Lista de Exercícios sobre a Poesia e Literatura Barroca com Gabarito

Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Poesia e Literatura Barroca para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!

Questão 01 sobre Poesia e Literatura Barroca: (Mackenzie)

“Não vira em minha vida a formosura,
Ouvia falar nela cada dia,
E ouvida me incitava, e me movia
A querer ver tão bela arquitetura:
Ontem a vi por minha desventura
Na cara, no bom ar, na galhardia
De uma mulher, que em anjo se mentia;
De um sol, que se trajava em criatura:
Matem-me, disse eu, vendo abrasar-me,
Se esta cousa não é, que encarecer-me
Sabia o mundo, e tanto exagerar-me!
Olhos meus, disse então por defender-me,
Se a beleza heis de ver para matar-me,
Antes olhos cegueis, do que eu perder-me.”

O soneto é representativo da estética:
a) barroca.
b) simbolista.
c) romântica.
d) parnasiana.
e) árcade


Questão 02. (UFV – adap. – Elite) Leia o texto:

“Goza, goza da flor da mocidade,
que o tempo trota a toda ligeireza,
e imprime em toda flor sua pisada.
Ó não aguardes que a madura idade
te converta essa flor, essa beleza,
em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.”

Os tercetos acima ilustram:
a) caráter de jogo verbal próprio da poesia lírica do séc. XVI, sustentando uma crítica à preocupação feminina com a beleza.
b) jogo metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do momento.
c) estilo pedagógico da poesia neoclássica, ratificando as reflexões do poeta sobre as mulheres maduras.
d) as características de um romântico, porque fala de flores, terra, sombras.
e) uma poesia que fala de uma existência mais materialista do que espiritual, própria da visão de mundo nostálgico-cultista.


Questão 03 sobre Poesia e Literatura Barroca: (UEL)

“Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te.”

A estrofe acima enquadra-se no estilo:
a) arcádico, pela simplicidade da expressão coerente com a idealização da natureza.
b) simbolista, pela utilização de elementos do mundo exterior para representação de um estado de espírito.
c) romântico, pela frouxidão do verso e o desencanto em relação à condição humana.
d) parnasiano, pela construção apurada do verso.
e) barroco, pelo jogo de conceitos tradutores de angústia metafísica e religiosa.


Questão 04. (UFLA-MG) A opção que não apresenta características do Barroco é:

a) sentimento trágico da existência, desengano, desespero.
b) gosto pela grandiosidade, pela pompa, pela exuberância e pelo luxo.
c) gosto de cenas e descrições horripilantes, monstruosas, cruéis; arte da morte e dos túmulos.
d) tentativa de conciliar polos opostos: o ideal cristão medieval e os valores pagãos do renascimento.
e) a natureza é a fonte perene de alegria, de beleza e de perfeição; retorno aos modelos greco-latinos.


Questão 05 sobre Poesia e Literatura Barroca: (Objetivo-SP) Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta.

a) O cultismo opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.

b) O cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e até no mesmo texto os dois elementos.

c) O cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas, silogismos, paradoxos.

d) O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como Gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.

e) Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini, e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.


Questão 06. (Fuvest) O bifrontismo do homem, santo e pecador; o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores — são traços constantes da:

a) composição poética parnasiana.
b) poesia simbolista.
c) produção poética arcádica de inspiração bucólica.
d) poesia barroca.
e) poesia condoreirista.


Questão 07. (USF-SP)

“Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te”.

Conforme sugere o excerto acima, o poeta barroco não raro expressa:
a) medo de ser infeliz; uma imensa angústia em face da vida, a que não consegue dar sentido; a desilusão diante da falência de valores terrenos e divinos.

b) a consciência de que o mundo terreno é efêmero e vão; o sentimento de nulidade diante do poder divino.

c) a percepção de que não há saídas para o homem; a certeza de que o aguardam o inferno e a desgraça espiritual.

d) a necessidade de ser piedoso e caritativo, paralela à vontade de fruir até as últimas consequências o lado material da vida.

e) a revolta contra os aspectos fatais que os deuses imprimem a seu destino e à vida na terra.


Questão 08 sobre Poesia e Literatura Barroca: CEETPS-SP – Sobre as características barrocas desse soneto, considere as afirmações abaixo:

I. Há nele um jogo simétrico de contrastes, expresso por pares antagônicos como Sol/ Lua, dia/noite, luz/sombra, tristeza/alegria, etc., que compõem a figura da antítese.

II. Esse é um soneto oitocentista, que cumpre os padrões da forma fixa, que são: rimas ricas, interpoladas nas quadras (“A-B-A-B”) e alternadas nos tercetos (“AB-B-A”).

III. O tema do eterno combate entre elementos mundanos e forças sagradas é indicado, ali, por “ignorância do mundo” e “qualquer dos bens”, por um lado, e por “constância”, “alegria” e “firmeza”, de outro.

A respeito de tais afirmações, deve-se dizer que:
a) somente I está correta.
b) somente II está correta.
c) somente III está correta.
d) somente I e III estão corretas.
e) todas estão corretas.

Deixe um comentário