Protozooses – Atividades sobre as Doenças Causadas por Protozoários

Protozooses : Texto para a próxima Questão:

 

Leia os versos da música “Águas de Março”, de Tom Jobim,

para responder à(s) questão(ões).

É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração

(www.radio.uol.com.br)

 

O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical

1) (Unesp/2014) A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da

a) malária, adquirida pela picada de mosquitos que ocorrem em regiões quentes e úmidas.

b) febre tifoide, adquirida por ingestão de água de poços e açudes que receberam águas trazidas pelas enxurradas e contaminadas por fezes de pessoas infectadas.

c) dengue, adquirida pela picada de mosquitos que são mais numerosos na época das chuvas.

d) esquistossomose, adquirida através do contato com água de lagoas que se formam com as chuvas, nas quais podem ocorrer caramujos vetores da doença.

e) leptospirose, causada por vírus presente na urina dos ratos, que se mistura com as águas de enchentes provocadas pelas chuvas.

 

 

2) Protozooses: (fatec/2012) A toxoplasmose, parasitose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e também conhecida como “a doença do gato”, pode ser assintomática ou causar lesões na retina que podem evoluir para a cegueira, além de graves problemas no miocárdio, fígado e músculos. Pode ser adquirida ou transmitida congenitamente, o que acarreta abortos ou nascimentos de fetos malformados.

O protozoário parasita causador dessa doença pode infectar a maioria dos animais de sangue quente, como bois, porcos, carneiros, cabras, gatos e aves. Estima-se que a toxoplasmose ocorra em pelo menos um terço da população humana mundial, principalmente em locais quentes, úmidos, com condições sanitárias desfavoráveis, devido ao efeito favorecedor dessas condições ambientais na maturação dos oocistos (ovos) depositados no solo pelos animais contaminados, conforme o ciclo de vida do parasita esquematizado a seguir:

Sobre essa doença um estudante fez as afirmativas seguintes:

i. O agente etiológico da toxoplasmose é o gato.

ii. O agente transmissor da toxoplasmose é o protozoário Toxoplasma gondii.

iii. A toxoplasmose pode ser evitada não se comendo carne malpassada.

iV. A falta de saneamento favorece a penetração das larvas do Toxoplasma através da pele dos animais de sangue quente.

É correto o que se afirma apenas em

a) ii. c) i, ii e iii. e) iii e iV.

b) iii. d) i, ii e iV.

 

 

3) (Unicamp/2013) A história da doença de chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, carlos chagas (1878-1934) comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos.

A doença de chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de garapa.

a) indique o agente causal da doença de chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por chagas.

b) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. como seria possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos?

 

 

4) Protozooses: (Ufpa/2013) Problemas ambientais como desmatamento e mudanças climáticas (com longos períodos de seca e enchentes) podem levar à redistribuição de doenças endêmicas. Os fatores mencionados relacionam-se, respectivamente, às seguintes doenças:

a) dengue e raiva.

b) cólera e hepatite c.

c) febre amarela e doença de chagas.

d) leishmaniose e febre amarela.

e) malária e leptospirose.

 

 

5) Protozooses : (UEG/2012) A incidência na população brasileira de toxoplasmose e leptospirose é preocupante. Anualmente, são notificados mais de quatro mil casos de leptospirose – e a taxa de mortalidade é de cerca de 12%, de acordo com o Ministério da Saúde. Já a toxoplasmose é uma infecção humana discreta, que atinge mais de 60% da população. Os agentes causadores da toxoplasmose e da leptospirose são, respectivamente,

a) bactéria-fungo.

b) protozoário-bactéria.

c) protozoário-vírus.

d) vírus-bactéria.

 

Bacterioses – Exercícios sobre Doenças Causadas por Bactérias.

 

6) Protozooses : (Pucsp/2010) Malária (I), febre amarela (II), mal de chagas (III) e síndrome da imunodeficiência adquirida (IV) são algumas das doenças que ocorrem em humanos. I e III são causadas por (A), enquanto II e IV são causadas por (B). As letras A e B nas lacunas devem ser preenchidas correta e, respectivamente, por

a) bactérias e vírus.

b) protozoários e vírus.

c) protozoários e bactérias.

d) bactérias e protozoários.

e) vírus e protozoários.

 

 

7) (Uepb/2013) Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nos dias atuais a saúde não é conceituada apenas pela ausência de doenças. A saúde e avaliada sob aspectos físicos e mentais, individuais e sociais, éticos e morais e, ainda, pela limpeza e pela conservação ambiental. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Para evitar as protozoonoses conhecidas como esquistossomose, ascaridíase e ancilostomíase, não são necessárias informações sobre hábitos de higiene e de saneamento básico.

b) É um erro dos estudiosos afrmarem que o saneamento básico, como rede de esgoto ou fossa, faz parte da profilaxia das teníases, pois esses vermes são transmitidos pela carne de boi ou de porco.

c) A amebíase é transmitida por água e alimentos contaminados com fezes humanas, contendo cistos do protozoário. Nesse caso, saneamento básico é uma das formas mais importantes de prevenção.

d) Uma das medidas para evitar surtos de doença de chagas é a melhoria da potabilidade da água.

e) O consumo de alimentos orgânicos é mais saudável, pois estes não podem ser infestados por protozoários.

 

 

8) Protozooses: (Uema/2014) Os protozoários apresentam uma grande variedade de formas e habitats, além de serem causadores de doenças em animais como é o caso da Doença de chagas. Dentre as doenças transmissíveis emergentes e reemergentes no Brasil, destaca-se a rápida disseminação da AiDS, da tuberculose e da hanseníase. Entende-se por doença reemergente aquela que, após uma baixa prevalência, volta a apresentar altos índices de infecção na população. Das doenças abaixo, aquela considerada protozoose reemergente é

a) Elefantíase. d) Tripanossomíase.

b) candidíase. e) Esquistossomíase.

c) Ascaridíase.

 

 

9) (Unesp/2013) Em determinada região do nosso país, o sistema de saúde verifcou um crescente número de mortes por problemas cardíacos, sobretudo em pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos. Tais mortes não estavam relacionadas a históricos de sobrepeso ou hipertensão. investigado o problema, verificou-se que há décadas a população não contava com condições adequadas de moradia. Muitas das casas eram de pau a pique e estavam infestadas de insetos. Segundo os sanitaristas, as mortes deviam-se a uma parasitose endêmica na região. Pode-se afirmar que, mais provavelmente, a parasitose em questão é causada por organismos da espécie

a) Plasmodium vivax.

b) Trypanosoma cruzi.

c) Triatoma infestans.

d) Taenia solium.

e) Schistosoma mansoni.

 

 

10) Protozooses: (Pucsp/2012) Abaixo são apresentadas três informações a respeito de um parasita humano:

i. tem como hospedeiro intermediário um inseto;

ii. a doença causada por esse parasita é adquirida por contato com as fezes do hospedeiro intermediário;

iii. o parasita instala-se no músculo cardíaco, provocando insuficiência no funcionamento do coração.

Os itens i, ii e iii têm relação com o protozoário

a) Plasmodium falciparum e com o mal de chagas.

b) Trypanosoma cruzi e com o mal de chagas.

c) Plamodium falciparum e com a malária.

d) Trypanosoma cruzi e com a malária.

e) Leishmania brasiliensis e com o mal de chagas.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios simulados sobre Microbiologia.

 

Gabarito com as respostas das questões de microbiologia sobre Protozooses:

1) a; 2) b;

3)

a) O causador da doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi. Esse protoctista flagelado é transmitido ao homem por meio das fezes contaminadas do inseto hemíptero conhecido popularmente por barbeiro ou chupança.

b) O consumo de açaí ou garapa pode transmitir o protoctista porque, durante o processo desses alimentos e bebidas ocorre a moagem. Junto com os vegetais podem estar barbeiros, ou suas fezes contaminadas com o T. cruzi. A melhor forma de se evitar essa via de transmissão é a cuidadosa lavagem dos produtos antes de serem processados para o consumo humano ou então submeter tais alimentos ao processo de pasteurização.

4) e; 5) b; 6) b; 7) c; 8) d; 9) b; 10) b

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.