Exercícios sobre Cartografia e Projeções Cartográficas para o Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 10 atividades de Geografia sobre Cartografia e Projeções Cartográficas para o Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. (CEFET-MG) A questão refere-se às imagens abaixo.

projeções cartográficas

Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002.

Em relação às figuras, é correto afirmar que
a) expressam tipos de projeções básicas da técnica cartográfica, das quais se derivam a maioria dos mapas conhecidos.

b) apresentam uma construção complexa de modelagem matemática da Terra, transformando a parte plana em um mapa bidimensional.

c) geram distorções lineares no cilindro, no cone e no plano, respectivamente, considerando determinadas propriedades geográficas.

d) caracterizam-se pela propriedade de deformação das áreas representadas, mantendo uma relação constante com a superfície terrestre.

e) demonstram um plano de referência geodésica representado pela base dos levantamentos horizontais e verticais de determinação altimétrica e planimétrica.

Questão 02. (UNICAMP) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

mapa mundi mercator

É possível afirmar que, nesta projeção:
a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

Questão 03. (PUCRS) Responda à questão com base no desenho, que representa uma área de relevo em curvas de nível, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

mapa da topografia exercícios

( ) Os mapas topográficos utilizam curvas de nível, também chamadas de isoípsas, para representar diferentes altitudes.
( ) As curvas de nível da vertente do lado A do traço indicam um relevo mais íngreme do que as curvas de nível do lado B do traço.
( ) O relevo representado por essas curvas de nível é uma depressão com 250m de profundidade.
( ) A área representada nesse desenho pode ser considerada um divisor de águas.
( ) A direção do traço de A para B, neste desenho, é nordeste-sudoeste.

O correto preenchimento dos parentese, de cima para baixo, é
a) V – V – F – F – F
b) V – V – F – V – F
c) V – F – V – F – F
d) F – V – F – V – V
e) F – F – V – V – V

Questão 04. (URCA) A cartografia veio acompanhando a evolução técnica da humanidade e o mapa foi se impondo como um instrumento capaz de reunir informações úteis ao homem, para fins diferenciados.

A respeito do uso atual do mapa, é CORRETO afirmar que:
a) A curva de nível é uma linha que no mapa liga pontos da mesma amplitude térmica, seu traçado permite identificar os domínios das massas de ar.

b) O planisfério de Mercator é o mapa-múndi usado como padrão nos livros e atlas porque ele representa com maior objetividade a constituição geomorfológica do planeta.

c) O planejamento territorial com base em informações geoprocessadas visa reduzir a ação da fiscalização do Estado sobre as questões ambientais e a propriedade privada.

d) Os mapas que utilizam escalas pequenas permitem uma representação mais detalhada da realidade enfocada.

e) A indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtos cartográficos.

Questão 05 com Exercícios sobre Cartografia e Projeções Cartográficas para o Ensino Fundamental: (UFPB) Observe o mapa a seguir:

projeção mercator ensino fundamental

Considerando a localização dos pontos A, B, C, D e E, julgue os itens a seguir:
( ) O ponto A está localizado a 40° latitude norte e a 100° longitude oeste, praticamente, no centro dos Estados Unidos da América.

( ) O ponto C está localizado na linha do Equador e a 20° longitude leste, no continente africano.

( ) O ponto B está localizado a 10° longitude sul e a 40° latitude oeste, na região Nordeste do Brasil.

( ) O ponto D está localizado a 60° latitude norte e a 100° longitude leste, no continente asiático.

( ) O ponto E está localizado a 20° longitude sul e a 130° latitude leste, na Austrália.

Questão 06. (FUVEST) Observe a Carta Topográfica abaixo, que representa a área adquirida por um produtor rural.

mapa topografia 9 ano

Em parte da área acima representada, onde predominam menores declividades, o produtor rural pretende desenvolver uma atividade agrícola mecanizada. Em outra parte, com maiores declividades, esse produtor deseja plantar eucalipto.

Considerando os objetivos desse produtor rural, as áreas que apresentam, respectivamente, características mais apropriadas a uma atividade mecanizada e ao plantio de eucaliptos estão nos quadrantes
a) sudeste e nordeste.
b) nordeste e noroeste.
c) noroeste e sudeste.
d) sudeste e sudoeste.
e) sudoeste e noroeste.

Questão 07. (UFGD) Analise o planisfério apresentado a seguir.

mapa planisfério exercícios

(Fonte: BOCHICCHIO, Vicenzo R. Atlas Atual Geografia – Manual de Cartografia: projeto e orientação técnica. São Paulo: Atual, s/d.)

Depois fazer a análise, assinale a alternativa correta.
a) O planisfério foi produzido a partir de uma Projeção Azimutal, que preserva as dimensões territoriais na região da linha do Equador e distorce na região dos trópicos.

b) O planisfério foi produzido a partir de uma Projeção Cônica, que preserva as dimensões territoriais na região dos trópicos e distorce a partir de 75o de latitude.

c) O planisfério foi elaborado a partir de uma Projeção Cilíndrica Equatorial, que distorce as dimensões territoriais na região da linha do Equador e preserva aquelas próximas aos pólos.

d) O planisfério foi elaborado a partir da Projeção de Ortográfica de Mercator, que distorce as dimensões territoriais na região dos pólos e preserva aquelas próximas da linha do Equador.

e) O planisfério foi elaborado a partir da Projeção de Mercator, que distorce as dimensões territoriais na região dos pólos e preserva aquelas próximas da linha do Equador.

Questão 08. (UFRN) O roteiro turístico de Natal apresenta o centro histórico da cidade como um dos atrativos. O recurso cartográfico que possibilita uma melhor identificação da localização das edificações que compõem o centro histórico é a planta, porque possui uma escala

a) grande que favorece a representação de áreas com grande extensão territorial.
b) pequena que permite identificar detalhadamente aspectos da paisagem.
c) pequena com alto grau de precisão de pequenas extensões do espaço.
d) grande com alto grau de detalhamento do espaço representado.

Questão 09. (UCS) A escala cartográfica permite obter uma relação de proporcionalidade necessária aos mapas que representam o espaço. Ela pode ser mostrada de forma numérica ou gráfica.
Observe as escalas numéricas abaixo, bem como sua correspondência em um suposto terreno.

questões sobre escala cartográfica ensino fundamental

Pode-se dizer que as correspondências
a) 1 e 4 estão corretas.
b) 2 e 3 estão corretas.
c) 1 e 2 estão corretas.
d) 3 e 4 estão corretas.
e) 1 e 3 estão corretas.

Questão 10. (MACK)

representação cartográfica mapa atividades

http://www.grida.no/prog/global/cgiar/images/twat.gif

De acordo com a representação cartográfica acima, está correto afirmar que
a) Trata-se de uma projeção “cilíndrica conforme”, que representa a realidade espacial com extrema fidelidade, graças às novas tecnologias.

b) Corresponde a uma abordagem cartográfica que contraria as tradicionais visões eurocêntricas, com amplo destaque aos países do Sul, subdesenvolvido.

c) Traduz a nova configuração de uma ordem multipolar, em que os países que compõem o BRICS aparecem com amplo destaque, proporcional à sua importância econômica.

d) Exemplifica a projeção de Peters, em que se podem ver os países em relação ao seu peso demográfico

e) Demonstra uma distorção deliberada, chamada anamorfose, em que podemos diferenciar os países de acordo com seus recursos hídricos.

Questão 11. (UFAL)

representações cartográficas 9 ano

Disponível em: http://www.atlasdemurcia.com (adaptada). Acesso em: 27/11/2013

As representações cartográficas, em relação à superfície de projeção, se baseiam em alguns modelos básicos. O modelo de representação mostrado na figura corresponde à projeção
a) cilíndrica transversa.
b) cônica polar.
c) transversa polar.
d) plana polar.
e) policônica transversa.

Questão 12. (U.E.SANTA CRUZ) A partir da análise das ilustrações e dos conhecimentos sobre mapas, escalas e projeções cartográficas, pode-se afirmar:

tipos de mapas cartográficos

a) Os mapas que mostram características específicas da realidade geográfica são chamados de mapas gerais.

b) O mapa que utiliza uma escala pequena é o que apresenta mais detalhes da realidade geográfica representada.

c) I representa a projeção de Mercator, a mais nova das projeções, criada no século XIX, e se caracteriza por deformar áreas de médias latitudes.

d) II representa a projeção cilíndrica, em que a única coordenada que se apresenta em tamanho original é o Equador.

e) III representa a projeção cônica, a mais antiga das projeções e, por esse motivo, reflete a ideologia do eurocentrismo

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Cartografia e Projeções Cartográficas para o Ensino Fundamental:

01. A;
02. B;
03. B;
04. E;
05. V – V – F – V – F;
06. C;
07. E;
08. D;
09. A;
10. E;
11. D;
12. D.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário