Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Barroco no Brasil para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01 sobre Barroco no Brasil: U.E. Ponta Grossa-PR – O termo Barroco denominou manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700.
Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época. Entre as vozes do Barroco brasileiro figuram:
01. Cláudio Manuel da Costa 08. Tomás Antônio Gonzaga
02. Gregório de Matos 16. Padre Antônio Vieira
04. Manuel Botelho de Oliveira
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 02. (Elite) Uma das grandes questões debatidas sobre as manifestações culturais durante o período colonial brasileiro é a seguinte: teríamos uma cultura própria ou seríamos o resultado de uma cultura transplantada da metrópole (Portugal) para a colônia (Brasil)?
Muito se debateu sobre isso. Hoje, acredita-se que houve a interação de ambos os fatores. É inegável a influência europeia — e, mais especificamente, portuguesa — sobre o Brasil. Mas não podemos desconsiderar a influência indígena e negra: se essas não deixaram registros escritos nos momentos iniciais da colônia, não significa que não tenham contribuído na formação cultural do Brasil.
A respeito disso, responda:
a) No campo da literatura, havia condições favoráveis em sua produção durante o período colonial?
b) O saber jesuítico foi uma contribuição à cultura brasileira? Exemplifique.
Questão 03 sobre Barroco no Brasil: (UFRGS) Considere as afirmações abaixo:
I. Barroco literário, no Brasil, correspondeu a um período em que o incremento da atividade mineradora proporcionou o desenvolvimento urbano e o surgimento de uma incipiente classe média formada por funcionários, comerciantes e profissionais liberais.
II. Uma das feições da poesia barroca era o chamado conceptismo — exploração de conceitos e ideias abstratas através de evoluções engenhosas do pensamento.
III. A ornamentação da linguagem, que caracterizou o Barroco brasileiro, pode ser identificada pelo uso repetido de jogos de palavras, pela construção frasal e pelo emprego da antítese.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Questão 04. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Questão 05 sobre Barroco no Brasil: (Mackenzie – Elite) Ao Barroco brasileiro pertencem:
a) Camões e Gil Vicente.
b) Antônio Vieira e Gregório de Matos.
c) Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d) Gandavo e Camões.
e) Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.
Questão 06. (UFV-MG) Considere as afirmações que se seguem.
Todas elas vinculam a poesia de Gregório de Matos aos princípios estéticos e ideológicos do Barroco brasileiro, exceto:
a) a vertente lírica da poética de Gregório de Matos cultuou o amor feito de pequenos afetos, da meiga ternura e dos torneios gentis, tendo como cenário o ambiente campestre e pastoril.
b) o “Boca do Inferno” insurgiu-se não só contra os desmandos administrativos e políticos da Bahia do século XVII, mas contra o próprio ser humano, que, na concepção do poeta, é por natureza corrupto e mau.
c) os poemas religiosos de Gregório de Matos fundiram a contemplação da divindade, o complexo de culpa, o desejo de arrependimento e o horror de ser pó, sensações, enfim, frequentes no atormentado espírito barroco.
d) o significado social do Barroco brasileiro foi marcante, uma vez que a poesia de Gregório de Matos revestiu-se de alto sentido crítico aos vícios e violências da sociedade colonial.
e) a produção literária de Gregório de Matos dividiu-se entre a temática lírico-religiosa e uma visão crítica das mazelas sociais oriundas do processo de colonização no Brasil.
Questão 07 sobre Barroco no Brasil: (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.
Como bom barroco e oportunista que era, este poeta de um lado lisonjeia a vaidade dos fidalgos e poderosos, de outro investe contra os governadores, os “falsos fidalgos”. O fato é que seus poemas satíricos constituem um vasto painel ……………….., que …………….. compôs com rancor e engenho ainda hoje admirados pela expressividade.
a) do Brasil do século XIX – Gregório de Matos
b) da sociedade mineira do século XVIII – Cláudio Manuel da Costa
c) da Bahia do século XVII – Gregório de Matos
d) do ciclo da cana-de-açúcar – Antônio Vieira
e) da exploração do ouro em Minas – Cláudio Manuel da Costa.
Questão 08. (UEL) Identifique a afirmação que se refere a GREGÓRIO DE MATOS.
a) No seu esforço de criação da comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as ideias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracterizava o estilo da época.
e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seu talento não se restringia ao lirismo amoroso.
Questão 09. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.
Padre Antônio Vieira é um dos principais autores do …………., movimento em que o homem é conduzido pela ……… e que tem, entre suas características, o ………, com seu jogo de palavras, de imagens e de construção, e o …………, o uso de silogismo, processo racional de demonstrar uma asserção.
a) Gongorismo – exaltação vital – cultismo – preciosismo
b) Conceptismo – fé – preciosismo – gongorismo
c) Barroco – depressão vital – conceptismo – cultismo
d) Conceptismo – depressão vital – gongorismo – preciosismo
e) Barroco – fé – cultismo – conceptismo
Questão 10 sobre Barroco no Brasil: (UFV-MG) Leia atentamente o fragmento do sermão do Padre Antônio Vieira:
A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande […]. Os homens, com suas más e perversas cobiças, vêm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. Tão alheia cousa é não só da razão, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidadãos da mesma pátria, e todos finalmente irmãos, vivais de vos comer.
(VIEIRA, Antônio. Obras Completas do Padre Antônio Vieira: sermões. Prefaciados e revistos pelo Pe. Gonçalo Alves. Porto: Lello e Irmão — Editores, 1993. v. III, p. 264-265.)
O texto de Vieira contém algumas características do Barroco. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que não se confirmam essas tendências estéticas.
a) O culto do contraste, sugerindo a oposição bem / mal, em linguagem simples, concisa, direta e expressiva da intenção barroca de resgatar os valores greco-latinos.
b) A tentativa de convencer o homem do século XVII, imbuído de práticas e sentimentos comuns ao semipaganismo renascentista, a retomar o caminho do espiritualismo medieval, privilegiando os valores cristãos.
c) A presença do discurso dramático, recorrendo ao princípio horaciano de “ensinar deleitando” — tendência didática e moralizante, comum à Contrarreforma.
d) O tratamento do tema principal — a denúncia à cobiça humana — através do conceptismo, ou jogo de ideias.
e) A utilização da alegoria, da comparação, como recursos oratórios, visando à persuasão do ouvinte.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína