Exercícios sobre a Economia Global

01. Economia Global: UnB-DF/Paes Atualmente, o turismo, em virtude da facilidade de planejamento de viagens via Internet, é uma das grandes indústrias em expansão no mundo. Em 1997, viagens e turismo representaram cerca de 30% da economia do Caribe e 12% da economia da União Européia. Com relação ao assunto, julgue os itens abaixo.

( ) O turismo é uma atividade econômica relevante tanto em países ricos quanto em países pobres.

( ) O setor terciário ocupa lugar considerável no crescimento da atividade turística.

( ) A criação de novos empregos não acompanha o crescimento do turismo no mundo.

Tecnologia e sistemas integrados de transporte, por exemplo, eliminam a necessidade de novos empregados.

 

 

02. UFRN O processo de modernização das economias subdesenvolvidas provoca, via de regra, um fenômeno típico conhecido como hipertrofia do setor terciário. Isso significa que:

a) a intensa urbanização e o crescimento do comércio informal explicam o aumento da participação da população economicamente ativa no setor terciário.

b) ao contrário do setor secundário, o terciário apresentou crescimento baseado numa maior incorporação de capital do que de força de trabalho.

c) embora sendo mais dinâmico, o setor terciário oferece menor diversificação de emprego, gerando, assim, maior competitividade da força de trabalho.

d) há, no setor terciário, uma elevada absorção de mão-de-obra barata e de baixa qualificação, com pouco investimento de capital e baixa produtividade.

 

 

03. Economia Global: UEPB Assinale V ou F conforme as proposições sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente, em relação ao reflexo da política do FMI nas populações dos países endividados.

( ) Redução do poder de compra, especialmente dos assalariados, em função da desvalorização da moeda nacional frente ao dólar.

( ) Aceleração do consumo em razão do combate à inflação e aos gastos públicos.

( ) Ampliação dos investimentos em áreas sociais, a partir do incentivo às exportações.

( ) Degradação dos serviços públicos e dos salários, como forma de atender à política de exportação de restrição aos gastos públicos.

A alternativa correta é:

a) F, V, V, F

b) V, F, F, V

c) V, F, V, F

d) F, V, F, V

e) V, V, V, F

 

 

04. E. M. Santa Casa / Vitória-ES Recentemente vem se formando nos Estados Unidos na América, um novo pólo industrial, o “Sun Belt” (cinturão do Sol), onde têm sido instaladas as principais indústrias de tecnologia de ponta.

O “Sun Belt” se localiza:

a) no eixo Califórnia – Texas

b) nas proximidades dos grandes lagos.

c) ao sul da Flórida.

d) na Região dos Apalaches aos Grandes Lagos.

e) junto as Planícies Centrais.

 

 

05. Economia Global: UFSE Em relação ao comércio exterior, o Brasil participa com mais de 20% da produção mundial de:

a) bauxita, madeira e milho.

b) cacau, carne e açúcar.

c) café, ferro e soja.

d) manganês, banana e tabaco.

e) leite e derivados, arroz e tabaco.

 

Exercícios sobre o Espaço Geográfico.

 

06. Economia Global: UEPB

Diz, América que és nossa

só porque hoje assim se crê.

Há motivos para festa?

Quinhentos anos de quê?

Belchior/Eduardo Larbanois

Com base na estrofe da canção “Quinhentos anos de quê?” assinale V ou F conforme as proposições sejam verdadeiras ou falsas, respectivamente.

( ) As importantes mudanças das últimas décadas, a partir do intenso processo urbano/ industrial tem mudado hábitos, valores e idéias em alguns países da América Latina, o que é motivo de festa.

( ) As importações de tecnologia pelas classes dominantes da América Latina busca modernizar seus países e romper com a dependência externa, o que representa a construção de uma América para seu povo.

( ) A alta taxa de analfabetismo, a baixa expectativa de vida, a violação dos direitos humanos e a tradição em governos autoritários marcam profundamente toda a América Latina, o que não nos dá motivos para comemoração.

( ) A exploração que marcou todo período colonial pouco mudou com a independência política dos países latinos americanos, cuja função tem sido atender aos interesses externos, portanto uma América alheia às necessidades de sua população.

A alternativa correta é:

a) V, V, V, F

b) V, V, F, F

c) V, F, V, F

d) F, V, F, V

e) F, F, V, V

 

 

07. U. F. Santa Maria-RS A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 90, caracteriza-se pela:

I. ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição Leste x Oeste.

II. disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.

III. rivalidade/parceria entre os três pólos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo agravamento das disparidades entre os países do norte, ricos, e os países do sul, pobres.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I.

b) apenas I e II.

c) apenas III.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

08. Economia Global: UFPE Nesta questão são apresentadas duas afirmativas ligadas pela palavra PORQUE.

Nos países capitalistas de economia subdesenvolvida, a maior parte da população economicamente ativa dedica-se às atividades do Setor Secundário PORQUE a pecuária intensiva e o sistema de “plantation”, nesses países, caracterizam-se por ocupar a maior parte da mão-de-obra especializada e evitar o êxodo rural.

Responda:

a) se as duas afirmativas são corretas e a segunda é a causa da primeira.

b) se a primeira afirmativa é correta e a segunda é falsa.

c) se a primeira afirmativa é falsa e a segunda é correta.

d) se as duas são falsas.

e) se as duas são corretas, mas a segunda não é causa da primeira.

 

 

09. UFRS A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa, no final do século XX, pela formação de blocos econômicos em todo o mundo.

Com relação a esse tema, são feitas as seguintes afirmações.

I. A criação do Mercosul faz parte da proposta conhecida como Plano Bush — iniciativa para as Américas, que visa à integração pan-americana sob a liderança dos Estados Unidos da América do Norte.

II. Originada da Comunidade Econômica Européia (CEE), a União Européia (UE) é o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de Produto Interno Bruto (PIB) e possui o euro como moeda oficial.

III. O Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) é formado pelos Estados Unidos da América do Norte, Canadá e México, que desde 1994 aboliram totalmente as tarifas aduaneiras entre si.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

10. Economia Global: PUC-RJ Assinale a alternativa que NÃO indica uma característica da economia brasileira, na passagem do século XX para o século XXI:

a) A economia brasileira ocupa uma posição de liderança na América Latina, mas se sujeita às exigências e sanções de órgãos internacionais que atuam no controle das finanças internacionais.

b) A economia brasileira tem recursos naturais e mão-de-obra qualificada para as exigências do modelo de produção flexível, mas carrega no cenário internacional o estigma de país subdesenvolvido.

c) A economia industrial brasileira é diversificada e mesmo avançada em alguns setores, mas dependente de capitais produtivos e capitais financeiros internacionais.

d) A economia brasileira está aberta à nova ordem internacional, mas tem dificuldades com a alta competitividade e o protecionismo dos países de economia mais avançada.

e) A economia brasileira está entre as dez maiores economias do mundo, mas exclui grandes parcelas da população dos benefícios da modernização.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Economia Global:

01. C-C-C;

02. D; 03. B; 04. A; 05. C; 06. E; 07. C; 08. D; 09. B; 10. B