17 Exercícios de História e o Tempo para o 6° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 17 atividades sobre a História e o Tempo para 6° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Defina o que se entende por calendário?

Questão 02. Qual definição de tempo corresponde à maneira de contar o tempo baseada em unidades de medida, como dias, meses e anos?

Questão 03. Quais as características dos calendários usados ao redor do mundo?

Questão 04. Quais os tipos de calendário em uso no mundo, atualmente ?

Questão 05 com Exercícios de História e o Tempo para o 6° Ano do Ensino Fundamental: Defina os calendários e medidas de tempo, abaixo:

a) Calendário solar
b) Calendário lunisolar
c) Milênio
d) Calendário lunar
e) Década

Questão 06. De acordo com o calendário cristão, como a história do mundo é dividida?

Questão 07. O pensamento cristão pensa o tempo de forma linear. Por que isso acontece?

Questão 08. Qual foi o “marco” ou fato histórico que deu início ao Calendário Cristão ?

Questão 09. Como, possivelmente, surgiu o conceito de semana no Calendário Cristão ?

Questão 10. Quando surgiu o Calendário Cristão ? Qual o papel de Dionysius Exiguus na sua criação ?

Questão 11. Como Dionysius Exiguus conseguiu determinar o dia do nascimento de cristo, 532 anos antes de sua época ?

Questão 12. Há diferenças entre os vários calendários do mundo? Justifique através de exemplos.

Questão 13. Determine os séculos das datas abaixo:

a) Chegada de Cabral ao Brasil – 1500:
b) Chegada de Colombo à América – 1492:
c) Independência do Brasil – 1822:
d) Eleição de Lula à Presidência – 2002:
e) Nascimento de Alexandre, o Grande. – 356 a.C.

Questão 14. O tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):

a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século_______
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século_________
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século_______
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século________
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século _______

Questão 15. Sobre o calendário, marque a opção incorreta:

a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

Questão 16. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico:

a) (  ) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios.
b) (  ) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc…

Questão 17. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.

A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.

a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios de História e o Tempo para o 6° Ano do Ensino Fundamental:

01. É o conjunto de unidades de tempo (dias, meses, estações, anos,etc), organizadas com o propósito de medir e registrar eventos ao longo de grandes períodos.

02. Tempo cronológico.

03. Tem no ano zero um marco histórico importante para cada povo.

04. Solares, lunares e lunisolares.

05. a) Calendário solar – Baseados no movimento da Terra em torno do Sol (ex: Calendário Cristão);
b) Calendário lunisolar – Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (ex: Calendário Hebreu).
c) Milênio – Período de 1000 anos;
d) Calendário lunar – Lunar: Baseados no movimento da Lua (ex: Calendário Islâmico);
e) Década – Período de 10 anos.

06. Antes e depois de Cristo (A.C. e D. C.).

07. Porque acreditam que a história tem um início,um meio e um fim.

08. O nascimento de Cristo.

09. Esse conceito surgiu da necessidade de se homenagear cada uma das sete divindades astronômicas então conhecidas (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno).

10. O Calendário Cristão surgiu no ano 532 da nossa era, quando Dionysius Exiguus, um matemático do Papa, sugeriu que a contagem dos anos tivesse início no ano do nascimento de Cristo.

11. Não se sabe dos cálculos e pesquisas que Dionysius fez para fixar o nascimento de Cristo.

12. Sim, cada povo e ou país tem seu próprio jeito de contar os dias e os anos. Por exemplo, o Ano Novo chinês começa em uma época diferente do Ano Novo que celebramos no Ocidente.

13. a) século XV (15);
b) século XV (15);
c) século XIX (19);
d) século XXI (21);
e) século IV a.C. (4 a.C.);

14. a) XX;
b) XV;
c) V;
d) XXI;
e) XX;
f) XIX;

15. A;

16. a) C;
b) H.

17. a) Durante muito tempo o ser humano usou relógio para medir o tempo. Atualmente usa-se, além dos relógios, também aparelhos celulares para ver as horas.

b) Podemos ver a passagem do tempo pela mudança das estações do ano, pelo envelhecimento das pessoas e dos animais, pelas mudanças da paisagem.

c) Os calendários são muito importantes para organizar as atividades dos seres humanos.

d) O que demora mais para passar é o tempo com algo que nos desagrada. Quando nos divertimos o tempo passa rápido.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário