10 Atividades sobre Sinais de Pontuação 9 ano com Gabarito

Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Sinais de Pontuação:

Resposta do exercício 01. E;

Resposta do exercício 02. A;

Resposta do exercício 03. No poema “Terra”, de Pignatari, os vocábulos associados à palavra “terra” estabelecem relações de coerência, revelando o contexto social que envolve a questão da divisão e do uso da terra. As palavras ter (posse), ara (trabalho com a terra), rara (terra para poucos), ainda que empregadas de forma não linear, são nexos que promovem sentido, mesmo sem a presença de conectores e pontuação, demonstrando / evidenciando, juntamente com o aspecto visual, o problema da má distribuição de terra vivido pelos brasileiros ainda nos dias de hoje.

Os espaços em branco atuam como indícios claros de que o poema —tal como a terra — pode ser “arado”, dividido, recortado. Tal utilização do espaço da página, os vocábulos constituídos de forma não convencional (como em “raraterra”, “araterra”) e a possibilidade de explorar sentidos tanto na leitura horizontal (tradicional) quanto na vertical caracterizam traços marcantes da poesia concreta no Brasil.

04. E;

05. A;

06. Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, província do Maranhão, filho de português com mestiça. Fez no Maranhão seus primeiros estudos e seguiu na sua juventude para Coimbra, onde completou sua formação. Regressando ao Maranhão, sentiu-se incompatibilizado em seu meio e seguiu para a Corte, no Rio de Janeiro.

07. A;

08. “Gosto e preciso de ti, mas quero logo explicar: não gosto porque preciso; preciso, sim, por gostar.”

09. A;

10. C;

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário