10 Exercícios sobre as Bacias Hidrográficas Brasileiras

Questão 01. Bacias Hidrográficas Brasileiras: Vunesp
Observe o mapa do estado de São Paulo, onde estão representadas grandes bacias hidrográficas.

mapa bacias hidrográficas no estado de São Paulo

Assinale a alternativa que apresenta essas bacias enumeradas na ordem crescente.
a) Ribeira do Iguape, Paraná e Parnaíba.
b) Paraíba do Sul, Paranaíba e Ribeira do Iguape.
c) Paraíba do Sul, Ribeira do Iguape e Paraná.
d) Parnaíba, Paraná e Ribeira do Iguape.
e) Paranaíba, Ribeira do Iguape e Tietê


Questão 02. (FGV) Essa é uma das maiores originalidades dos sistemas hidrográfico e hidrológico regionais. (…) Daí resulta a inexistência de salinização excessiva ou prejudicial no domínio dos sertões. Encontram-se, aqui e ali, manchas de solos ligeiramente salinizados, riachos curtos designados ‘salgados’, porém o conjunto de tais áreas é extremamente pequeno.
Fonte: “Aziz Ab’Saber”, 2003.

No texto, a originalidade dos rios do Sertão Nordestino está relacionada à seguinte explicação:
a) Todos os rios do Nordeste, apesar de intermitentes periódicos, chegam ao Atlântico por diversas trajetórias.

b) Ao contrário de outras regiões semi-áridas do mundo, seus rios e bacias hidrográficas convergem para depressões fechadas.

c) A hidrologia regional do Nordeste seco não depende do ritmo climático sazonal dominante no espaço dos sertões.

d) Nas baixadas do Rio Grande do Norte, as áreas mais quentes e com luminosidade mais ampla correspondem a verdadeiros enxaguadores dos riachos salgados.

e) Apenas os rios da vertente oriental são intermitentes, o que justifica a expressão “rios que cortam no inverno”, uma grande originalidade do Nordeste.


Questão 03. (Unesp) Observe os mapas, que representam as sub-regiões e as bacias hidrográficas do Nordeste brasileiro.

bacias hidrográficas do Nordeste brasileiro

Indique a alternativa que contém as sub-regiões inteiramente localizadas na Bacia de Leste.
a) Agreste e Sertão.
b) Zona da Mata e Agreste.
c) Litoral Oriental e Sul da Bahia.
d) Recôncavo Baiano e Sul da Bahia.
e) Litoral Setentrional e Recôncavo Baiano.


Questão 04. (Cesgranrio) “Um sistema hidroviário, dos poucos no Brasil, está colocando a cidade de São Paulo em ligação fluvial com o trecho navegável do Rio Paraná (Jupiá-Itaipu). A obra, agora ampliada em Três Irmãos, é de iniciativa do governo paulista.”
(Adaptado da FOLHA DE S. PAULO – agosto 90)

Qual o rio cujo curso serve de base à referida hidrovia?
a) Tamanduateí
b) Paraíba do Sul
c) Tietê
d) Grande
e) Paranapanema


Questão 05. Bacias Hidrográficas Brasileiras: (Cesgranrio) Verifique se os itens a seguir apresentam CORRETAMENTE características de três bacias hidrográficas brasileiras e o seu aproveitamento:

I. BACIA AMAZÔNICA – A maior do Brasil. O rio principal é de planície, excelente para a navegação. Nos seus afluentes, existem inúmeras cachoeiras, o que lhe confere um elevado potencial hidráulico.

II. BACIA DO SÃO FRANCISCO – O rio principal nasce em Minas Gerais e percorre áreas de clima semiárido no interior nordestino. Parte de seu curso é utilizado para a navegação, como fonte de energia e para a irrigação de uma área do Sertão nordestino.

III.BACIA DO PARANÁ – O rio principal, formado pelos rios Grande e Paranaíba, deságua no estuário do Prata. A bacia é forma- da por rios de planalto, e o seu potencial energético é amplamente aproveitado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e III.


Questão 06. Bacias Hidrográficas Brasileiras: (Ufrgs) O mapa a seguir apresenta algumas das bacias hidrográficas brasileiras.

mapa representando algumas bacias hidrográficas brasileiras

Em relação a essas bacias hidrográficas são feitas as seguintes afirmações.
I. A bacia identificada pelo número 1 é drenada pelos rios Tocantins e Araguaia. No baixo curso do Tocantins, está localizada a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que fornece energia elétrica para o complexo mineral de Carajás e para importante indústria de alumínio da região.

II. A bacia identificada pelo número 2 corresponde à do rio São Francisco. O polêmico projeto de transposição de suas águas pretende ampliar as áreas de irrigação nos estados do Maranhão e do Piauí e, assim, evitar o êxodo rural e melhorar os índices socioeconômicos desses estados.

III.Um dos principais problemas ambientais da bacia identificada pelo número 3 foi ocasionado pela expansão das áreas de criação de gado e das lavouras de soja. A partir da década de 1970, houve aumento do desmatamento e da erosão, provocando o assoreamento de vários rios da região, dificultando a agricultura e o transporte fluvial.

IV. A bacia identificada pelo número 4 corresponde à do Paraíba do Sul, onde a irrigação é responsável por grande parte da demanda de água, sobretudo nos arrozais e canaviais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Quais estão corretas?
a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas III e IV.


Questão 07. (UFMS) O Brasil possui grandes bacias hidrográficas, sendo a bacia Amazônica a maior do mundo em volume de água e em transporte de sedimentos. Contudo, são poucas as bacias genuinamente brasileiras, visto que, na sua grande maioria, elas são transfronteiriças. Dentre as bacias genuinamente brasileiras, a maior delas é a bacia do rio:

a) Tocantins-Araguaia.
b) São Francisco.
c) Paraíba do Sul.
d) Jequitinhonha.
e) Grande.


Questão 08. (UEL) Analise o mapa a seguir e responda à questão a seguir.

Mapa - Principais bacias hidrográficas.

Mapa – Principais bacias hidrográficas.

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre as bacias hidrográficas brasileiras, considere as afirmativas a seguir.
I. Na bacia 1, localiza-se a usina de Tucuruí, a segunda maior do país em geração de energia.

II. A bacia 2 é predominantemente planáltica e, no país, é a que possui o maior aproveitamento do potencial hidréletrico.

III.Na bacia 3, situa-se a hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo.

IV. A bacia 4 está no planalto meridional, o que favorece a produção de energia a partir de hidrelétricas.

Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
O RIO TIETÊ
O rio Tietê nasce na Serra do Mar, em Salesópolis, a 96 quilômetros de distância da Capital, e percorre 1.100 quilômetros até a sua desembocadura (foz). Na nascente, ele é limpo e puro, um pequeno filete. No seu trajeto, vai recebendo afluentes e se torna volumoso. Ao passar por Mogi das Cruzes, o Tietê ainda tem oxigênio, que permite a vida aquática. Mas, à medida que se aproxima da Capital, vai recebendo grande carga de detritos domésticos e industriais e se torna um dos rios mais poluídos do mundo. Só depois que sai da capital, a partir da cidade de Barra Bonita, o rio fica novamente limpo.
O pico de consumo de água para atender 16 milhões de pessoas na Grande São Paulo é de 69 mil litros por segundo. Atualmente, a SABESP consegue produzir 60 mil litros por segundo, em média. Metade dessa produção vem de fora da bacia do Alto Tietê. O fato de ter de buscar água longe da capital exigiu investimentos mais altos. Ainda assim, a cidade tem um deficit de 10% no abastecimento.
(www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/agua-bemlimitado/index.htm e www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/saopaulo-riotiete.pdf Acesso em 27.08.2010. Adaptado)

Questão 09. (IFSP) O principal rio do estado de São Paulo, o Tietê, pertence à bacia hidrográfica do rio:

a) Paranapanema.
b) São Francisco.
c) Paranaíba.
d) Paraná.
e) Doce.


Questão 10. Bacias Hidrográficas Brasileiras: (UFRJ) As Águas do São Francisco O rio São Francisco é a principal fonte de água para irrigação e geração de energia no Nordeste Brasileiro. Ele atravessa a zona semiárida, que vem apresentando um acelerado processo de crescimento urbano, em função da migração campo-cidade provocada pela crise do complexo gado-algodão-lavouras alimentares.

mapa rio são francisco exercícios

Nos dias atuais, o “Velho Chico” – denominação cunhada pelos ribeirinhos – está no centro das atenções devido ao projeto de transposição de suas águas para as bacias hidrográficas do Sertão Setentrional. Esse projeto é considerado, por muitos, a melhor alternativa para minimizar o problema da vulnerabilidade climática e da tensão social no Nordeste Semiárido.

a) Explique as razões para o conflito entre o uso das águas para irrigação e o seu aproveitamento na geração de energia elétrica no vale do São Francisco.
b) Apresente uma crítica feita pelos movimentos ambientalistas à transposição de águas do São Francisco para as bacias do Nordeste Setentrional.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre as Bacias Hidrográficas Brasileiras:

01. C;
02. D;
03. D;
04. C;
05. E;
06. B;
07. A;
08. A;
09. D;

10.
a) A localização geográfica das principais áreas irrigadas à montante da sequência de quedas d’água no Rio São Francisco, onde estão situadas as usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV, Moxotó, Itaparica e Xingó, faz com que a expansão da irrigação, que demanda cada vez mais água, esteja competindo com a geração de energia. O aumento da área irrigada no vale, conjugada com a demanda de água para a transposição, pode vir a comprometer a vazão mínima necessária para a geração de energia.

b) Entre as principais críticas dos movimentos ambientalistas contra o projeto da transposição temos: existem soluções menos custosas e mais sustentáveis para sanar o problema da falta de água no semiárido, como a construção de poços e cisternas; o regime fluvial e a vazão do Rio São Francisco já estão bastante comprometidos pelo desmatamento em suas cabeceiras e de seus formadores e a transposição seria um golpe mortal na vida do rio; a transposição comprometeria a vazão do rio para a jusante, aumentando a salinidade em sua foz, o que afeta a vida nos manguezais; a transferência das águas do São Francisco, com os seres vivos que nele vivem, para os rios do Nordeste Setentrional, poderia afetar seriamente os ecossistemas fluviais do semiárido.

Deixe um comentário