O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais Atividades

01. O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais: (UFBA/2007)

Texto I: Artigos do Código de Hamurabi
— Se um homem furar o olho de um homem livre, furarse-lhe-á um olho.
— Se ele fura o olho de um escravo alheio ou quebra um membro ao escravo alheio, deverá pagar a metade do seu preço.
— Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.
— Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto.
(AQUINO; FRANCO; LOPES, 1980, p. 114).

Texto II: Extratos da Lei Mosaica
Se um homem der um soco no olho do seu escravo ou da sua serva, e, em consequência, eles perderem esse órgão, serão alforriados como compensação. Não se punirá o homicida antes de ouvidas as testemunhas. Ninguém será condenado pelo testemunho de um só. Aquele que ferir seu pai ou sua mãe será punido de morte. Aquele que ferir um dos seus concidadãos será tratado como o tratou: receberá fratura por fratura e  perderá olho por olho, dente por dente.
(ARRUDA, 1981, p. 98).

Com base nesses textos e nos conhecimentos sobre o exercício do Direito entre os antigos mesopotâmios e hebreus, indique dois fundamentos em comum, presentes no conteúdo dos códigos de leis dos referidos povos.


02. O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais: (UEG-GO/2010) Grande parte da presença humana na Terra é explicada pelos historiadores tendo como referência o termo “pré-história”. Sobre esse período, discorra sobre os seguintes tópicos:

a) o significado da revolução neolítica;
b) as limitações conceituais do termo “pré-história”.


03. UFTM MG/2009) As civilizações da Antiguidade Oriental, particularmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram

a) conquistas militares para assegurar o abastecimento de escravos, fundamentais às grandes obras públicas, como templos e pirâmides.
b) a escrita, sob diferentes formas, permitindo o registro dos princípios de seu monoteísmo, que se espalhou pelo Mediterrâneo.
c) grande integração comercial com os povos vizinhos, devido à abundância de recursos hídricos, agrícolas e minerais.
d) a arquitetura e as ciências, com caráter utilitarista, que se manifestou nos anfiteatros, aquedutos e conhecimentos matemáticos.
e) forte ligação entre a política e a religião, como se observa no caso do faraó egípcio, supremo soberano que era considerado um deus vivo.


04. O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais: (UFSM RS/2009) “Esses nossos parentes antigos, durante boa parte do tempo, viveram da caça e da coleta, antes de começar a semear o chão e cultivar a terra. Nas caminhadas que fizeram atrás dos rebanhos, ao longo das estações do ano, cobriam planícies, cruzadas montanhas e rios. E, certamente, em momentos diferentes, levas inteiras avançaram territórios cada vez mais distantes, o que fez com que, ao longo do tempo, cobrissem enormes distâncias no espaço”.
(Revista Scientific American Brasil – ano 6, nº75 – Agosto de 2008, p.6.)

Hoje sabemos que, _____________________________, o mais antigo fóssil de ancestral humano até hoje encontrado (7 milhões de anos), ao ____________________ (cerca de 200.000 anos), o processo de hominização (o conjunto de transformações desde o mais antigo ancestral bípede até a conformação do ser humano moderno) acorreu fundamentalmente no território da ________________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) do Homem de Pequim – Homo erectus – Ásia
b) de Lucy – Homo habilis – Austrália
c) do Homem do milênio – Homo ergaster – Europa
d) de toumai – Homo sapiens – África
e) do Menin de Altamira – Homem de Neandertal – Eurásia


05. (UFG GO/2009) Analise a figura a seguir.

mapa Crescente Fértil

Disponível em:<http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Ferlite_Crescent_map.png/…>. Acesso em: 18 mar. 2009. (Adaptado).

O conceito “Crescente Fértil” foi criado pelo arqueólogo James H. Breasted para designar a região onde surgiram as primeiras civilizações da humanidade. Com base nessa informação e na leitura da figura, identifica-se como elemento comum a tais civilizações a:

a) prática do nomadismo associado às condições de caça, pesca e coleta na área demarcada.
b) organização das atividades sociais e dos trabalhos coletivos em torno dos portos marítimos.
c) constante tentativa de unificação política e territorial da região, tomando como limite os leitos dos rios.
d) atividade econômica fundada no trabalho coletivo para o aproveitamento dos cursos d’água.
e) escolha de regiões tropicais para fixação, em função do equilíbrio no regime de chuvas.


06. O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais: (UFLA MG/2008) As periodizações usadas na História como forma de delimitar os acontecimentos que a marcam são expressões culturais e, por isso, os calendários são diferentes para várias civilizações, pois evidenciam seus principais valores. Com relação aos diferentes calendários e suas marcações iniciais, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

a) O tempo no calendário chinês é contado a partir do ano do patriarca Huangti e tem como referência a Lua.
b) O tempo no calendário muçulmano é contado a partir da fuga de Maomé de Meca para Medina, (Hegira/622) e divide-se em 12 meses equivalentes a uma órbita da Lua em torno da Terra.
c) O tempo no calendário judaico é contado a partir do que os judeus consideram a “Era da Criação” do mundo, que teria ocorrido há mais de 5 mil anos.
d) O tempo no calendário cristão é contado pelo movimento de translação, ou seja, os 12 meses em que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.


07. O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais: (UFPE/2009) Muitas crenças e ideias do passado continuam a ter adeptos no presente, mostrando que a continuidade também faz parte da História. A Astrologia, por exemplo, é uma forma de ler o mundo e a vida, que tem presença marcante na contemporaneidade.
Historicamente, a Astrologia:

a) foi inventada pelos gregos, no auge do seu poder político e militar.
b) conseguiu ter, no Mundo Antigo, a mesma força política das religiões.
c) foi criada pelo zoroastrismo persa e teve destaque no Antigo Oriente.
d) existe desde a Antiguidade e constituiu elemento importante da cultura mesopotâmica.
e) foi resultado de superstições dos povos asiáticos e africanos, ligados aos judeus.


08. O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais: (UECE/2009) No Paleolítico, praticava-se o nomadismo em larga escala, enquanto que no Mesolítico, o nomadismo é reduzido, pois os grupos permanecem circunscritos a uma determinada região respeitando os ciclos da natureza, a mudança das estações climáticas e as migrações dos animais. Assim, o Neolítico assinala o fm do nomadismo. Assinale o correto.

a) A sedentarização dos primeiros grupos humanos impulsionou a organização das primeiras vilas com habitações fixas, o desenvolvimento da organização social e a divisão do trabalho.
b) O processo de sedentarização dos primeiros grupos humanos, não contribuiu para nem alterou significativamente o desenvolvimento da agricultura, pois eles eram, essencialmente, pastores e nômades.
c) Os primeiros grupos humanos, nas três fases da Idade da Pedra, praticaram o nomadismo e o sedentarismo, assim como as atividades de caça e coleta.
d) A sedentarização não contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, assim como não foi importante para o nascimento das primeiras vilas.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas do simulado da História Mundial sobre O Homem e as Primeiras Civilizações Orientais:

01.

1. Origem divina / textos revelados.

2. Códigos escritos para normatização das relações sociais.

3. Lei de Talião.

4. Direitos desiguais perante a lei.

5. Rigorosidade dos castigos.

02. a) Espera-se que o candidato aponte os seguintes significados da Revolução Neolítica:

– Sedentarização

– Agricultura

– Cidades

b) Espera que o candidato possa apontar os seguintes problemas conceituais:

– Está permeado de eurocentrismo.

– Utiliza um critério restrito de classificação cultural – a escrita.

– Classifica as sociedades ágrafas como sendo a históricas.

03. e;

04. d;

05. d;

06. d;

07. d;

08. a;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário