Lista com 10 Exercícios de Geografia sobre Globalização e os Blocos Econômicos para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Considerando o espaço político e geoeconômico do mundo globalizado, assinale a alternativa que corresponde às afirmativas dadas.
– A globalização tem contribuído para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanças no processo produtivo, tal como a introdução de tecnologias liberadoras de mão-de-obra.
– O processo de globalização contribui para a formação e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos países, gerando acumulação e concentração de capitais.
– A economia globalizada estimulou o declínio do comércio mundial, em níveis sem precedentes, tal que propiciou a falência de inúmeras nações na América Latina, Europa e Ásia.
– A globalização conduz à nacionalização dos territórios nacionais e ao fortalecimento das economias regionais, principalmente dos países da América Latina e da Ásia.
Assinale a sequência correta.
a) V, F, V, F
b) F, V, F, V
c) V, V, F, F
d) F, V, V, F
Questão 02. Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização:
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) O fortalecimento do Estado-Nação.
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul.
e) O aumento das migrações internacionais.
Questão 03 com Atividades sobre a Globalização e os Blocos Econômicos para o 8° Ano: Estados Unidos, Canadá e México criaram o bloco econômico denominado NAFTA. Um de seus principais pontos é eliminar tarifas alfandegárias e obstáculos para a livre circulação de bens e serviços.
A criação deste bloco compõe um quadro que aponta para uma das contradições socioeconômicas mais marcantes da globalização.
São elementos constituintes dessa contradição:
a) Poder das empresas globais / desorganização da sociedade civil.
b) Incentivo à integração econômica / fragmentação política pelo nacionalismo.
c) Facilidade para a circulação de riquezas / restrição à circulação de pessoas.
d) Democracia nos países desenvolvidos / autoritarismo nas nações subdesenvolvidas.
Questão 04. Desde o final do século XX, no mundo todo, cresceu a globalização financeira que se destaca:
a) Pela perda de valor do dólar americano.
b) Pelo crescimento da especulação nas bolsas de valores.
c) Pela pequena concorrência entre bancos.
d) Pela estabilidade das bolsas de valores.
Questão 05. A rede Mc Donald’s tornou-se um dos símbolos das principais mudanças ocorridas em diversos países nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais . Hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um Mc Donald’s em mais de 120 países.
Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica, são:
a) Mundialização da cultura / extinção da dualidade local/global.
b) Padronização do consumo – expansão de empresas transnacionais.
c) Americanização dos costumes – internalização tecnológica do setor industrial.
d) Uniformização dos hábitos alimentares – integração mundial dos mercados nacionais.
Questão 06. Em plena era de globalização, mais da metade do gênero humano jamais discou um número de telefone. Há mais linhas telefônicas em Manhattan (EUA) do que em toda a África, ao sul do Saara.
(Mbeki, vice-presidente da África do Sul, 1995. Adaptado)
Considerando-se o texto anterior, assinale a alternativa correta:
a) O nível de vida das populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição da rede Internet.
b) A cibercultura é universal e constitui um instrumento de massificação e construção de uma identidade cultural global.
c) Os fluxos de informação telefônica não devem ser confundidos com as infovias que têm uma distribuição mais igualitária no mundo.
d) Os custos de conexão virtual são mais elevados nos países ricos que nos pobres, o que explica a sua desigual distribuição.
Questão 07. Todas as alternativas abaixo apresentam características ou indicadores do processo de globalização das atividades econômicas ocorrido no final do século XX, exceto:
a) A aceleração das transformações demográficas.
b) A revolução ocasionada pelos avanços da informática.
c) O aperfeiçoamento dos meios de transporte e das comunicações.
d) O desenvolvimento tecnológico e científico.
Questão 08. O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa trouxe benefícios e prejuízos para a humanidade. Que fator positivo eles proporcionam ao homem?
a) A redução do consumo
b) A melhoria na distribuição de renda
c) O acesso á informação
d) A redução da violência
Questão 09. Sony, Siemens, Revlon, Nike, Sansung, IBM, Adidas, JVC, Shell, etc, estão cada vez mais presentes na vida das cidades. Elas representam:
a) A mundialização do capital.
b) O poderio da robótica.
c) A vulgarização da internet.
d) O fortalecimento do mercado interno.
Gabarito com as respostas das melhores Atividades sobre a Globalização e os Blocos Econômicos para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. V, V, F, F;
02. B;
03. C;
04. B;
05. A;
06. A;
07. A;
08. C;
09. A.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína