20 Exercícios sobre a América Latina e Conflitos no Século XX para o 9° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre a América Latina e Conflitos no Século XX para o 9° Ano do Ensino Fundamental:

01. A Primeira Guerra Mundial envolveu as nações que forneciam produtos industrializados.

02. Brasil, México, Chile e Argentina;

03. O capital estrangeiro, principalmente o norte-americano, tornou-se essencial para o desenvolvimento, porém aumentou a dívida externa, gerando uma maior dependência em relação aos credores.

04. A situação de pobreza em que o povo vivia, principalmente no campo, era predominante.

05. O México viveu uma longa ditadura sob Porfirio Díaz, que começou em 1876 e se estendeu até 1911.

06. Em 1910, eclodiu uma revolução liderada por Francisco Madero, um grande proprietário de terras, que convocou o povo a lutar contra o regime ditatorial. Os camponeses, liderados por Emiliano Zapata e Pancho Villa, uniram-se ao movimento, resultando na deposição e expulsão de Porfirio Diaz do país.

07. Zapata e Villa foram assassinados, e a guerra civil chegou ao fim.

08. Cuba enfrentou governos ditatoriais, e sua economia era totalmente controlada pelos Estados Unidos.

09. Ernesto Che Guevara e Fidel Castro;

10. A União Soviética começou a instalar mísseis em Cuba, levando os Estados Unidos a ameaçar usar sua força nuclear para impedir. Os soviéticos recuaram e o governo norte-americano comprometeu-se a não invadir a ilha.

11. A queda do socialismo no Leste Europeu e a desintegração da União Soviética deixaram o governo de Fidel Castro sem apoio econômico.

12. Allende iniciou seu programa de reformas com o objetivo de transformar o Chile em um país socialista.

13. Os Estados Unidos bloquearam o crédito para o Chile e apoiaram a reação contra o governo de Allende.

14. O país entrou em um período turbulento, marcado por grande repressão. Um novo governo foi estabelecido por uma junta militar liderada por Pinochet. As empresas nacionalizadas foram devolvidas e foi permitida a entrada de capital estrangeiro.

15. Na década de 1930, a família Somoza assumiu o controle do poder na Nicarágua, apoiada pelos conservadores e pelo governo dos Estados Unidos. Esse domínio durou 45 anos. Em 1936, Anastácio Somoza assumiu a Presidência de forma ditatorial, apropriando-se de grande parte das riquezas do país.

16. Grupos guerrilheiros, estudantes, intelectuais, alguns padres e elementos da burguesia começaram a exigir a redemocratização do país. Essa situação favoreceu a Frente Sandinista de Libertação Nacional, uma organização guerrilheira fundada em 1961 por intelectuais marxistas.

17. O assassinato do jornalista Pedro Chamorro, proprietário de um jornal que se opunha ao governo, ocorreu.

18. Ele iniciou a reforma agrária, estabeleceu um exército popular, implementou um programa de alfabetização em massa e melhorou o sistema de saúde.

19. Todos eles eram socialistas e adotaram medidas para melhorar a situação social e econômica de seus países.

20. A

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário