Lista com 10 atividades de Geografia sobre Hidrografia para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Localize no mapa e escreva o nome dos seguintes rios:
– Bacia Amazônica (I)
caneta azul: a) Rio Solimões; b) Rio Amazonas;
caneta vermelha, afluentes da margem esquerda do rio Amazonas: c) Rio Negro; d) Rio Japurá;
caneta preta, afluentes da margem direita do rio Amazonas: e) Rio Purus; f) Rio Madeira; g) Rio Tapajós; h) Rio Xingu.
– Bacia do Tocantins – Araguaia (II): i) Rio Tocantins; j) Rio Araguaia;
– Bacia do São Francisco (III): l) Rio São Francisco;
– Bacia Platina (IV): m) Rio Paraguai; n) Rio Uruguai; o) Rio Paraná e seus afluentes: p) Rio Tietê; q) Rio Iguaçu;
– Bacia do Nordeste (V): r) Rio Mearim; s) Rio Parnaíba; t) Rio Jaguaribe;
– Bacia do Leste (VI): u) Rio Jequetinhonha; v) Rio Doce; x) Rio Paraíba do Sul;
– Bacia do Sudeste e do Sul (VII): z) Rio Jacuí.
Questão 02. Observe o mapa e complete as seguintes frases:
a) A bacia hidrográfica mais extensa do Brasil é ____________________________.
b) Duas grandes bacias hidrográficas brasileiras possuem rios que drenam, além do Brasil, terras de outros países. São elas: ________________ e _________________.
c) O rio Amazonas tem suas nascentes fora do Brasil, em um país vizinho chamado _________________.
d) Os três rios formadores da bacia Platina nascem no __________________________.
e) A ilha do Bananal está situada no rio ___________________________________.
f) Todos os rios formadores de bacias hidrográficas brasileiras tem foz no _________________________.
Questão 03. Confira o mapa e escreva nas linhas abaixo o nome das bacias hidrográficas existentes no seu estado.
Questão 04 com Exercícios sobre Hidrografia para o 6° Ano:
Os números no desenho acima mostram as partes de um rio. Escreva nos parênteses o número correspondente a parte do rio representada no desenho.
a. ( ) Nascente é o lugar em que o rio nasce.
b. ( ) Foz ou embocadura é o lugar em que o rio deságua.
c. ( ) Afluente é o rio que deságua em outro rio.
d. ( ) Curso é o percurso de um rio da sua nascente à foz.
e. ( ) Margens são as terras que ficam de um lado e do outro do rio.
Questão 05. Na ilustração sobre partes de um rio, escreva nos círculos a letra correspondente ao curso do rio.
( A ) Superior ou alto curso
( B ) Inferior ou baixo curso
( C ) Curso médio
Questão 06. Modelo Enem. Qual é a área do planeta onde há a maior escassez de água doce por habitante?
a) Canadá
b) Brasil
c) África Subsaariana
d) Europa
e) Estados Unidos
Questão 07. Explique o que é um aquífero?
Questão 08. A hidrosfera é a camada composta pelas águas de nosso Planeta. De que maneira está distribuída a água doce no nosso planeta?
Questão 09.Explique o que é o movimento do ciclo da água?
Questão 10. Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Hidrografia para o 6° Ano do ensino fundamental:
02. a) Bacia Amazônica;
b) Bacia Amazônica e Bacia Platina;
c) Peru;
d) Brasil;
e) Araguaia;
f) Oceano Atlântico;
03. Professor deve conferir com base no seu estado;
04. a) 1;
b) 6;
c) 2;
d) 3;
e) 4-5;
05. De cima para baixo: A, B, C;
06. C;
07. Aquífero é uma grande reserva subterrânea de água doce.
08. 77% da água doce do planeta encontra-se nas geleiras ou nas calotas polares; 22% da água doce do planeta encontra-se nos reservatórios subterrâneos; Somente 0,61 da água doce do planeta está pronta para o consumo imediato da população (rios,lagos), ou seja, na superfície.
09. O movimento do ciclo da água é o movimento constante e contínuo da água no planeta, tanto na superfície como na atmosfera.
10. E.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína