Lista com 15 atividades de História sobre a Primeira Guerra Mundial para 9° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial ?
Questão 02. Quais países europeus que não ficaram satisfeitos com a partilha colonial da Ásia e África?
Questão 03. O que foi determinado pelos vencedores da Guerra no Tratado de Versalhes, assinado em 1919 ?
Questão 04. Quais os fatos, acontecidos no final da guerra (1917), que levaram a vitória da Tríplice Entente?
Questão 05. Explique a rivalidade entre Inglaterra e Alemanha, antes do início da Primeira Guerra Mundial?
Questão 06. Qual o fato que deu início a Primeira Guerra Mundial ?
Questão 07. Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
b) Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
c) Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
d) Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.
Questão 08. Qual alternativa apresenta a composição correta dos blocos militares, formados antes da Primeira Guerra Mundial:
a) Tríplice Aliança (Espanha Itália e Alemanha) e Tríplice Entente (Estados Unidos, França e Japão).
b) Tríplice Aliança (Rússia, Alemanha e Itália) e Tríplice Entente (Japão, Alemanha e Grã-Bretanha).
c) Tríplice Aliança (França, Alemanha e Rússia) e Tríplice Entente (Portugal, França e Estados Unidos).
d) Tríplice Aliança (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente (Rússia, Reino Unido e França).
Questão 09 com Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial para o 9° Ano do Ensino Fundamental: Em 1918 chegava ao fim um dos conflitos bélicos mais devastadores de toda a história da humanidade, conflito que ficou conhecido como Primeira Guerra Mundial. Assinale a alternativa que indica uma das consequências do término desta guerra:
a) a imposição de um acordo de paz à Alemanha, denominado Tratado de Versalhes, que implicava pesadas indenizações;
b) a anexação de partes do território francês pela Alemanha, que havia liderado os países que venceram a guerra;
c) a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), com plenos poderes para impor a paz em todo o mundo;
d) a introdução de uma nova revolução industrial, caracterizada, entre outras coisas, pela informática e pela robótica;
e) a generalização de movimentos sociais em favor do meio ambiente, inclusive com a criação dos chamados “partidos verdes”
Questão 10. Dentre os principais fatores que contribuíram para o desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial podemos mencionar:
a) Revolução Russa de 1917 e o nacionalismo da Sérvia;
b) a concorrência entre Estados Unidos e Inglaterra;
c) a vitória francesa sobre a Alemanha no ano de 1870;
d) o pan-eslavismo da Rússia e a disputa entre França e Inglaterra por causa do Marrocos;
e) a rivalidade franco-alemã e a formação de dois blocos de alianças rivais
Questão 11. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), depois de várias fases de operações militares, apresentou uma fase de guerra submarina iniciada em 1917, e cuja principal consequência imediata foi:
a) o abandono do princípio de neutralidade pela Suíça, Holanda e Espanha;
b) a entrada dos Estados Unidos no conflito europeu;
c) a derrota da Armada dos Impérios Centrais na batalha do Marne.
d) o afastamento dos russos do conflito após a assinatura do Tratado de Brest-Litovski;
e) a vitória das forças militares alemãs na batalha de Tannemberg.
Questão 12. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?
a) O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.
b) O Brasil enviou soldados, veículos militares, armamentos e munições, atuando diretamente nos campos de batalha da Europa.
c) O Brasil ficou neutro durante todo o conflito.
d) O Brasil enviou soldados para ajudar na composição das forças militares da Tríplice Aliança.
Questão 13. Paz Armada é historicamente conhecida como a:
a) política de tratados e alianças entre as potências europeias caracterizada pela corrida armamentista que antecede a Primeira Guerra Mundial;
b) política internacional europeia que caracterizou as relações entre vencidos e vencedores do 1º Conflito Mundial, numa reforma revanchista de manter a situação geoeconômica e pós-guerra;
c) política desenvolvida por Hitler a partir de 1933, apesar do Tratado de Versalhes que tentava impedir o rearmamento alemão após a 1ª Guerra Mundial;
d) frustrada política desenvolvida pela Liga das Nações entre as duas guerras mundiais, no sentido de equilibrar os interesses das potências evitando um segundo conflito;
e) política de guerra fria que passou a caracterizar as relações entre o bloco capitalista e o bloco socialista após 1945.
Questão 14. O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, após a I Guerra Mundial, foi um conjunto de decisões estabelecidas por alguns países cujo objetivo principal era:
a) impor duras condições à Alemanha derrotada;
b) ajudar econômica e militarmente a Alemanha e a Itália;
c) promover o desenvolvimento do pan-eslavismo;
d) iniciar o movimento conhecido como “Paz Armada”
e) acabar com as rivalidades existentes entre França e Inglaterra
Questão 15. Qual foi o estopim (fato que deu início) da Primeira Guerra Mundial?
a) A invasão da Polônia pelo exército alemão.
b) A formação do bloco militar composto por Alemanha, Itália e França.
c) O assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro.
d) A disputa por território no continente americano, principalmente entre Alemanha e Itália.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína