10 Atividades sobre Sinais de Pontuação para o 9° Ano

Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Atividades sobre Sinais De Pontuação para o 9° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Para que servem os Sinais de Pontuação?
Os sinais de pontuação são como sinais de trânsito para as palavras. Eles nos ajudam a saber como ler uma frase e a entender a mensagem que ela está tentando passar. Por exemplo, o ponto final indica que a frase acabou, enquanto o ponto de exclamação mostra que algo é importante ou emocionante. Eles também nos ajudam a fazer pausas na leitura, como quando usamos vírgulas e ponto e vírgula. Assim, os sinais de pontuação ajudam a manter a coesão, coerência e boa compreensão na comunicação escrita.

Questão 01. Assinale as alternativas que apresentam pontuação correta.

A. – Espera aí, João, já passa da meia noite!
B. Quando chove então, falta, táxi na cidade.
C. Calou-se por um momento: atitude, aliás muito louvável!
D. – O que foi, meu filho?
E. – Conheço tudo: olhar, sorriso, cara de desejo e cara de tristeza.


Questão 02. Assinale a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido do anunciado:
a) os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;

b) alguns pesquisadores, que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;

c) torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;

d) a atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;

e) por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.


Questão 03. Assinale o exemplo em que há emprego incorreto da vírgula:

a) como está chovendo, transferi o passeio;
b) não sabia, por que todos lhe viravam o rosto;
c) ele, caso queira, poderá vir hoje;
d) não sabia, por que não estudou;
e) o livro, comprei-o por conselho do professor.


Questão 04.

tirinha Calvin coisa errada

O uso do sinal de reticências no 3º e 4º quadrinhos da tirinha sugere:

a) certa hesitação ou breve interrupção do pensamento.
b) movimento ou continuação de determinado fato.
c) ênfase uma palavra ou expressão.
d) palavras suprimidas numa frase transcrita.
e) certo prolongamento de ideia.


Questão 05. Observe:

1) depois de muito pedir
2) se fosse em outras circunstâncias
3) exigiam-me o que eu nunca tivera
4) fez primeiramente seus deveres

( ) obteve o que desejava;
( ) teria dado tudo certo;
( ) uma boa educação;
( ) depois foi brincar;

Assinale a alternativa que preencha mais adequadamente os parênteses:
a) (;) (,) (:) (;);
b) (,) (;) (:) (;);
c) (,) (,) (:) (;);
d) (?) (,) (,) (:);
e) (,) (;) (.) (;).


Questão 06. Assinale o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:

I – Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e entregou ao homem.
II – A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranquilo.
III – E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz diante de suas lembranças.
IV – Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.

a) I – IV;
b) II – III;
c) II – IV;
d) I – II;
e) I – III.


Questão 07. Assinale o trecho sem erro de pontuação:

a) vimos pela presente solicitar de V.Sas., que nos informe a situação econômica da firma em questão;

b) cientificamo-lo de que na marcha do processo de restituição de suas contribuições, verificou-se a ausência da declaração de beneficiários;

c) o Instituto de Previdência do Estado, vem solicitar de V.Sa. o preenchimento da declaração;

d) encaminhamos a V.Sa., para o devido preenchimento, o formulário em anexo;

e) estamos remetendo em anexo, o formulário.


Questão 08. Modelo Enem. No trecho a seguir, sobre o uso das aspas, é CORRETO afirmar que:

“Ela disse que tinha completado 18 anos e que ninguém mandava mais nela. A aula foi interrompida e ela, levada para a coordenação. No dia seguinte, ela veio com a mãe, pedindo que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.

a) Indica a fala do professor, literalmente como ele a proferiu.
b) Indica a fala do colunista do jornal que escreveu o texto.
c) Indica fala do professor de matemática, utilizando-se do discurso indireto.
d) Indica a fala do narrador da notícia, literalmente como ele a proferiu.
e) Está completamente inadequada nesta situação, tendo em vista não se tratar de uma citação alheia.


Questão 09. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Quando se trata de trabalho científico ___ duas coisas devem ser consideradas ____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece ___ a outra é o valor prático que possa ter.

a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula;
b) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;
c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;
e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula.


Questão 10. Assinale o item em que há erro de pontuação:

a) – Dona Sara, a senhora é nossa benfeitora.
b) Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o outro lado do mundo.
c) Peixadas, galinha de cabidela, tudo me recordava Dona sara.
d) Bandeira enfrentaria a orfandade, hoje.
e) João meu melhor amigo antecedeu-se na academia.

Deixe um comentário