Lista com 10 atividades de Geografia sobre Economia Global para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. As frases abaixo contêm erros. Reescreva-as corretamente:
a) Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e no transporte dificultam o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países.
b) Normalmente, as sedes das grandes empresas estão localizadas em países subdesenvolvidos.
c) A globalização da economia não interfere nas transformações do espaço geográfico.
d) Na economia global, os trabalhadores se diversificam cada vez menos e estão menos qualificados.
e) O G-8 é composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Índia, África do Sul e Rússia.
Questão 02. Copie a frase, substituindo os [ ______ ] pelos termos abaixo:
vendas – mecanização – trabalho – estrutural – conjuntural – automação – robôs – mão de obra
poucos – econômica – temporária – crescer – produção – modernização – máquinas
a) O desemprego __________ resulta da __________ das estruturas produtivas, graças à __________ e __________ dos processos de produção. O uso de __________ e __________substitui a __________ de muitas pessoas, pois são necessários __________ funcionários para operar várias máquinas.
b) O desemprego _________ resulta de uma situação __________, como uma crise __________. Porém, os postos de __________ que foram perdidos tendem a se recuperar com o fim da crise. Quando a economia volta a __________, as __________ e a __________aumentam, fazendo com que as empresas voltem a contratar pessoas.
Questão 03. Explique o que é a OMC e quando e porque ela foi criada?
Questão 04 com Exercícios sobre a Economia Global para o 8° Ano: Defina os termos abaixo:
a) Blocos econômicos.
b) Zona de livre-comércio
c) União aduaneira.
d) Mercado comum.
Questão 05. Quais são as características da economia global? Explique-as.
Questão 06. A imagem abaixo ilustra o encolhimento do mapa-múndi”.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2011. p. 220.
a) A figura e o texto acima tratam de que?
b) Cite outros avanços tecnológicos presentes no cotidiano.
Questão 07. Defina os termos abaixo:
a) Truste.
b) Holding.
c) Cartel.
Questão 08. As fases abaixo contém erros. Reescreva-as corretamente:
a) O Mercado comum do Sul (Mercosul) não é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 1995, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e a Venezuela assinaram o Tratado de Montevidéu, que formalizou o Mercosul.
b) O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) é formado por Canadá, Estados Unidos e México e é um mercado comum como a União Europeia.
c) O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) abrange todos os países da América Central e Insular.
d) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), apesar de contar com a presença de dois polos de poder (Estados Unidos e China), tem um volume de comércio muito pequeno em relação ao comércio mundial.
Questão 09. Complete a tabela abaixo corretamente.
FMI | Banco Mundial | |
Quantidade de Países-membros | ||
Onde é sediado | ||
Características das instituições Financeiras |
Questão 10. Componha frases que expliquem as características da economia global relacionadas abaixo.
crescimento econômico internacional – mundialização da produção – rápida expansão dos fluxos financeiros – inter-relação dos países
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre a Economia Global para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. a) Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e no transporte favorecem o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países.
b) Normalmente, as sedes das grandes empresas estão localizadas em países desenvolvidos.
c) A globalização da economia interfere nas transformações do espaço geográfico.
d) Na economia global, os trabalhadores se diversificam cada vez mais e estão mais qualificados.
e) O G-8 é composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia.
02. a) estrutural – modernização – mecanização – automação – máquinas – robôs – mão de obra – poucos
b) conjuntural – temporária – econômica – trabalho – crescer – vendas – produção
03. A OMC é a Organização Mundial do Comércio. foi criada em 1995 para determinar as diretrizes do comércio internacional, impondo sanções aos países que praticam o protecionismo, ou seja, que protegem seus produtos da concorrência dos importados, estabelecendo elevadas taxas de importação ou fornecendo subsídios.
04. a) São associações de países que se unem para ampliar as trocas comerciais entre si e com outros mercados. São regidos por tratados entre os países-membros.
b) É uma zona que estabelece o livre-comércio de mercadorias e investimentos entre os países membros e a gradual eliminação das taxas de importação e das tarifas alfandegárias. Limita-se ao âmbito comercial.
c) É uma zona de livre-comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países-membros, para comércio com outros países.
d) É uma zona com circulação de mercadorias, serviços, mão de obra e capitais que abrange também as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais. Por meio da uniformização das políticas econômicas e monetárias, visa integrar a produção dos membros e criar um mercado regional competitivo.
05. As características são crescimento do comércio internacional, rápida expansão dos fluxos financeiros e inter-relação dos países. O crescimento do comércio internacional é o aumento dos fluxos de mercadorias e, consequentemente, das importações e das exportações de produtos entre os países no mundo. A rápida expansão dos fluxos de mercadorias e, consequentemente, das importações e das exportações de produtos entre os países no mundo. A rápida expansão dos fluxos financeiros se refere ao desenvolvimento da tecnologia nos fluxos de informação e dinheiro, por meio de computadores e satélites. Isso movimenta bilhões de dólares todos os dias no planeta. A inter-relação dos países é a integração da política, da economia e da cultura dos diferentes países. Se ocorrer uma crise em algum país, isso pode afetar e influenciar todos os demais.
06. a) A ilustração simula o “encolhimento” do mundo como resultado da evolução nos meios de transporte e de como foi possível, graças ao avanço tecnológico, aumentar a velocidade de locomoção e “diminuir” distâncias.
b) Automóveis, computadores, internet, telefone, telefone celular, GPS, entre outros.
07. a) Fusão e incorporação de empresas para dominar determinada oferta de produtos ou serviços. Exemplo: Times Warner, na área de comunicações.
b) Empresa criada para administrar diversas empresas. A holding possui a maioria das ações das empresas do grupo. Exemplo: Zaibatsus japonesas como a Mitsubishi e a Mitsui.
c) Associação ou combinação entre empresas em geral de um mesmo segmento, para garantir o controle da produção e dos preços. Cada empresa conserva sua administração independente. Exemplo: Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
08. a) O Mercado comum do Sul (Mercosul) é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 1995, o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai assinaram o Tratado de Assunção, que formalizou o Mercosul.
b) O Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) é formado por Canadá, Estados Unidos e México e é uma zona de livre-comércio criada para enfrentar a concorrência da União Europeia.
c) O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) tem abrangência regional e seus todos os países-membros são: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.
d) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), além de contar com a presença de dois polos de poder (Estados Unidos e China), tem um volume de comércio que corresponde a quase metade do volume de comércio mundial.
09.
| FMI | Banco Mundial |
Quantidade de Países-membros | 187 países | 187 países |
Onde é sediado | Washington (EUA) | Washington (EUA) |
Características das instituições Financeiras | Tem como função promover a estabilidade dos sistemas monetários e acordos monetários e facilitar o comércio internacional. Cada país paga uma quota segundo o tamanho da sua economia. Isso determina o nível de ajuda que se pode receber e o número de votos a que se tem direito. Concede empréstimos aos países-membros com dificuldades (divida externa) e obriga que implantem medidas de ajuste econômico. | Teve como função facilitar a reconstrução dos países destruídos pela Segunda Guerra Mundial. Atualmente concede empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres. Vende títulos no mercado financeiro e solicita empréstimos aos bancos internacionais. Financia projetos de desenvolvimento de países pobres. |
10. São várias as possibilidades de composição. O importante é que as características destacadas sejam explicadas corretamente. Alguns exemplos: A inter-relação entre os países faz com que um decisão política ou econômica tomada em qualquer ponto do planeta provoque reações em todo o mundo; Resultante da mundialização da produção, grande parte da produção e do comércio mundiais é controlada pelos países desenvolvidos por mio das empresas transnacionais; O crescimento econômico internacional fez com que o comércio mundial crescesse muito, facilitando a disponibilidade de produtos importados no mercado interno dos países; Com o desenvolvimento da informática e dos meios de comunicação houve rápida expansão dos fluxos financeiros e as transações financeiras são feitas bem mais rapidamente.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína