Questão 01 sobre Organologia Vegetal: (PUC Minas) NÃO apresenta caule subterrâneo:
A) Alho
B) Cebola
C) Batatinha
D) Bananeira
E) Batata-doce
Questão 02. (UFMG) Observe a figura.
O crescimento e a absorção ocorrem, respectivamente, nas regiões indicadas por:
A) 1 e 2.
B) 1 e 4.
C) 2 e 3.
D) 3 e 2.
E) 4 e 1.
Questão 03. (PUC RS) Solicitou-se a um grupo de alunos que cada um apresentasse um exemplar (inteiro ou parte dele) de uma planta com caule do tipo colmo. Atendeu CORRETAMENTE o solicitado o aluno ___________________ com um exemplar de _______________________________ .
A) Fernando – roseira
B) Telmo – laranjeira
C) Rafael – milho
D) Pedro – mamoeiro
E) Geraldo – feijoeiro
Questão 04 sobre Organologia Vegetal: (UEL-PR) Uma dona de casa prepara uma sopa com água, carne, cenoura, salsinha, batatinha-inglesa e sal. Os órgãos vegetais usados para a sopa são:
A) raiz, folha e fruto.
B) fruto, caule e raiz.
C) raiz, folha e caule.
D) caule, semente e folha.
E) raiz, caule e semente.
Questão 05. (PUC-Campinas-SP) As figuras a seguir representam o comportamento de plantas submetidas a diferentes fotoperíodos.
Planta de dia curto (PDC)
Com base nessas figuras, foram feitas as seguintes afirmações:
I. As plantas de dia curto precisam de uma noite longa, não interrompida pela luz, para florescer.
II. As plantas de dia longo podem florescer quando noites longas são interrompidas pela luz.
III. As plantas de dia longo e as de dia curto florescem nas mesmas condições de iluminação.
Dessas afirmações, apenas:
A) I é correta.
B) II é correta.
C) III é correta.
D) I e II são corretas.
E) I e III são corretas.
Questão 06. (PUC Minas) O processo reprodutivo envolvido na origem de frutos sem sementes é:
A) neotenia.
B) partenocarpia.
C) pedogênese.
D) poliembrionia.
E) cissiparidade.
Questão 07 sobre Organologia Vegetal: (PUC Minas) Marília encomendou, num supermercado virtual, frutas, hortaliças e legumes. Ao receber a encomenda, relatou para o marido que, no pacote de legumes, comprou abobrinhas, batatinha, vagem, quiabo, cenoura, berinjela e ervilha em vagem.
De legume mesmo, no conceito de botânica, ela conseguiu quantos exemplares dos citados?
A ) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5
Questão 08. (UFJF-MG) Plantas cujo florescimento é influenciado pelo comprimento do dia e da noite apresentam o fenômeno de fotoperiodismo. Uma planta A, de dia curto, apresenta fotoperíodo crítico de 15 horas de iluminação. Outra planta B, de dia longo, apresenta fotoperíodo crítico de 13 horas de iluminação.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que corresponde ao fotoperíodo no qual essas duas plantas poderão florescer simultaneamente.
A) 11 horas de iluminação
B) 16 horas de iluminação
C) 14 horas de iluminação
D) 12 horas de iluminação
Questão 09. (UFJF-MG) Em certas espécies de vegetais, a floração é controlada não só pelo fotoperiodismo, mas também por um período de frio para que ela seja induzida. Na natureza, esse período corresponde ao inverno, porém, em laboratório, podemos substituí-lo por um período em que o vegetal é submetido a baixas temperaturas.
A esse efeito indutor da floração chamamos:
A) termoterapia.
B) resfriamento.
C) estratificação.
D) vernalização.
E) compensação.
Questão 10 sobre Organologia Vegetal: (UFMG) Este esquema refere-se a um experimento realizado para estudar a floração em três plantas da mesma espécie que foram submetidas ao mesmo tempo de exposição à luz (fotoperíodo).
Com base nos resultados observados, todas as conclusões são possíveis, EXCETO:
A) O tratamento fotoperiódico de uma única folha ou de toda a planta produz o mesmo efeito.
B) A floração da planta depende da retirada de algumas folhas.
C) A planta sem folhas não apresenta fotoperiodismo.
D) A planta intacta floresce após um fotoperiodismo adequado.
🔵 >>> Veja também a segunda parte desta lista de questões.
Gabarito com as respostas das atividades de Histologia Vegetal sobre Organologia Vegetal:
01. E;
02. D;
03. C;
04. C;
05. D;
06. B;
07. B;
08. C;
09. D;
10. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína