Exercícios sobre Hidrografia com Gabarito

01. Hidrografia: (UEM-PR) Com respeito aos oceanos e aos mares, é CORRETO afirmar que:
1. o mecanismo das marés decorre da atração gravitacional exercida sobre a crosta da Terra pela Lua e pelo Sol. Basicamente, a cada doze horas, a maré sobe, levando outras doze horas para atingir seu nível mais baixo.
2. a dinâmica das correntes marítimas está relacionada às diferenças de temperatura das águas oceânicas, à disposição do relevo submarino e ao movimento de rotação da Terra.
4. a corrente marítima do Golfo exerce influência no clima da Europa Norte Ocidental, tropicalizando-o.
8. as ondas ou vagas oceânicas são decorrentes do movimento de rotação da Terra no sentido oeste-leste.
16. as ondas marítimas de grande envergadura e forte poder destrutivo estão associadas à ocorrência de maremotos ou de erupções vulcânicas submarinas.
32. a corrente fria de Humboldt, ao provocar a queda da temperatura do ar, reduz a evaporação das águas oceânicas e, consequentemente, também reduz as chuvas em grande parte da faixa costeira do Chile e do Peru.
Soma ( )

 


02. (UFPEL-RS) Os rios constituem um elemento essencial para o ser humano, desde os primórdios da humanidade até os dias atuais. Além de sua importância natural, destaca-se também sua funcionalidade política, econômica e social.  Os rios são correntes de água doce que se formam a partir de uma precipitação (chuva ou neve) ou de fontes naturais. Em uma bacia hidrográfica, é possível identificar diferentes elementos e características no percurso de um rio.


Bacia hidrográfica

II Mondo Grande atlante geográfico, 1998 (Adaptação).

 

Com base nos dados anteriores e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA dos elementos e características identifcados na fgura:
A) (4) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (6) Margem direita.
B) (6) Nascente, (2) Afluente, (4) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (3) Margem direita.
C) (4) Nascente, (2) Afluente, (5) Meandro, (1) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (3) Margem direita.
D) (6) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (4) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (1) Margem direita.
E) (2) Nascente, (1) Afluente, (4) Meandro, (3) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (5) Margem direita.

 


03. Hidrografia: (UEPG-PR–2007) Sobre os rios, seus elementos, erosão, transporte e sedimentação fluviais, assinale o que for CORRETO:
1. Nas regiões que normalmente coincidem com o seu curso superior, onde a maior declividade do terreno acarreta maior velocidade das águas, a ação erosiva de um rio é menos intensa.
2. Os rios de planalto geralmente possuem grande força hidráulica e têm importância para a produção de energia elétrica, fundamental para o desenvolvimento industrial.
4. As planícies de inundação ou aluvionais são formadas por ocasião das cheias dos rios.
8. As pequenas partículas de sedimentos, tais como silte e argila, são transportadas em suspensão, constituindo-se na carga de suspensão de um rio.
16. Dando-se as costas para suas nascentes, à direita fica a margem direita e, à esquerda, a margem esquerda.
Soma ( )

 


04.Hidrografia: (Udesc-SC–2008) Sobre a hidrografia é correto afirmar, EXCETO:
A) Regime é o nome dado à variação da quantidade de água no leito de um rio, ao longo do ano.
B) A foz em delta ocorre quando um rio encontra obstáculos formados por seus próprios sedimentos depositados.
C) A rede de drenagem, constituída por rios e lagos, é sempre muito importante para a prática da irrigação na agricultura.
D) Divisor de águas é o nome dado aos rios menores que atravessam outros rios, de maior envergadura.
E) Todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime pluvial.

 

 

05. Hidrografia: (Unioeste-PR–2007) Considerando que a água constitui um dos elementos físicos mais importantes na composição da paisagem terrestre, assinale a alternativa INCORRETA.
A) entre as múltiplas funções da água, destaca-se o seu papel como agente modelador do relevo da superfície terrestre devido à sua capacidade de controlar tanto a formação como o comportamento mecânico dos solos e das rochas.
B) A água precipitada que não é evaporada ou interceptada pela vegetação é redistribuída na superfície, escoando por ela ou infiltrando-se nos solos ou nas rochas.
C) A infiltração é o movimento da água dentro dos solos, o que signifca dizer que são os solos que definem as quantidades de chuva que infiltram ou que excedem para escoar na superfície do terreno.
D) O processo de infltração da água nos solos é lento na superfície e rápido em subsuperfície.
E) As rochas situadas junto à superfície terrestre estão sujeitas à ação de processos de intemperismo (físico e biológico) e produzem os chamados mantos de alteração.

 

Exercícios sobre Biodiversidade e Devastação da Vegetação.

 

06. Hidrografia: (UFBA–2011) O oceano é uma enorme máquina térmica. O sol aquece-o nas zonas tropicais e o calor assim armazenado na água é restituído à atmosfera nas latitudes mais elevadas, o que o arrefece. É deste modo que se produzem as correntes oceânicas, […] transporta igualmente as substâncias dissolvidas na água, tais como o sal ou o carbono. […] O sistema oceano-atmosfera apresenta todas as características de um sistema interligado: o oceano reage às variações dos seus impulsos, mas com a sua dinâmica própria; por reflexo, estas variações afetam a atmosfera.
MINSTER, 1994. p. 11-75.


Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre os oceanos e suas características, é CORRETO afrmar:
01. As águas oceânicas são bem mais aquecidas nas altas latitudes e, à medida que migram para as baixas latitudes, tornam-se muito frias, formando inúmeras banquisas, que dificultam a navegação.
02. O movimento das correntes marinhas superficiais é extremamente influenciado pela ação dos ventos, que passam a deslocar grandes volumes de água em direção contrária ao movimento de rotação da Terra, principalmente nas latitudes intertropicais.
04. O movimento das marés ocorre em um só ciclo diário, de subida e descida do nível das águas oceânicas, causado pela passagem momentânea da Lua sobre cada paralelo do globo, ocorrendo, assim, em um só dia, uma enchente e uma vazante, separadas pela preamar.
08. As últimas décadas vêm sendo caracterizadas pelo intenso processo de poluição dos oceanos, resultante dos derrames de petróleo, da ruptura de oleodutos e de lançamentos de canais efluentes, que alteram o ecossistema marinho, com reflexos no setor pesqueiro.
16. A atmosfera reage aos impulsos do oceano e vice-versa, ou seja, sobre as grandes massas de águas frias a pressão atmosférica acima delas é menor, originando os furacões.
32. O fenômeno
El Niño possui extrema interação com o oceano, e seus reflexos são manifestados em diversas partes do planeta, provocando secas ou chuvas em excesso e afetando a economia de vários países.
64. O efeito da maritimidade atribuído ao clima e conjugado às influências de correntes marinhas quentes proporciona a formação de áreas desérticas, na maioria dos continentes em sua
porção oriental.
Soma ( )

 

 

07. Hidrografia: (UECE–2008) Sobre a dinâmica natural dos rios, assinale o INCORRETO.
A) No alto curso, prevalecem as ações de erosão e os rios tendem a entalhar fortemente os seus vales.
B) No baixo curso, prevalecem os processos de deposição com a formação de planícies fluviais.
C) Nas desembocaduras, a deposição é feita com materiais sedimentares grosseiros e com seixos, denotando alta energia dos rios.
D) Os perfis longitudinais dos rios são traçados desde as nascentes até a foz; os perfis transversais correspondem às configurações dos vales fluviais.

 


08. (UECE–2008) No que se refere à importância dos oceanos e dos mares, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
A) a vida no mar é abundante e diversificada, localizando-se, principalmente, nas regiões abissais e no talude.
B) eles são a fonte primária de água que chega aos continentes sob a forma de chuva ou neve.
C) é insignificante o papel dos oceanos e dos mares na dinâmica do ciclo hidrológico.
D) o Brasil não tem interesse na exploração dos recursos energéticos localizados na plataforma continental, por absoluta escassez desses recursos.

 


09. Hidrografia: (UESC-BA–2008) A análise da ilustração, aliada aos conhecimentos sobre o ciclo da água, permite afirmar:

A) A distribuição da energia proveniente do Sol se processa de forma homogênea em todo o planeta.
B) O escoamento superficial da água é responsável pela sedimentação do solo e pelo abastecimento dos rios.
C) A presença da vegetação diminui a permeabilidade do solo porque o húmus existente, que é derivado da decomposição das folhas, provoca sua compactação.
D) O ciclo da água não está intimamente relacionado ao ciclo energético da Terra, uma vez que independe da distribuição de calor na superfície do planeta.
E) A quantidade de água absorvida pelo solo depende de fatores diversos, como a declividade e a permeabilidade da superfície.

 

 

10. Hidrografia: (UFJF-MG) Sabendo-se que os oceanos são uma vasta extensão de águas salgadas que correspondem a 71% da cobertura terrestre, marque a alternativa CORRETA.
A) Os oceanos recebem grande parte da carga oriunda da intemperização e de processos erosivos do continente.
B) Os oceanos regulam todos os processos climáticos que ocorrem nas terras emersas equatoriais.
C) Os oceanos são fonte secundária da água que chega aos continentes sob a forma de precipitação.
D) Os oceanos estão divididos em grandes bacias que não têm ligação devido à disposição dos continentes.
E) Os oceanos produzem a contaminação do ar, porque a decomposição da flora marinha produz metano.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Hidrografia:

01. Soma = 50;

02. B;

03. Soma = 30;

 04. D; 05. D;

06. Soma = 42;

07. C; 08. B; 09. E; 10. A

Spread the love