Gabarito com as respostas com Exercícios sobre a crise de 1929 para o 9° Ano do Ensino Fundamental:
01. Porque foi o período entre o fim da Primeira Guerra e o início da Segunda Guerra Mundiais.
02. A crise se alastrou pelos países europeus, bem como por nações pobres das Américas, Ásia e África, tendo seu início nos Estados Unidos.
03. Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos emergiram como a principal potência capitalista, uma vez que durante o conflito forneceram uma ampla gama de produtos para os países europeus.
04. Os Estados Unidos consolidaram um crescente controle sobre os mercados de outros continentes. Além disso, houve um notável desenvolvimento nos setores da construção civil, indústria automobilística, produção de eletrodomésticos e comunicações.
05. A demanda por produtos industrializados e o crescimento das vendas eram impulsionados pela expansão do crédito. Ano após ano, as dívidas da população norte-americana por mercadorias adquiridas aumentaram, enquanto o consumo de produtos diminuía progressivamente.
06. A agricultura.
07. Endividados com os bancos e vendo os preços dos produtos que vendiam despencarem rapidamente, muitos ficaram arruinados.
08. O desemprego aumentou à medida que muitos empregados foram demitidos, o que restringiu ainda mais o consumo.
09. No dia em que mais de 16 milhões de ações de várias empresas não encontraram compradores, ocorreu a quebra da Bolsa de Nova Iorque. Esse evento teve um impacto significativo no sistema capitalista mundial como um todo.
10. A crise resultou na paralisação do crescimento econômico dos países europeus, propagando-se para nações como Inglaterra e França. Houve uma queda significativa no comércio internacional e um aumento acentuado do índice de desemprego. Milhares de bancos entraram em falência, levando milhões de pessoas à ruína financeira, deixando-as na miséria.
11. Esse conjunto de medidas, adotado pelo governo do Presidente Roosevelt nos EUA, visava à recuperação econômica e social do país. Incluía empréstimos para os fazendeiros arruinados, fixação dos preços de produtos básicos, aumento dos salários dos operários e redução da jornada de trabalho para 8 horas. Além disso, promoveu a abolição do trabalho infantil, criou o salário-desemprego e estabeleceu um fundo monetário para garantir os depósitos populares nos bancos. Também incentivou a construção de obras públicas, entre outras medidas.
12. Suas economias estavam ligadas aos países industrializados, que foram fortemente afetados pela crise econômica.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína