Lista com 13 atividades de Geografia sobre o Continente Americano para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, alcançando aproximadamente 8000 km de extensão, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos.
A cordilheira dos Andes localiza-se:
a) na Ásia.
b) na América do Sul.
c) na Europa.
d) na América do Norte.
Questão 02. Os Incas habitavam:
a) as Montanhas Rochosas.
b) a Cordilheira dos Andes.
c) a Planície Amazônica
d) o México
Questão 03. Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios.
Estes povos eram:
a) os Portugueses, Astecas e Jês.
b) os Astecas, Maias e Incas.
c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os Astecas, Tupis e Esquimós.
Questão 04 com Atividades sobre o Continente Americano para o Ensino Fundamental: As Montanhas Rochosas prolongou-se por mais de 4.800 quilômetros, a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros acima do nível do mar.
As montanhas rochosas localizam-se:
a) na América do Norte.
b) na América do Sul.
c) na África.
d) na Europa
Questão 05. O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada.
Isso se deve a fatores naturais como:
a) diversidade de solo.
b) grande extensão territorial.
c) diversidade de altitudes.
d) pequenas faixas de terra.
Questão 06. Rio que corta todo o norte da América do Sul. É o maior rio do planeta Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km.
Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins, no norte brasileiro. este rio é o:
a) São Francisco.
b) Mississipi.
c) Danúbio.
d) Amazonas.
Questão 07. Observe a imagem:
A Imagem retrata um dos maiores problemas da humanidade atualmente: o aquecimento global. O Extremo norte da América é uma das regiões onde este aquecimento se torna ainda mais evidente, devido ao degelo que acontece cada vez mais cedo. Os povos que habitam ainda hoje aquela região, que de certa forma sofrerão as consequências do aquecimento global são
a) os Astecas.
b) os Esquimós.
c) os Maias.
d) os Europeus.
Questão 08. O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma.
Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois:
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserido-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.
Questão 09. A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular.
A América Central Insular é também denominada de:
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração
Questão 10. Sobre os tipos climáticos, enumere corretamente:
( 1 ) Clima Tropical
( 2 ) Clima Equatorial
( 3 ) Clima subtropical
( 4 ) Clima desértico
( 5 ) Clima temperado
( 2 ) característicos das áreas próximas a linha do Equador.
( 5 ) as características deste tipo de clima variam conforme a área.
( 1 ) a temperatura média anual é elevada. é características das regiões entre os trópicos e a linha do equador.
( 4 ) sua principal característica é a escassez de chuvas e as altas temperaturas
( 3 ) tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente,
A sequência correta é:
a) 2, 5, 1, 4 e 3.
b) 2, 4, 1. 3 e 5.
c) 1, 3, 5, 4 e 2.
d) 3, 1, 4, 2 e 5.
Questão 11. As principais planícies da América do Sul são:
a) Central e Costeira.
b) Amazônica e Platina.
c) Brasileira e Americana.
d) Andina e Apalaches
Questão 12. O continente americano tem uma grande diversidade de clima. Essa diversidade se deve a vários fatores, dentre os quais podemos destacar:
a) a latitude, o relevo, as massas de ar e as grandes massas de água.
b) os ventos constantes, o sol predominante em toda região e a intervenção humana.
c) as massas de água, de ar e o relevo sem altitudes elevadas.
d) somente a intervenção humana.
Questão 13. Ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas, adaptadas às condições do clima semi-árido, e apresenta médias de temperatura acima dos 25ºC. Chove muito pouco, de forma irregular.
Esse ecossistema é:
a) a Caatinga.
b) a Tundra.
c) o Mediterrâneo.
d) o deserto
Gabarito com as respostas das Atividades sobre o Continente Americano para o Ensino Fundamental:
01. B;
02. B;
03. B;
04. A;
05. B;
06. D;
07. B;
08. A;
09. B;
10. A;
11. B;
12. A;
13. A.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína