Simulado com Exercícios de Geografia sobre Mapas e Cartografia

Questão 01. Mapas e Cartografia: (MACKENZIE) – Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala:

a) 1 : 1.200.000.
b) 1 : 2.000.000.
c) 1 : 12.000.000.
d) 1 : 20.000.000.
e) 1 : 48.000.000.


Questão 02. (MACKENZIE) – Percorrendo 1,5 km por minuto, de forma constante, uma família realizou uma viagem de carro, utilizando uma estrada em linha reta entre as cidades A e B. Se, em um mapa com escala 1:45000000, o comprimento da estrada é 10 cm, o tempo da viagem foi de

a) 30 horas.
b) 40 horas.
c) 50 horas.
d) 60 horas.
e) 90 horas.


Questão 03. (FUVEST) – Analisando a representação das diferentes altitudes e da hidrografia da área mapeada, podemos inferir que, no local assinalado pela letra A, temos

mapa altitude e hidrografia exercícios sobre mapas 6 ano com gabarito

Sem escala.

a) um lago.
b) altitudes acima de 800 m.
c) altitudes abaixo de 500 m.
d) rebaixamento do relevo e desaguadouro de rios.
e) maiores altitudes e nascentes dos rios.


Questão 04. (VUNESP) – Sob um mapa na escala de 1:500.000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7cm de lado. A área da reserva medirá no terreno:
a) 122,5 km2.
b) 1.225 km2.
c) 12.250 km2.
d) 12,25 km2.
e) 12.255 km2.


Questão 05. Mapas e Cartografia: (PUC) – Veja com atenção:
População absoluta do mundo (2000)

mapa da População absoluta do mundo (2000) - exercícios cartografia

Esse mapa-múndi é uma anamorfose. O tamanho dos países depende da quantidade de habitantes. Sobre o que você está vendo, pode ser dito que:
a) países como Japão e Austrália ficam sub-representados em razão de terem pequena população, a despeito de terem grande extensão territorial.

b) a Europa ocidental tem pouca expressão no mapa-múndi por ser uma área que está perdendo população, por conta de sua baixa taxa de natalidade.

c) na América do Norte a representação praticamente coincide com o mapa que mostra a extenção territorial, pois México, Canadá e EUA possuem grandes populações.

d) a Ásia ganha área em relação ao mapa convencional, o que mostra que alguns países têm grande população absoluta.

e) em relação a um mapa convencional, a África perde muito mais área que a América do Sul, mostrando o quanto esse continente é pouco populoso.


Questão 06. Mapas e Cartografia: (UNESP) – Dentre as ciências ligadas à Cartografia, que se utiliza de técnicas para produzir mapas, a Geografia se destaca. Como se sabe, os mapas devem conter título, legenda, coordenadas geográficas e escala, o que nem sempre acontece, dificultando a sua interpretação. Além do mais, todo mapa apresenta distorções. Porém, a linguagem cartográfica é fundamental para a Geografia.

a) O que é escala?
b) Por que os mapas apresentam distorções e podem ser usados ideologicamente?


Questão 07. (MACKENZIE)

Mapas e Cartografia de áreas preservadas questões vestibular

A projeção acima possui formas distorcidas, mas suas áreas são mais preservadas. Segundo alguns analistas, essa projeção passa uma ideia de igualdade, valorizando as nações pobres e quebrando a visão de superioridade das nações ricas situadas no Hemisfério Norte. Identifique a nomenclatura correta da projeção apresentada.

a) Mercator.
b) Peters.
c) Mollweide.
d) Azimutal equidistante.
e) Equidistante.


Questão 08. (MACKENZIE)
Projeção Geopolítica
“A cartografia oferece, de modo geral, uma imagem do planeta focalizada no Equador e centrada na Europa e África. Essa imagem, reproduzida à exaustão nos planisférios, tende a incutir ou a perpetuar algumas noções enganosas a respeito da configuração das massas continentais e das relações de distância entre os países.
A Geopolítica opera com projeções cartográficas menos usuais, capazes de evidenciar realidades geralmente pouco enfatizadas. Entre elas, está a projeção azimutal equidistante.”
“O mundo contemporâneo” da Guerra Fria aos nossos dias – Demétrio Magnoli

A respeito da projeção cartográfica citada, assinale a alternativa correta.
a) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir de seu centro.
Os mapas, confeccionados com base nessa projeção, têm por centro qualquer ponto escolhido. Eles proporcionam, a cada espaço, uma visão de mundo centrada no seu próprio território.

b) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir das suas periferias, havendo proporcionalidade de áreas em todo o mapa e favorecendo a visão do mundo subdesenvolvido.

c) Apresenta direções e distâncias alteradas, não havendo proporcionalidade de formas e favorecendo a visão do mundo desenvolvido.

d) Também conhecida como transmutal, na qual os ângulos são idênticos, não apresentando distorções evidentes.

e) Apresenta as áreas proporcionalmente idênticas às da esfera terrestre, embora os ângulos possam estar deformados em comparação com a realidade.


Questão 09. (FGV) – A partir da interpretação do esquema, é correto afirmar que:

rio em direção sudoeste Mapas e Cartografia

a) As maiores altitudes encontram-se ao centro do esquema.
b) A distância real entre os pontos X e Y é de 300km.
c) O rio principal R segue em direção sudoeste.
d) As maiores declividades localizam-se na direção oeste.
e) A margem esquerda do rio R é a mais favorável à prática agrícola mecanizada.


Questão 10. (FATEC) – Observe a figura abaixo:

participação dos estados brasileiros no PIB nacional

IBGE (apud MAGNOLI, D.; Araújo, R. Projeto de Ensino de Geografia. Geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2001. p.99.)

Considere as afirmações relacionadas à figura que representa as áreas das Unidades da Federação (UF) proporcionais à porcentagem de sua participação no PIB do País.
I. Os maiores PIBs correspondem, comparativa mente, às sociedades das UF de maior extensão e maior povoamento.

II. A representação das porcentagens correspondentes ao PIB das diferentes UF revela a existência de graves disparidades geoeconômicas no País.

III.O PIB do conjunto dos estados da região Nordeste é menor do que o atribuído aos três estados da Região Sul.

IV. A implantação recente de novas indústrias automobilísticas em Minas Gerais explica seu maior desta que no Centro-Sul.

Estão corretas apenas as afirmações assinaladas em:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.
e) I e IV.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de atividades sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Mapas e Cartografia:

01. B;

02. C;

03. E;

04. B;

05. D;

06. a) Escala é uma relação de proporção entre as dimensões representadas e as dimensões reais de um determinado fenômeno.
b) Sendo os mapas representações da realidade, e diante da impossibilidade geométrica de representar a superfície terrestre – esferoidal – sem deformação ou sem perda de continuidade numa superfície plana, os mapas representam aquilo que interessa a quem o elabora. Portanto, os mapas, cartogramas, ou qualquer representação cartográfica, podem ser usados ideologicamente, omitindo informações ou destacando pontos de interesse.

07. B;

08. A;

09. C;

10. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário