Lista com 16 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Gramática para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
O que é a Gramática?
A Gramática é a ciência que estuda as regras e estruturas da língua, ajudando a regular e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes. Ela permite analisar e preservar a língua, garantindo um uso adequado e coerente.
A Gramática é dividida em diferentes tipos, cada um com um objetivo específico: a normativa estabelece as normas corretas de escrita e fala, a descritiva descreve os fatos da língua e suas variações, a histórica estuda a origem e evolução de uma língua e a comparativa estabelece correspondências entre diferentes línguas.
É importante lembrar que, embora a Gramática forneça as regras, é o uso da língua pelos falantes que a movimenta e a mantém viva e mutável. Para se familiarizar mais com essa disciplina, uma lista de exercícios está disponível para testar seus conhecimentos e se preparar para avaliações
Questão 01. As orações subordinadas classificam-se em: substantivas, adjetivas e adverbiais.
Assinale a alternativa que contém uma adjetiva:
a) Reconheço [que agi mal.]
b) Há plantas [que são venenosas.]
c) Quero isto [ porque é justo.]
d) É conveniente [ que fique aqui.]
e) Acreditava-se [ que a terra fosse imóvel.]
Questão 02. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do período abaixo.
“Informaram aos candidatos que, ___________ , seguiam a comunicação oficial, o resultado e a indicação do local do exame médico, e que estariam inteiramente à ________ disposição para verificação.”
a) anexo – vossa
b) anexos – sua
c) anexo – sua
d) anexas – vossa
e) anexos – vossa
Questão 03. Assinale a alternativa correta, em relação ao significado dos termos em negrito e sublinhados.
a) “O conto é bem curto.” (qualidade)
b) “Eu até aceitaria seu presente, se não fosse tão caro.” (modo)
c) “Até as palavras não ditas possuem uma magia para aliviar a alma.” (intensidade)
d) “Até as palavras não ditas possuem uma magia para aliviar a alma.” (direção)
e) “Ficarei esperando você, ansiosa, até o amanhecer.” (tempo)
Questão 04. Em: _______ filme você assistirá à noite?
_______ doentes aquela enfermeira assistiu?
_______ o candidato pretende chegar?
_______ o esportista mais gosta?
_______ você aspira na vida?
Qual a alternativa que melhor preencheria as lacunas?
a) Que, a que, a que, que, a que.
b) Que, que, a que, que, que.
c) Que, a que, a que, de que, a que.
d) A que, a que, a que, de que, a que.
e) A que, que, a que, de que, a que.
Questão 05. Leia atentamente as frases e respondas as Atividades sobre Gramática para o 9º Ano:
I. Mário estudou muito e foi reprovado! (=mas)
II. Mário estudou muito e foi aprovado! (=por isso)
Em I e II, a conjunção e tem, respectivamente, valor:
a) adversativo e conclusivo.
b) aditivo e conclusivo.
c) adversativo e aditivo.
d) aditivo e aditivo
e) concessivo e causal.
Questão 06. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase abaixo. Quando se aproximava ___ tarde, logo depois do almoço, ___ moça largava ___ roupas secando, para, ___ cinco, voltar com o ombro entulhado, ___ casa, direto ___ engoma ___ ferro de carvão.
a) a – a – às – as – a – à – à
b) à – à – às – as – à – a – à
c) a – a – as – às – a – à – à
d) à – à – as – às – à – a – a
e) a – a – as – às – a – à – a
Questão 07. Assinale a oração cujo sujeito é inexistente.
a) Houve-se muito bem o rapaz na prova.
b) Havia falado sobre tal assunto.
c) Há de existir uma solução.
d) Não há possibilidade de êxito.
e) Havia-o por louco.
Questão 08. Indique a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase: “………. anos que o homem se pergunta: se não ……….medos, como ……….esperanças?”
a) Faz – houvesse – existiriam.
b) Fazem – houvessem – existiriam.
c) Faz – houvessem – existiria.
d) Fazem – houvesse – existiriam.
e) Faz – houvesse – existiria.
Questão 09. Modelo Enem. “O maniqueu não vê matizes e não admite que o avanço humano deva decorrer do conflito entre erros relativos, uma vez que os homens não sabem tudo.” (Fernando Pedreira) Se o autor, em vez de ter dito”… os homens não sabem tudo.”, tivesse dito “…os homens não sabemos tudo”, teria usado a figura de linguagem denominada:
a) metáfora.
b) pleonasmo.
c) silepse.
d) antítese.
e) eufemismo.
Questão 10. Em “o pranto em rio transforma…” ocorreu:
a) Metáfora.
b) Comparação.
c) Antítese.
d) Paradoxo.
e) Hipérbole.
Questão 11. Assinale a frase em que há erro de concordância:
a) “Os Sertões” possuem um sopro épico.
b) Promove-se festas beneficentes no meu colégio.
c) Fala-se de festas em que se assiste a filmes culturais.
d) Há dois anos, os Estados Unidos invadiram a Líbia.
e) Fui eu quem resolveu a adoção de tal medida.
Questão 12. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego das formas verbais.
“Nunca escreva um anúncio que você não gostaria que sua família lesse. Você não contaria mentiras para a sua própria esposa. Não conte para minha.” (David Ogilvy)
a) Caso a autor da frase preferisse usar o pronome tu, as formas verbais corretas seriam, respectivamente, escrevas, gostarias, lesses, contarias, conteis.
b) Os verbos escreva, contaria e conte estão sendo usados no pretérito perfeito do indicativo.
c) Se autor tivesse escolhido o pronome nós, as formas verbais corretas seriam, respectivamente, escrevemos, gostaríamos, lesses, contaríamos, contamos.
d) Os verbos gostaria e lesse estão sendo usados, respectivamente, no futuro do pretérito do indicativo e no pretérito imperfeito do subjuntivo.
e) Os verbos escreva e conte, se conjugados no imperativo afirmativo, na terceira pessoa do plural, teriam, respectivamente, as seguintes formas: escrevais e conteis.
Questão 13. Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas por prefixos com significação semelhante.
(A) metamorfose – metáfora – meteoro – malcriado
(B) apogeu – aversão – apóstata – abster
(C) síncope – simpatia – sobreloja – sílaba
(D) êxodo – embarcar – engarrafar – enterrar
(E) débil – declive – desgraça – decapitar
Questão 14. Assinale a alternativa correta:z
(a) Ela ri e não sabe por quê?
(b) Os motivos por que ela ri são esdrúxulos.
(c) Cada um ri porque gosta de rir.
(d) Você sabe por que ela ri?
(e) Todas estão certas.
Questão 15. Identifique a opção em que há uma oração substantiva completiva nominal:
(a) Seria oportuno que lhes pagassem os salários em atraso.
(b) A mulher precisava de que a ajudassem a subir no ônibus.
(c) O governo decidiu que o ICMS continuará vigorando.
(d) Este guia é quem nos acompanhará durante a excursão.
(e) A suspeita de que poderia ser reprovado, fê-lo estudar.
Questão 16. Assinale a alternativa correta quanto à classificação sintática das orações grifadas abaixo, respectivamente.
– Acredita-se que a banana faz bem à saúde.
– Ofereceram a viagem a quem venceu o concurso .
– Impediram o fiscal de que recebesse a propina combinada.
– Os patrocinadores tinham a convicção de que os lucros seriam compensadores.
(A) subjetiva – objetiva indireta – objetiva indireta – completiva nominal
(B) subjetiva – objetiva indireta – completiva nominal – completiva nominal
(C) adjetiva – completiva nominal – objetiva indireta – objetiva indireta
(D) objetiva direta – objetiva indireta – objetiva indireta – completiva nominal
(E) subjetiva – completiva nominal – objetiva indireta – objetiva indireta
Gabarito com as respostas das Atividades sobre Gramática para o 9º Ano do Ensino Fundamental:
01. B;
02. B;
03. E;
04. E;
05. A;
06. E;
07. D;
08. B;
09. C;
10. E;
11. B;
12. D;
13. B;
14. E;
15. E;
16. A;
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína