Lista de Exercícios sobre as Indústrias e Indicadores Sociais das Américas para o 8° Ano com Gabarito

Lista com 09 atividades de Geografia sobre Indústrias e Indicadores Sociais das Américas para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Defina os termos a seguir:

a) Manufacturing belt.
b) Sun belt.
c) Tecnopolos.
d) PEA.
e) Setores primário, secundário e terciário.

Questão 02. Observe o mapa e responda.

mapa edição de dióxido de carbono 2006

a) Onde ocorrem as maiores taxas de emissão de carbono?
b) É possível estabelecer uma relação entre esse mapa e o mapa da questão 3? Justifique a sua resposta.

Questão 03. Observe o mapa e responda.

regiões industriais América

a) Em quais países se localizam os centros industriais?
b) Em quais países se localizam as regiões industriais?

Questão 04 com Exercícios sobre as Indústrias e Indicadores Sociais das Américas para o 8° Ano: O texto a seguir é um trecho de uma entrevista concedida por um pesquisador da Universidade Federal do Amazonas ao Instituto Humanista Unisinos (IHU). Nesse trecho, ele fala brevemente sobre a imigração de haitianos para o Brasil.

IHU On-Line – Em quais contextos socioeconômicos haitiano e brasileiro se dá a migração de haitianos para o Brasil?Sidney Antônio da Silva – Se, por um lado, o contexto haitiano é catastrófico do ponto de vista socioeconômico e político, sobretudo, depois do terremoto de janeiro de 2010 […] por outro, o Brasil apresenta-se no imaginário deles como um país grande e próspero. […]IHU On-Line – Qual é o perfil dos imigrantes haitianos que chegam Amazônia? Por que eles estão migrando para o Brasil?Sidney Antônio da Silva – Em sua maioria, eles são do sexo masculino, entre 20 e 35 anos de idade. A escolaridade é de nível médio, alguns com qualificação de nível técnico e outros com curso superior completo e incompleto. A razão da sua emigração tem a ver com a situação histórica de injustiças e pobreza impostas à população haitiana durante séculos. […]IHU On-Line – Que atividade essas pessoas vão desempenhar no Brasil? Qual é a perspectiva deles em relação à vivência no país?Sidney Antônio da Silva – A inserção no mercado de trabalho é complicada, porque em geral eles não têm qualificação exigida e os empregos disponíveis são aqueles relacionados à construção civil, serviços gerais no comércio, emprego doméstico, etc. Isto frustra a perspectiva inicial de conseguir um bom emprego e ganhar muito dinheiro para enviar as suas famílias que lá ficaram. Além da qualificação, a grande dificuldade para inserção deles no mercado de trabalho é a barreira linguística, visto que todos falam o creole e a maioria o francês.
Fonte: Haitianos: os novos imigrantes do Brasil, Amanbai notícias, 6 ago. 2011. Disponível em www.amambainoticias.com.br . Acesso em 24 jan. 2012.

a) Qual é o perfil da maioria dos imigrantes?

b) O texto cita uma característica da formação histórica do Haiti comum aos países da América Latina. Transcreva-a em seu caderno.

c) Por que é difícil a inserção dos haitianos no Brasil?

Questão 05. (Fuvest, 2005) A análise do gráfico permite afirmar que a América Latina apresenta:

gráfico america latina

a) indicadores sociais mais próximos aos dos países rios que aos da média mundial.

b) posição intermediária entre os países ricos e a média mundial, sendo o melhor índice, o de longevidade.

c) renda igual à média mundial e indicadores de longevidade e educacionais melhores que os da média mundial.

d) renda semelhante à dos países ricos e os piores indicadores de qualidade de vida do planeia.

e) índices de longevidade e educacionais semelhantes aos dos países ricos.

Questão 06. Observe as fotos a seguir.

atividades economicas america latina

a) Identifique as atividades economias retratadas.
b) Classifique-as por setor da economia.
c) Qual é a importância econômica de cada uma dessas atividades na América Latina?

Questão 07. Com base na imagem, responda:

distribuição PEA América

a) Que país apresenta a maior participação da PEA no setor primário?
b) Qual país da América Latina tem a maior participação da PEA no setor secundário?
c) Qual país da América Latina tem a maior participação da PEA no setor terciário?

Questão 08. Observe a charge a seguir.

charge concôrrencia

a) Qual é o fenômeno social retratado pela charge?
b) A charge mostra uma característica do capitalismo. Qual? Como ela é ilustrada ironicamente?
c) Dê uma explicação para a ocorrência desse fenômeno, tão comum no continente americano.

Questão 09. Em grupo, criem um relato de uma viagem pelo continente americano, adotando as indicações a seguir.
– Pesquisem em mapas, livros, revistas, filmes, internet e outras fontes para escolher o trajeto da viagem. O trajeto deve passar por quatro locais com aspectos físicos diferentes e ser realizado de carro, ônibus ou trem.
– O relato deve conter as percepções do clima local, da vegetação predominante, da atividade econômica praticada, a cultura dos povos etc.
– Lembrem-se: vocês irão fazer um relato de viagem, portanto, vocês devem incluir as dificuldades, os momentos divertidos, acontecimentos curiosos etc.

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre as Indústrias e Indicadores Sociais das Américas para o 8° Ano do ensino fundamental:

01. a) Região dos Estados Unidos caracterizada pela concentração de indústrias tradicionais (têxtil, siderúrgica, metalúrgica, automobilística, naval e aeronáutica).
b) Região localizada no sul dos Estados Unidos, onde se concentram indústrias aeroespaciais e petroquímicas.

c) Zonas em que se concentram a produção tecnológica, os centros de pesquisa e as universidades.

d) População Economicamente Ativa, ou seja, a parcela da população trabalhando ou procurando emprego.

e) O setor primário engloba as atividades de extrativismo e agricultura. O setor secundário corresponde às atividades de transformação dos recursos naturais pelas indústrias. Já o setor terciário compreende o comércio e a prestação de serviços.

02. a) Na América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá).

b) Observa-se que, nos países de maior desenvolvimento industrial, vemos também um maior índice de poluição atmosférica por dióxido de carbono.

03. a) Estados Unidos, México, Brasil, Chile e Argentina.
b) Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela, Brasil, Chile e Argentina.

04. a) São do sexo masculino, entre 20 e 35 anos de idade, possuem nível médio de escolaridade, alguns com qualificação de nível técnico e outros com curso superior.
b) “[…] a situação histórica de injustiças e pobreza impostas à população haitiana durante séculos”.
c) Porque em geral os haitianos não têm a qualificação exigida e os empregos disponíveis são aqueles relacionados à construção civil, aos serviços gerais no comércio, ao emprego doméstico etc. Além disso, a barreira linguística é outro problema, visto que todos falam o idioma crioulo ou francês;

05. C

06. a) Na figura A, o comércio informal e, na figura B, o extrativismo.
b) Na figura A, setor terciário e, na figura B, setor primário.
c) Na figura A, o trabalho informal, retratado pelo ambulante, é importante na América Latina porque muitas vezes é a única fonte de renda encontrada por muitos indivíduos. Já a mineração na América Latina (figura B) é importante porque atrai empresas transnacionais que, ao se instalarem nos países, empregam tecnologia avançada e geram empregos e renda. No entanto a atividade ainda carece de maior fiscalização no controle de danos ambientais e na regulação trabalhista.

07. a) A Argentina.
b) O Chile.
c) O Brasil.

08. a) O trabalho informal.
b) A concorrência. A charge mostra, ironicamente, homens com traje social concorrendo com um menino sem camisa.
c) Com o aumento do uso da tecnologia nos diferentes setores da economia, diversos trabalhadores ficaram sem função. O crescimento do desemprego, por sua vez, estimula a prática do trabalho informal.

09.
Atividade de pesquisa. Espera-se que os alunos consigam sintetizar o que estudaram durante a elaboração do texto. A seguir, há algumas orientações para ajudar no trabalho dos alunos.
– Distribua alguns atlas para os grupos de trabalho.
– Supervisione a escolha dos lugares, para que eles não sejam muito repetidos.
– Durante as aulas em que os alunos trabalharão em grupo, acompanhe a construção do relato.
– Peça aos alunos que façam primeiramente em rascunho, para o caso de mudarem de ideia ao longo do desenvolvimento do texto.
– Escolha a forma de apresentação do trabalho: murais, seminário ou até mesmo uma encenação.

O importante é que, além de demonstrar conhecimentos geográficos, os alunos possam coloca sua individualidade e sua percepção de mundo no trabalho, assim com o modo como se relacionam em grupo.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário