Lista com 08 atividades de Geografia sobre as Migrações Internacionais para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.
a) Atração populacional.
b) Aumento das taxas de natalidade.
c) Crescimento vegetativo.
d) Migrações populacionais.
e) Diminuição das taxas de mortalidade.
Questão 02. Aponte as áreas do planeta que mais atraem imigrantes em todo o mundo.
Questão 03. Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras.
O texto aborda a situação atual dos imigrantes
a) turcos na Alemanha.
b) mexicanos nos Estados Unidos.
c) brasileiros em Portugal.
d) argelinos na França.
e) paquistaneses na Inglaterra.
Questão 04 com Exercícios sobre Migrações Internacionais para o 8° Ano: Aponte as duas fronteiras internacionais mais procuradas em termos fluxos populacionais.
Duas fronteiras geopolíticas se destacam atualmente:
Questão 05. Aponte alguns dos possíveis problemas das migrações internacionais.
Questão 06. O Brasil continua recebendo imigrantes, embora em número bastante reduzido. Coreanos, bolivianos e chineses são exemplos de imigrantes recentes que chegam ao país à procura de trabalho e melhores oportunidades.
( ) correto
( ) errado
Questão 07. O planisfério retrata um fenômeno muito significativo e cada vez mais preocupante no mundo globalizado. O movimento representado pelo sentido das flechas se concretiza por razões diversas, mas com repercussões importantes em grandes extensões do espaço geográfico. É mais provável que a situação representada no mapa seja
a) o movimento de terroristas responsáveis por atentados em áreas urbanas no hemisfério norte.
b) a transferência de tecnologia referente ao uso de células tronco.
c) os fluxos migratórios atuais.
d) o comércio ilegal de armamentos nucleares.
e) a produção e consumo de biogás.
Questão 08. O Que significa “xenofobia”? O Que significa a “fuga de cérebros”? É um problema ou uma vantagem das migrações internacionais da população mundial?
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Migrações Internacionais para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. D;
02. América Anglo-Saxônica , japão e Europa Ocidental;
03. B;
04. México – EUA;
As cidades espanholas de Celta e Mellila, na Costa do Marrocos, servindo de passagem de africanos para a Europa.
05. Tráfico de imigrantes;
Fuga de cérebros (cientistas);
Xenofobia e racismo.
06. Correto;
07. C;
08. Xenofobia – è o preconceito a coisas ou pessoas estrangeiras. Na Europa há os países mais xenófobos do globo, destacando-se: Holanda, França, Inglaterra, Alemanha. O grupo étnico que mais sofre xenofobia é o grupo dos ciganos e também os curdos.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína