Lista de Exercícios sobre Fuso Horário e Cartografia

Questão 01. Fuso Horário e Cartografia: (Mackenzie-SP–2010)

Projeção Geopolítica
A cartografia oferece, de modo geral, uma imagem do planeta focalizada no Equador e centrada na Europa e África. Essa imagem, reproduzida à exaustão nos planisférios, tende a incutir ou a perpetuar algumas noções enganosas a respeito da configuração das massas continentais e das relações de distância entre os países. A Geopolítica opera com projeções cartográficas menos usuais, capazes de evidenciar realidades geralmente pouco enfatizadas. Entre elas, está a projeção azimutal equidistante.
MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo: da Guerra Fria aos nossos dias.

A respeito da projeção cartográfica citada, assinale a alternativa CORRETA.
A) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir de seu centro. Os mapas, confeccionados com base nessa projeção, têm por centro qualquer ponto escolhido. Eles proporcionam, a cada Espaço, uma visão de mundo centrada no seu próprio território.

B) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir das suas periferias, havendo proporcionalidade de áreas em todo o mapa e favorecendo a visão do mundo subdesenvolvido.

C) Apresenta direções e distâncias alteradas, não havendo proporcionalidade de formas e favorecendo a visão do mundo desenvolvido.

D) Também conhecida como transmutal, na qual os ângulos são idênticos, não apresentando distorções evidentes.

E) Apresenta as áreas proporcionalmente idênticas às da esfera terrestre, embora os ângulos possam estar deformados em comparação com a realidade.


Questão 02. (FUVEST-SP–2010) A personagem Mafalda, que está em Buenos Aires, olha o globo em que o norte está para cima e afirma: “a gente está de cabeça pra baixo”. Quem olha para o céu noturno dessa posição geográfica não vê a Estrela Polar, referência do polo astronômico norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referência do polo astronômico sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronômicos, ou seja, o polo geográfico sul apontando para o polo astronômico sul, seria CORRETO afirmar que:

A) o norte do globo estaria para cima, o sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabeça para baixo.

B) o norte do globo estaria para cima e o sul para baixo, mas Mafalda não estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.

C) o norte do globo estaria para cima, o sul para baixo, e quem estaria de cabeça para baixo seriam os habitantes do Hemisfério Norte.

D) o sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabeça para baixo por causa da gravidade.

E) o sul do globo estaria para cima, o norte para baixo e Mafalda não teria razão em afirmar que está de cabeça para baixo.


Questão 03. (Fatec-SP–2008) Analise as representações cartográficas.

cartografia representações paises

SIMIELLI M. E., Geoatlas, 2007.

Essas representações são anamorfoses geográficas. Uma anamorfose geográfica representa a superfície dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade.

As anamorfoses anteriores representam, respectivamente:
A) o número de turistas recebidos e o produto nacional bruto.
B) o produto nacional bruto e a população.
C) a população e o número de turistas recebidos.
D) a população ativa na agricultura e o produto nacional bruto.
E) a população e a população ativa na agricultura.


Questão 04. (UFRN) As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.

Projeção azimutal equidistante

pearl harbor e delhi mapa distancia

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.

Sobre esse tipo de projeção, podemos afirmar que:
A) representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais.

B) mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.

C) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes.

D) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.


Questão 05. Fuso Horário e Cartografia: (Enem–2008) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O Meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11 662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20h8min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

A) 9h8min, do dia 8 de agosto.
B) 12h8min, do dia 8 de agosto.
C) 15h8min, do dia 8 de agosto.
D) 1h8min, do dia 9 de agosto.
E) 4h8min, do dia 9 de agosto.


Questão 06. Fuso Horário e Cartografia: (Enem–2004) Um leitor encontra o seguinte anúncio entre os classificados de um jornal:

planca de vende-se vila das flores

Interessado no terreno, o leitor vai ao endereço indicado e, lá chegando, observa um painel com a planta a seguir, onde estavam destacados os terrenos ainda não vendidos, numerados de I a V:

terrenos exercícios enem cartografia

Considerando as informações do jornal, é possível afirmar que o terreno anunciado é o:
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.


Questão 07. (FUVEST-SP)

plano de giro da terra no mapa

Legenda
1. Londres
2. Amsterdã
3. Berlim
4. Varsóvia
5. Kiev
6. Astana
7. Novosibirsk

A Terra gira sobre ela mesma de oeste para leste. Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horário, têm a mesma hora. Com base nessas informações e no mapa, podemos afirmar que:
A) há três horários diferentes, aumentando para leste; sendo o primeiro fuso horário até 5°E, o segundo de 5° a 30°E e o terceiro depois de 30°E.

B) as horas serão exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na linha imaginária de 50°N.

C) as horas se apresentam com acréscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.

D) as horas se apresentam em decréscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.

E) há dois horários diferentes, diminuindo para leste; sendo o primeiro até Kiev e o segundo até Novosibirsk.


Questão 08. (FUVEST-SP) Com base de seus conhecimentos sobre projeções cartográficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, você pode inferir que se trata da projeção:

esboço do centro mundial

A) de Mercator, adequada para estabelecer a direção das rotas comerciais marítimas.
B) polar, adequada para representações geoestratégicas e geopolíticas.
C) de Peters, adequada para representar a área dos continentes, sem deformações.
D) cilíndrica, adequada para a representação centrada nas regiões polares.
E) cônica, adequada para representar as regiões de latitudes médias.


Questão 09. (UFRN) A escala é um dos recursos utilizados na Cartografia para representar qualquer realidade espacial em um mapa. Assim, é CORRETO afirmar que:

A) a correspondência entre as distâncias na superfície e no mapa, na escala numérica, é indicada por meio de uma reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro.

B) a escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada.

C) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma área pequena, mostrando riqueza de detalhes.

D) a escala gráfica a ser utilizada na confecção de um mapa deverá ser maior quando se tratar de uma área geográfica de grande dimensão.


Questão 10. Fuso Horário e Cartografia: (UECE–2008) Tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o CORRETO.

A) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da pluviometria, do relevo e da fauna correspondem, nesta ordem, aos mapas pedológicos, de isoietas, geológicos e zoogeográficos.

B) A fauna, as rochas, as temperaturas e a vegetação são representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos, geológicos, de isotermas e fitogeográficos.

C) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com detalhes a respeito dos temas cartografados são também chamados de Atlas.

D) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pontos que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas isotérmicas ou isobáricas.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Fuso Horário e Cartografia:

01. A;
02. E;
03. B;
04. D;
05. A;

06. D;
07. C;
08. B;
09. B;
10. B

Deixe um comentário