Questão 01. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: 01. (UFRN) As teorias demográficas têm procurado explicar a relação existente entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico. Segundo a Teoria Reformista,
A) a política de controle da natalidade deve ser efetivada pelo Estado, no sentido de impedir o rápido crescimento demográfico e o surgimento de áreas superpovoadas com altos índices de pobreza, como os que ocorrem na Índia.
B) o subdesenvolvimento econômico é resultante do acelerado crescimento demográfico, sendo necessárias políticas rígidas de controle familiar, como as que vêm sendo adotadas na China.
C) o rápido crescimento demográfico trará consequências graves sobre os ecossistemas tropicais e equatoriais, sendo necessário o controle da natalidade como forma de garantir a preservação do patrimônio ambiental.
D) a miséria é responsável pelo crescimento da população, sendo necessárias mudanças socioeconômicas que permitam a distribuição de renda e o acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho.
Questão 02. (UFC) Os mecanismos regentes da dinâmica populacional são objetos de discussões teórico-ideológicas que orientam as ações adotadas para controlá-la. Sobre as teorias demográficas e a dinâmica populacional, é possível afirmar, de forma CORRETA, que
A) os seguidores da teoria de Malthus, sobre a população, consideram o grande crescimento populacional um obstáculo ao desenvolvimento socioeconômico da humanidade, defendendo políticas de controle radical da natalidade entre as classes sociais mais pobres.
B) o aumento da expectativa de vida da população mundial decorreu dos avanços da medicina, da higiene sanitária, da tecnologia alimentar e da alfabetização em massa, que elevou as taxas de natalidade e o crescimento vegetativo nos países em desenvolvimento.
C) os métodos anticoncepcionais, difundidos em todo o mundo, eliminaram o risco de explosão demográfica e asseguraram taxas de natalidade e de crescimento vegetativo uniforme e equilibrado, nos diversos continentes e países entre as diferentes classes sociais que os habitam.
D) o desenvolvimento técnico-científico permitiu a ocupação de áreas antes consideradas anecúmenas, como o norte da Ásia e a África Equatorial, que passaram a ser povoadas e populosas, devido ao grande crescimento demográfico nelas ocorrido no século XX.
E) os movimentos migratórios são responsáveis pela difusão da população na Terra e pela existência desequilíbrio nas estruturas, por sexo, por idade e por ocupação, nos continentes, países ou regiões e em lugares onde ocorrem mais intensamente.
Questão 03. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: (PUCPR–2008) Observe as pirâmides etárias a seguir.
Brasil: Pirâmide etária absoluta
Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/ populacao/projecao_da_populacao/piramide/piramide.shtm>. Acesso em: 10 out. 2000.
Se confirmada a projeção populacional apontada pela pirâmide etária de 2050, o Brasil possuirá as seguintes características socioeconômicas:
1. Haverá aumento na população de idosos, o que não acarretará nenhum problema socioeconômico, pois o aumento da população nessa faixa etária é resultado do aumento da qualidade de vida da população.
2. O país segue uma tendência já verificada em outros países, especialmente os países ricos, ou seja, uma redução da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida da população.
3. Haverá um aumento da População Economicamente Ativa (PEA) que se distribui pelos setores primário, secundário e terciário da economia, em que, no caso brasileiro, a PEA será maior no setor secundário.
4. Haverá uma redução do número de jovens no país, o que exigirá mudanças significativas nos investimentos, tanto do setor privado como do público, que precisarão ser redirecionados, pois as necessidades e o consumo mudarão, influenciando a vida econômica do país.
5. As pirâmides etárias confirmam que o país passa por uma transição demográfica e pode em 2050 já estar com sua transição concluída, tornando-se “maduro” demograficamente, o que garantirá seu pleno desenvolvimento socioeconômico.
Estão CORRETAS
A) apenas 2 e 4.
B) apenas 1, 3 e 5.
C) apenas 1, 2 e 4.
D) 1, 2, 4 e 5.
E) apenas 2, 4 e 5.
Questão 04. (UFC–2006) Os três esboços de pirâmides, a seguir, representam diferentes composições de populações, por sexo e por idade.
Fonte: Fatec, 1989.
A) NOMEIE duas características das populações simbolizadas por cada modelo de pirâmide.
B) DÊ um exemplo de país em que se encontram os tipos de populações representadas pelas pirâmides.
C) NOMEIE duas ações definidas pelas políticas demográficas adotadas, normalmente, pelos países que se encontram na condição representada pela pirâmide III.
Questão 05. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: (UFSM-RS) Com o auxílio do gráfico e de seus conhecimentos, pode-se inferir: Indústria: produtividade x emprego tendências atuais :
MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002, p. 311.
A) O desemprego estrutural decorre do atual sistema produtivo que prioriza a tecnologia em vez da mão de obra.
B) A economia competitiva de hoje impõe a necessidade de um aumento contínuo da produtividade, com maior número de pessoas empregadas.
C) O crescimento industrial significa geração de emprego no atual mundo do trabalho.
D) A indústria privilegia o emprego da mão de obra barata e sem qualificação, em detrimento da capacidade e da produtividade dos trabalhadores.
E) Modernização tecnológica, trabalho qualificado e desemprego deixam de ser decorrência da atual forma de composição do sistema produtivo da indústria.
Questão 06. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: (FGV-SP–2010) Na Rússia, a mortalidade era de 16% em 2005 contra 8% nos Estados Unidos, e a natalidade, de 10% na mesma data contra 14% nos Estados Unidos. A esperança de vida é de 58 anos para os homens (era 63,8 anos nos anos de 1960) e de 72 anos para as mulheres. O déficit de população ativa é estimado em 18 milhões de pessoas e, apesar do clima de xenofobia existente, o país deverá apelar para a imigração para complementar a população ativa de que necessita.
WENDEN, C. W. Atlas mondial des migrations (Adaptação).
A leitura do texto e os conhecimentos sobre a realidade socioeconômica russa, na atualidade, permitem afirmar que o país:
A) está em fase de transição tanto econômica quanto demográfica.
B) enfrenta uma situação social e demográfica alarmante.
C) deve aumentar o ritmo de crescimento demográfico quando concluir a transição política.
D) passa por um período de instabilidade demográfica semelhante ao que ocorre na Europa.
E) tem adotado uma política de controle demográfico para manter a estabilidade econômica.
Questão 07. (FGV-SP–2010) A questão está relacionada ao gráfico a seguir:
População por idade, anos % total, estimativa para 2010
A análise do gráfico e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica permitem afirmar que no grupo de países:
A) 1, a idade média da população supera os 30 anos, o que significa um elevado potencial de população economicamente ativa.
B) 1, os governos locais necessitam criar políticas que atendam à saúde e à educação de grande parcela de crianças e jovens da população.
C) 1, há a necessidade de criação ou de fortalecimento dos sistemas previdenciários para atender à demanda da população acima de 20 anos de idade.
D) 2, o maior desafio é acelerar o processo de transição demográfica devido à grande proporção de adultos e de idosos.
E) 2, os Estados devem assumir posturas neoliberais para atender ao grande contingente de jovens e adultos no conjunto da população.
Questão 08. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: (UFOP-MG–2009) Analise o seguinte gráfico.
Brasil: Participação feminina e masculina na População Economicamente Ativa – 1940-2001
Com base nos dados contidos no gráfico, assinale a alternativa CORRETA sobre as características do trabalho no Brasil.
A) Nos últimos 50 anos, ocorreram um aumento nos percentuais de participação masculina nas atividades produtivas e uma diminuição da participação feminina.
B) Os dados indicam que a participação de homens no mercado de trabalho vem diminuindo, porém ainda é superior à participação feminina.
C) Os indicadores demonstram que as mulheres passaram a desenvolver atividades produtivas somente a partir da década de 1940.
D) Um fator determinante do crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho tem sido a diminuição da oferta de mão de obra masculina.
Questão 09. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: (UFTM–2009) Observe a tabela.
Proporção de pessoas de 10 anos ou mais na PEA por setor econômico Brasil: 1940-1996
Censos e PNADs, IBGE.
Da análise dos dados apresentados na tabela, está CORRETA a seguinte alternativa:
A) O setor terciário sempre cresceu de forma proporcional, sustentado pelo crescimento contínuo da PEA no setor secundário.
B) O grande percentual de população no setor primário até a década de 1970 deve-se à forte presença da agroindústria da cana-de-açúcar no campo brasileiro.
C) A industrialização brasileira teve início na década de 1980, fazendo com que a PEA, nos setores secundário e terciário, ultrapassasse o primário.
D) O setor terciário sempre esteve à frente do secundário, aumentando significativamente essa diferença a partir da década de 1970.
E) A crise da economia brasileira na década de 1980 fez com que a mão de obra procurasse empregos de melhor remuneração no setor terciário.
Questão 10. Teorias Demográficas e a Estrutura da População: (UFBAC–2008) Atualmente, muitos atores sociais, diante das expectativas de crescimento da população e de crise dos alimentos, rediscutem os fundamentos do pensamento de Thomas Malthus. Nessa rediscussão, é preciso considerar que Malthus:
A) foi um dos iniciadores do desenvolvimento de ideais de que os casais devem ser livres para decidir sobre o tamanho de sua família.
B) foi um dos principais economistas da escola clássica que, no início da Revolução Industrial inglesa, contribuiu para a formulação de princípios básicos do liberalismo econômico.
C) sustentava a concepção de que os problemas da superpopulação seriam resolvidos se os governos de países desenvolvidos adotassem programas para reduzir a miséria.
D) defendia a ideia de que o processo de urbanização, ao estimular a migração das populações rurais para as periferias das cidades, controlaria naturalmente o crescimento da população.
E) estava correto ao defender a necessidade de o Estado ajudar economicamente as famílias mais numerosas como forma de garantir-lhes qualidade de vida.
Questão 11. (PUCPR / Adaptado) Compare os gráficos de pirâmides etárias a seguir:
Fonte: L.Boligian e outros. Geografia – espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2001.
Assinale a INCORRETA.
A) Enquanto o gráfico II pode estar representando um país desenvolvido ou em desenvolvimento, o gráfico I é característico dos países mais pobres da terra, como os da África Subsaariana.
B) Os dois gráficos anteriores correspondem aos quadros populacionais de países europeus. Enquanto no gráfico I é representado um país do Leste Europeu, de onde partiram milhares de emigrantes após a queda do socialismo, o gráfico II corresponde a um país da parte ocidental europeia, destino de muitos imigrantes.
C) O gráfico II apresenta uma realidade das duas últimas décadas na demografia brasileira: queda na natalidade e uma concentração maior de habitantes entre os 10 e 20 anos de idade, bem como uma considerável população de adultos.
D) A distribuição da população brasileira por classes etárias das décadas de 1960 e 1970 se assemelha à representada no gráfico I.
E) O gráfico I revela um país de elevada taxa de natalidade e uma baixa longevidade.
Questão 12. (UFBA–2010)
ANAMORFOSES
Representam as superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade
Com base nas representações gráficas dos países do globo, proporcionais aos temas relacionados em I e II, e nos conhecimentos sobre o estudo da população mundial, pode-se afirmar:
01. Em I, a maioria dos países em destaque possui uma irregular distribuição espacial da população, níveis de desenvolvimento heterogêneos e integra blocos econômicos distintos, mas grande parte deles não apresenta elevadas densidades demográficas.
02. Em II, estão representados alguns países considerados desenvolvidos, que se localizam no Hemisfério Norte e não detêm altas taxas de natalidade e baixas expectativas médias de vida.
04. Em II, a diminuta representatividade do continente africano advém das reais condições políticas e socioeconômicas, às quais os países que nele se encontram estão submetidos há muitos anos.
08. Os gráficos I e II permitem constatar que os países de maior representatividade absoluta da população são também os que têm maior destaque quanto ao Produto Nacional Bruto (PNB).
16. A expressiva disparidade representada pelo Brasil, em I e II, relaciona-se diretamente com a inexistência do desemprego estrutural e com a capacidade de rápida recuperação econômica das classes D e E da sociedade brasileira.
32. Os países que produzem maiores quantidades de riquezas são, necessariamente, aqueles nos quais a população vive em melhores condições, sobretudo quando impera a concentração de renda.
Soma ( )
Questão 13. (Enem–2006) A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países.
Com base nessas informações, infere-se que:
A) a educação tem relação direta com a saúde, visto que é menor a mortalidade de filhos cujas mães possuem maior nível de escolaridade, mesmo em países onde o saneamento básico é precário.
B) o nível de escolaridade das mães tem influência na saúde dos filhos, desde que, no país em que eles residam, o abastecimento de água favoreça, pelo menos, 50% da população.
C) a intensificação da educação de jovens e de adultos e a ampliação do saneamento básico são medidas suficientes para se reduzir a zero a mortalidade infantil.
D) mais crianças são acometidas pela diarreia no país III do que no país II.
E) a taxa de mortalidade infantil é diretamente proporcional ao nível de escolaridade das mães e independe das condições sanitárias básicas.
Questão 14. (Enem–2003) O quadro a seguir mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.
Período | Taxa anual média de crescimento natural (%) |
1920-1940 | 1,90 |
1940-1950 | 2,40 |
1950-1960 | 2,99 |
1960-1970 | 2,89 |
1970-1980 | 2,48 |
1980-1991 | 1,93 |
1991-2000 | 1,64 |
Fonte: IBGE. Anuários Estatísticos do Brasil.
Analisando os dados podemos caracterizar o período entre:
A) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.
B) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.
C) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.
D) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica.
E) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as atividades de geografia sobre as Teorias Demográficas e a Estrutura da População:
01. D;
02. A;
03. A;
04. A) Pirâmide I – Alta natalidade; baixa expectativa de vida; elevada proporção de crianças e de jovens.
Pirâmide II – Redução das taxas de natalidade; elevada expectativa de vida; predomínio da população adulta.
Pirâmide III – Baixa natalidade e reduzida proporção de crianças e de jovens; elevada expectativa de vida; elevada proporção de idosos.
B) Pirâmide I – Índia e Nigéria;
Pirâmide III – Alemanha e Itália.
C) Pirâmide I – Estímulo ao planejamento familiar; difusão de métodos anticoncepcionais.
Pirâmide III – Pagamento de benefícios às famílias com mais de um filho; proteção às crianças através de assistência médica e educacional, promovida pelo Estado; períodos extensos de licença-maternidade ou licença-paternidade aos pais.
05. A;
06. B;
07. B;
08. B;
09. D;
10. B ;
11. B;
12. Soma = 07;
13. A;
14. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Muito bom os exercícios, ajuda bastante na fixação do conteúdo. Poderia acrescentar comentários além dos gabaritos, para esclarecer algumas dúvidas também!
Olá, obrigado pelo comentário.
Estamos reestruturando as listas de exercícios, pretendemos aprimorar o material que já temos disponível mas isto leva tempo, muito tempo. Continue nos acompanhando, você verá as mudanças gradativas. Abraços e bons estudos.