Lista com 20 atividades de História sobre Antigo Egito para 6° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A história política do Egito antigo dividiu-se em três fases que são:
(a) Antigo Império, Médio Império e Novo Império
(b) Antigo Império, Médio Império e Baixo Egito
(c) Médio Império, Novo Império e Baixo Egito
(d) Alto Império, Antigo Império e Baixo Egito
Questão 02. Quem tinha os cargos mais importantes no Egito Antigo?
(a) O vizir, os sacerdotes e os quizares.
(b) O vizir, os sacerdotes e os escribas.
(c) Os escribas, o vizir e os quizares.
(d) O vizir, o faraó e os escribas.
Questão 03. A maior parte da população do Egito era constituída por:
(a) Camponeses.
(b) Sacerdotes.
(c) Faraós.
(d) Altos funcionários do Estado.
Questão 04. Preencha com (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(V) Na fase do Antigo Império foram construídas as grandes pirâmides de Gizé.
(F) Na fase do Novo Império os faraós conquistaram terras na Núbia, ao sul do Egito
(V) A parte sul do Egito era chamada de Alto Egito;
(F) Cerca de mil anos atrás, o rei egípcio Menés unificou os pequenos reinos do Alto e do Baixo Egito sob sua autoridade.
Questão 05 com Exercícios de História sobre o Antigo Egito para o 6° Ano: Vários relatos descrevem a vida difícil dos camponeses na época do Egito Antigo. Além do trabalho duro, da semeadura e da colheita eles tinham que:
(a) Combater pássaros, insetos e ratos que estragavam as plantações.
(b) Combater ratos, pássaros e insetos que estragavam as plantações e manter os vigias longe da lavoura.
(c) Combater insetos, pássaros e ratos que estragavam as plantações e manter os ladrões longe da lavoura.
(d) Combater insetos, pássaros e cotias que estragavam as plantações e manter os invasores longe da lavoura.
Questão 06. ”O Faraó era considerado um __________. Faraó significa “ _________________”. Era portanto o senhor de uma grande família, o qual concentrou poder e passou a controlar várias aldeias e cidades.”
Leia o texto acima e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
(a) Deus, casa pequena.
(b) Casa, Deus grande.
(c) Deus, mais velho.
(d) Deus, casa grande.
Questão 07. O que acontecia com os camponeses no Egito Antigo, durante a época das inundações do Rio Nilo?
(a) Eles eram recrutados pelo faraó para participar da construção de pirâmides, canais de irrigação e outras obras públicas.
(b) Eles eram recrutados pelos sacerdotes para participar da construção de pirâmides e canais de irrigação.
(c) Eles eram recrutados pelo faraó para participar somente da construção de pirâmides.
(d) Eles eram recrutados pelos escribas para participar da construção de pirâmides e outras obras públicas.
Questão 08. A base da economia egípcia foi:
(a) A pecuária.
(b) O comércio.
(c) O artesanato e a manufatura.
(d) A agricultura.
Questão 09. O Egito se localiza:
(a) No nordeste da África.
(b) No sul da Mesopotâmia.
(c) Na região onde antes era a Palestina.
(d) No Extremo Oriente.
Questão 10. Leia os textos abaixo.
A) O Vizir era uma espécie de primeiro-ministro do faraó, era o mais importante funcionário do Estado. Ele presidia o tribunal da justiça, chefiava a polícia e os assuntos externos, e controlava a arrecadação de impostos de todo o império:
B) Os escribas estavam encarregados de administrar os templos e todos os serviços religiosos. Possuíam muitas terras e milhares de pessoas trabalhavam para eles.
C) Os sacerdotes se destacavam, porque sabiam ler e escrever. Registravam os impostos arrecadados, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas.
Assinale a alternativa correta.
(a) Todas as afirmações estão corretas.
(b) Somente a letra B está correta.
(c) Somente a letra A está correta
(d) Somente a letra C está correta
Questão 11. Nas sociedades do Oriente Próximo, a presença de grandes __________ influenciou a base econômica. A maioria dos povos que ali viveram tinha uma economia essencialmente __________.
Questão 12 com Exercícios de História sobre o Antigo Egito para o 6° Ano: Entre os povos estudados na chamada Antiguidade Oriental estão os:
(a) Egípcios e mesopotâmicos.
(b) Gregos e romanos.
(c) Ingleses e franceses.
(d) Portugueses e espanhóis.
Questão 13. Coloque F para falso e V para verdadeiro.
(a) ( ) No Antigo Império egípcio, o governo era uma monarquia teocrática.
(b) ( ) Apenas os faraós no Antigo Império egípcio sabiam ler e escrever.
(c) ( ) No Antigo Império egípcio, a arquitetura ainda era rudimentar e nenhuma grande obra foi construída.
(d) ( ) No Antigo Império egípcio, as capitais foram Tínis e Mênfis. Depois, no Médio Império, a capital foi transferida para Tebas.
(e) ( ) O Médio Império sofreu uma crise profunda em virtude da invasão dos hicsos, que permaneceram na região por quase dois séculos.
(f) ( ) O Novo Império egípcio caracterizou-se pela democracia e pelo fim do autoritarismo dos faraós.
Questão 14. Como os egípcios conseguiam obter escravos?
Questão 15. Além da agricultura às margens do Nilo, quais as outras atividades econômicas realizadas pelos egípcios?
Questão 16. Por que a religião egípcia era politeísta? Como eram as imagens dos deuses egípcios?
Questão 17. Por que os egípcios mumificavam (embalsamavam) seus mortos?
Questão 18. Qual a utilidade da escrita hieroglífica para o povo egípcio?
Questão 19. Quais os grupos sociais mais oprimidos na sociedade egípcia?
Questão 20. Como o faraó era visto pelo povo egípcio?
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios de História sobre o Antigo Egito para o 6° Ano do ensino fundamental:
01. A;
02. B;
03. A;
04. V, F, V, F;
05. C;
06. D;
07. A;
08. D;
09. A;
10. C;
11. rios, agrícola;
12. A;
13. V, F, F, V, V, F;
14. Os escravos dos egípcios eram prisioneiros de guerra
15. Os egípcios também realizavam o comércio de mercadorias e artesanato.
16. Os egípcios acreditavam em vários deuses. Muitos deles possuíam imagens com corpo formado por parte de um ser humano e parte de um animal sagrado.
17. Os egípcios acreditavam na vida após a morte, por isto mumificavam os mortos com o objetivo de preservar o corpo.
18. A escrita em hieroglicos permitiu a divulgação de idéias, comunicação entre eles e também o controle de impostos.
19. Os camponeses, os artesões e os escravos eram os mais oprimidos na sociedade egípcia.
20. Como um Deus vivo presente entre eles.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína