Lista de Atividades sobre Interpretação de Texto e Gramática para o 9º Ano

Lista com 12 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Interpretação de Texto e Gramática para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Sobre Interpretação de Textos e Gramática:

Interpretar textos é ler entre as linhas. É entender o que o autor realmente quer dizer além das palavras escritas. Para isso é muito importante conhecer a gramática da língua portuguesa.

A gramática é como um conjunto de regras que ensinam como usar as palavras, as frases e os parágrafos corretamente. Ela nos ensina como as palavras se relacionam entre si e como usá-las para que possamos nos comunicar de forma clara e precisa.
Se você quer se tornar um expert na interpretação de textos é importante estudar a gramática da língua portuguesa. Quanto mais você compreender as regras, mais fácil será ler, interpretar e escrever melhor e desta forma tirar ótimas notas nas avaliações, como no Enem, Vestibular e Concursos!


O Brasil é feito por nós?
Na escola, todo mundo está colecionando umas chapinhas de metal que se colam num álbum como se fossem figurinhas de papel. Nessas chapinhas vêm desenhados emblemas de equipes de futebol que se colam, no álbum, onde está escrito “times brasileiros”. Vêm também carros desenhados, que colamos onde está escrito “carros de competição”. E vêm frases em verde e amarelo que a gente cola onde está escrito “Nossa Pátria”. Algumas frases são: “O Brasil merece o nosso amor”, “Brasil, ame-o ou deixe-o”, e a chapinha mais repetida é “O Brasil é feito por nós”. Eu tenho muitas dessas e colei também na capa de vários dos meus cadernos.

Certa manhã, quando a primeira aula era de dona Ana Arata, eu estava com todos os meus cadernos em cima da carteira. Ela fez a chamada, enquanto eu pensava no meu campinho de botão envernizado, e começou a aula andando entre as carteiras:
– Hoje vamos falar de um assunto muito especial, que é o patriotismo. A necessidade e o dever que todos nós temos de amar e respeitar a pátria e as autoridades brasileiras. Nisso, a professora bateu os olhos no meu caderno e continuou:
– Por exemplo: está escrito aqui neste caderno: “O Brasil é feito por nós”. Não pode existir frase mais verdadeira do que essa. Sim, porque o Brasil é feito por todos nós. Os ricos, os pobres, os milionários e os miseráveis. Os brancos, os negros, os amarelos, os mestiços. É feito pelos alunos e pelos professores, pelos donos das empresas e pelos empregados. Sim, porque os que dão emprego aos seus pais fazem com que eles, trabalhando, também construam o país e criem vocês com amor, com decência, com moral e com respeito à grande terra brasileira. O Brasil é feito por cada um dos seus cidadãos. Do lixeiro ao médico, do faxineiro ao banqueiro, do garçom ao dono do restaurante, do dono de uma grande empresa até o seu mais humilde funcionário. Enfim, o Brasil é mesmo feito por nós!

A aula de dona Arata ficou nesse tema do patriotismo até tocar o sinal. E nesse dia não houve o debate, que era a única coisa de que eu gostava.
Eu nunca esqueci esse dia. Não sei se porque a aula começou quando ela olhou no meu caderno, quando eu pensava no meu campo de futebol envernizado, e viu “O Brasil é feito por nós”; ou se porque, quando deu o sinal, passou a mão na minha cabeça e me deu de presente uma figurinha adesiva onde Dom Pedro I gritava “Independência ou Morte” às margens do riacho Ipiranga, dizendo pra que eu colasse em meu caderno.
(Ricardo Soares, O Brasil é feito por nós? 5ªedição- São Paulo:Editora Atual, 1992 – Adaptação)

Questão 01.  Modelo Enem. Com relação aos elementos da narrativa presentes no texto, observa-se que o(s):

A. tempo que predomina na narrativa é o cronológico, pois o aluno narra um fato que está acontecendo na escola.

B. fatos são narrados pelo ponto de vista do narrador-personagem, o que caracteriza o foco narrativo na primeira pessoa do discurso.

C. espaço no qual o enredo se desenvolve classifica-se como paisagem por se tratar de uma sala de aula.

D. personagem principal do texto é a professora, já que os fatos ocorrem durante a sua aula.

E. enredo da narrativa trata da mania que os meninos têm de colecionar figurinhas.


Questão 02. No quinto parágrafo do texto, ocorre a enumeração de todos aqueles que fazem o Brasil. No que se refere a esse aspecto, pode-se afirmar que o(s):

A. Brasil deve ser feito por muita gente por causa das desigualdades sociais e étnicas.

B. brasileiros que mais ajudam a construir o Brasil são os empresários porque empregam o povo.

C. Brasil é feito com o esforço de toda a sua população, independente da etnia, religião ou classe social.

D. brasileiros, os quais parecem ser cidadãos, ajudam a construir o Brasil, que é feito por nós.

E. nosso país é feito por povos de origem diferente e que ainda preservam suas raízes.


Questão 03. A ideia principal do texto em estudo é a(o):

A. coleção de chapinhas de metal dos alunos de dona Ana Arata.
B. álbum de figurinhas de papel que os alunos estão colecionando.
C. desempenho que os alunos de dona Ana Arata têm em realizar as tarefas de classe.
D. necessidade e o dever de os brasileiros amar e respeitar sua pátria e suas autoridades.
E. lembrança do menino do dia em que dona Ana Arata lhe deu uma figurinha adesiva.


Questão 04. A alternativa em que a palavra destacada em negrito funciona como sujeito da oração é:

A. “Na escola, todo mundo está colecionando umas chapinhas de metal(…)”.
B. “Nessas chapinhas vêm desenhados emblemas de equipes de futebol(…)”.
C. “Nisso, a professora bateu os olhos no meu caderno(…)”.
D. “É feito pelos alunos(…)”.
E. “O Brasil é feito por cada um dos seus cidadãos”.


Questão 05. Leia o fragmento: “Eu tenho muitas dessas e colei também na capa de vários dos meus cadernos” . A palavra em destaque foi empregada para substituir a ideia expressa, no primeiro parágrafo do texto, como:

A. algumas frases: “O Brasil merece o nosso amor” e “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
B. frases em verde e amarelo onde está escrito “Nossa Pátria”.
C. umas chapinhas de metal com emblemas de equipes de futebol e de carros.
D. figurinhas de papel para colar num álbum.
E. chapinhas repetidas com a frase: “O Brasil é feito por nós”.


Questão 06. Em: “Na escola, todo mundo está colecionando umas chapinhas de metal que se colam num álbum como se fossem figurinhas de papel.” No que se refere ao trecho que está sublinhado, é correto afirmar que:

A. equivale a uma oposição.
B. indica uma certeza.
C. faz referência ao tempo.
D. corresponde a uma casualidade.
E. expressa ideia de comparação


Questão 07. Leia a seguinte frase: “A aula de dona Arata ficou nesse tema do patriotismo até tocar o sinal”. Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada foi empregada com sentido equivalente ao da frase acima.

A. Cheguei e caminhei até o quadro.
B. Até a professora gostou da festa.
C. Ele até que falou que podia esperar.
D. Nós nos dissemos até já.
E. Esperamos até concluir a prova.


Questão 08. Observe os seguintes pares de palavras retirados do quinto parágrafo do texto: “Os ricos, os pobres/ os milionários e os miseráveis/ Os brancos, os negros(…)”. Em cada um desses pares existe uma relação de:

A. oposição.
B. conclusão.
C. inclusão.
D. ordem.
E. alternância.


Questão 09. Em: “Ela fez a chamada, enquanto eu pensava no meu campinho de botão envernizado, (…)”. A palavra destacada em negrito expressa entre as duas frases a seguinte ideia:

A. o menino pensava em seu campinho, pois a professora fazia a chamada. B. a professora só fez a chamada, porque o menino pensava no seu campinho.
C. ora o menino ouvia a chamada, ora ele pensava no campinho de botão envernizado.
D. o menino pensava no campinho envernizado no momento em que a professora fazia a chamada.
E. a professora fazia a chamada, portanto o menino pensava no campinho de botão envernizado.


Questão 10. Leia o trecho abaixo para responder.

“– Hoje vamos falar de um assunto muito especial, que é o patriotismo. A necessidade e o dever que todos nós temos de amar e respeitar a pátria e as autoridades brasileiras.” No que se refere à classe gramatical das palavras sublinhadas, assinale a alternativa correta.

A. de e e são preposições.
B. dever e respeitar são verbos.
C. necessidade e brasileiras são substantivos.
D. hoje e muito são advérbios.
E. muito e todos são pronomes indefinidos.


Questão 11. Em: “O Brasil é feito por nós”. Essa frase está na voz passiva. Transpondo a frase para a voz ativa, a resposta correta passará a ser:

A. Nós podemos fazer o Brasil.
B. Todos nós fazemos o Brasil.
C. Nós fazemos o Brasil.
D. O Brasil será feito por nós.
E. O Brasil é feito por todos.


Questão 12. No último parágrafo do texto, o menino diz que nunca esqueceu aquele dia e, mesmo indeciso, cita algumas razões pelas quais ele nunca esquecera. Sobre essas razões, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A professora ter olhado o caderno dele quando a aula começou.
II. O menino estar pensando no seu campinho envernizado, quando a professora olhou o seu caderno.
III. A professora ter passado a mão na cabeça do aluno.
IV. A decisão do menino em colar a figurinha recebida pela professora.
V. O menino ter ganhado de presente da professora uma figurinha adesiva, após ter dado o sinal.

A. Somente I, II e III estão corretas.
B. Somente II, III e IV estão corretas.
C. Somente III, IV e V estão corretas.
D. Somente I, II, III e V estão corretas.
E. Somente I, II, III e IV estão corretas.

Gabarito com as respostas das Atividades sobre Interpretação de Texto e Gramática para o 9º Ano do Ensino Fundamental:

01. B;
02. C;
03. D;
04. C;
05. E;
06. E;
07. E;
08. A;
09. D;
10. D;
11. C;
12. D;

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário