Geomorfologia: As Camadas da Terra Exercícios com Gabarito

A Geomorfologia é a ciência responsável pelos estudos sobre a origem e formas da superfície da terra. Preparamos uma listas com 10 exercícios respondidos sobre Geomorfologia: As Camadas da Terra para você testar e assimilar seus conhecimentos sobre o assunto.

 

Questão 01. (Cesgranrio). Geomorfologia: As Camadas da Terra. Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:

a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
c) está sendo empurrada para baixo, formando uma fossa abissal.
d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.
e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.


Questão 02. (UERJ). Geomorfologia: As Camadas da Terra.

Tremores na Itália
Desde 26 de setembro passado, quando um forte terremoto atingiu a Úmbria, matando 10 pessoas e causando grandes danos materiais, inclusive na Basílica de São Francisco, em Assis, esta região do Centro da Itália vem sofrendo abalos […]

As Camadas da Terra. Tremores na Itália

O fenômeno apresentado acima é resultado principalmente de:
a) instabilidade geológica com ocorrência de intensa atividade sísmica.

b) cristalização do material magmático no interior da Terra com expansão de gases.

c) movimentos de curta duração com localização distante das faixas de contato entre as placas tectônicas.

d) pressões verticais em camadas geológicas profundas com levantamento ou rebaixamento dos continentes.


Questão 03. (EsPCEX) Terremotos são fenômenos naturais que causam sérios transtornos à vida na Terra. O homem estuda-os há muito tempo, não conseguindo ainda prevê-los com confiabilidade, e muito menos controlá-los. A ciência já chegou a algumas conclusões, como, por exemplo, a de que os terremotos mais violentos são decorrentes de:

a) desmoronamentos internos da crosta terrestre.
b) tectonismos.
c) vulcanismos.
d) epicentrismos.
e) acomodações sedimentares.


Questão 04. (UFC) A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangeia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.

a) Oceania e América do Norte.
b) Europa e Oceania.
c) América do Sul e África.
d) África e América do Norte.
e) Antártica e Europa.


Questão 05. (Cesgranrio). Geomorfologia: As Camadas da Terra. Pelo menos, desde o fim do Pré-Cambriano, as áreas pertencentes a escudos não foram submetidas à ação de movimentos que caracterizam a orogênese. Assinale a opção que somente apresenta exemplos clássicos dessas áreas de escudo.

a) Canadense, Báltico, e Sul-Africano.
b) Andino, Báltico e Apalachiano.
c) Brasileiro, Havaiano e Sul-Africano.
d) Mexicano, Brasileiro e Californiano.
e) Apeninos, Cárpatos e Cáucaso.


Questão 06. (UFC). Geomorfologia: As Camadas da Terra. A crosta terrestre é constituída por grande variedade de rochas, classificadas em ígneas, metamórficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos abaixo.

I. Granito e basalto.
II. Gnaisse e mármore.
III. Arenito e calcário.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, exemplos de rochas ígneas e rochas sedimentares.
a) II e III.
b) I e II.
c) III e I.
d) II e I.
e) I e III.


Questão 07. (UFSC) Leia atentamente:
21 de maio de 2003: um terremoto de 7,6 graus na escala Richter atingiu Boumerdes, a 50 quilômetros da capital Argel, na Argélia, matando cerca de 2 000 pessoas e ferindo, aproximadamente, 7 000. 29 de maio de 2003: comemorado o cinquentenário da chegada ao topo do Everest, a montanha mais alta do mundo, localizada entre o Nepal e o Tibet, na cordilheira do Himalaia, pelo neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay.

Observe o mapa abaixo.

mapa placas teutônicos e dinamica terrestre

Considerando os acontecimentos acima, o mapa das placas tectônicas e os conhecimentos sobre a dinâmica terrestre, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A cordilheira do Himalaia, onde se situa o pico do Everest, assim como os Andes na América do Sul, as montanhas Rochosas na América do Norte e os Alpes no sul da Europa correspondem a dobramentos modernos da era Cenozoica.

(02) O tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo são agentes internos do relevo, sendo que os dois últimos constituem fenômenos que, dependendo da intensidade e do local onde ocorrem, trazem graves consequências à vida das pessoas, como aconteceu na Argélia.

(04) A área onde se encontra o Everest e aquela onde está localizada a Argélia situam-se em regiões de placas tectônicas nas quais os abalos sísmicos, o tectonismo e o vulcanismo são frequentes.

(08) O território brasileiro apresenta como principal característica o predomínio da ação dos agentes internos da dinâmica terrestre, cuja maior consequência é a presença maciça de dobramentos modernos.

(16) A instabilidade dos terrenos nas bordas das placas tectônicas é resultado da ação de forças internas cujos reflexos, alguns lentos e outros rápidos e catastróficos, são sentidos na superfície do planeta.

Soma ( )


Questão 08. (Cesgranrio). Geomorfologia: As Camadas da Terra. Sobre os agentes que modelam o relevo terrestre, as modificações que ocorrem na crosta e as formas que assumem essas alterações, é INCORRETO afirmar que:

a) os movimentos tectônicos, que provocam dobras e falhas, são os mais duradouros e os que mais profundas alterações determinam nas paisagens.

b) o vulcanismo extrusivo determina derrames de rochas ácidas e básicas, sendo que as últimas formam depósitos mais extensos.

c) os falhamentos ocorrem, de um modo geral, em terrenos pouco resistentes, e são responsáveis pela formação de “horts” (blocos deprimidos) e “graben” (blocos levantados).

d) as águas correntes são os mais importantes agentes de erosão o sedimentação, exercendo sua ação, sobretudo por meio do trabalho fluvial.

e) a erosão eólia dá lugar a formas pitorescas (mais estreitas na base), em virtude da ação do vento ser mais intensa na superfície.


Questão 09. (PUCRS) INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no mapa e nas afirmativas abaixo.

Geomorfologia mapa camadas da terra

I. As áreas destacadas no mapa, situadas no setor oeste da América e no leste da Ásia e da Oceania, representam o Círculo de Fogo do Pacífico, em que ocorre o anel vulcânico da Terra.

II. Ao norte da Índia, localiza-se o Himalaia, com intensas atividades sísmicas, porém com ausência de vulcanismos, em função de não existir nesse ponto a subducção de placas tectônicas.

III. As áreas destacadas no mapa correspondem aos limites de placas tectônicas, que se movimentam como se estivessem à deriva.

IV. Os dobramentos jovens da Terra coincidem com as áreas de vulcanismo e terremotos, podendo-se destacar os Andes, na América do Sul, os Alpes e os Apeninos, na Europa, e o Atlas, na África.

Com base no mapa e nas afirmações, somente estão corretas:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.


Questão 10. (Unirio). Geomorfologia: As Camadas da Terra. Estruturas geológicas são diferentes tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que:

a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares.

b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida.

c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo que as áreas sedimentares representam em torno de 64%.

d) os terrenos formados na era proterozoica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos.

e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Geomorfologia: As Camadas da Terra.

01. E;
02. A;
03. B;
04. C;
05. A;

06. E;
07. 23;
08. C;
09. D;
10. E

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário