandes centros urbanos.

05. Os países desenvolvidos são aqueles com economias desenvolvidas, ou seja, que possuem os maiores valores de PIB no mundo. Porém, não apenas a riqueza gerada dentro do país que o define como desenvolvido. A qualidade de vida (saúde, educação, bons salários, melhor distribuição de renda, etc.) e o alto poder de consumo caracterizam esses países. Também investem amplamente em pesquisa e tecnologia e dispõem de maior poder de decisão em organismos internacionais.

06. Os países subdesenvolvidos, em sua maioria, foram colônias de exploração das metrópoles europeias. Hoje, sofrem com a má distribuição de renda, com a dependência econômica, política, tecnológica e até cultural dos países desenvolvidos, têm uma economia primário-exportadora e são poucos industrializados. Os setores primário e terciário da economia são os que mais absorvem a mão de obra da população. Esses países possuem altos índices de analfabetismo, mortalidade e natalidade e baixa qualidade de vida, ou seja, grande parte de sua população vive em condições precárias de moradia, sem saneamento básico em muitos casos, não tem acesso a boas escolas e hospitais e sofre com a violência e a desigualdade social.

07. Os países emergentes ou em desenvolvimento são países que alcançaram um nível de industrialização e desenvolvem tecnologia e pesquisa em certas áreas. Suas economias são crescentes e até se destacam no cenário mundial, como o caso do Brasil. Porém, são subdesenvolvidos por ainda sofrerem com muitos problemas econômicos, políticos e, principalmente de vida e apresentam desigualdade social.

08. Porque o conceito de desenvolvimento humano deve envolver outros aspectos como liberdade política e religiosa segurança física das pessoas, igualdade étnica, de gênero e etnias etc. Os índices do IDHAD, do IDG e do IPM podem ser considerados complementares ao IDH porque tentam mostrar melhor a realidade do país, em certos aspectos que apenas o IDH não consegue indicar – como a desigualdade social, a concentração de renda e as diferenças de gênero no país.

09. A lei da oferta e da procura é o principal sistema regulador de preços no sistema capitalista. A variação da demanda, por parte dos consumidores, e da oferta, por parte dos fabricantes e comerciantes, define a valorização dos produtos no mercado. Quando há uma grande disponibilidade de uma mercadoria, o preço tende a cair. Quando a oferta é pequena, o preço tende a aumentar. A procura também influencia: geralmente se há muita demanda por um produto, seu valor de mercado sobe. Normalmente, o aumento da demanda acontece em um ritmo mais acelerado que o da oferta, neste ínterim, os preços sobem.

10. As fases de desenvolvimento do sistema capitalista são:
CAPITALISMO COMERCIAL: fase marcada pela expansão marítima iniciada com as Grandes Navegações no século XV, permitindo que os europeus tomassem contato com territórios desconhecidos. Esses territórios se tornaram suas colônias e forneciam escravos, matérias-primas e metais preciosos. Também recebiam o excedente populacional europeu. O comércio dessas mercadorias possibilitou a acumulação de capital pela burguesia.

CAPITALISMO INDUSTRIAL: com a acumulação de capital e as crescentes demandas do mercado consumidor, inova-se a forma de produzir mercadorias, resultantes no surgimento das indústrias.

CAPITALISMO FINANCEIRO: fase de integração entre capital industrial e capital bancário. Nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos ou os bancos absorvem as indústrias. O capitalismo financeiro se consolidou após a Primeira Guerra Mundial. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para seus investimentos é vender cotas de suas empresas – as ações – nas bolsas de valores.

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