Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre o Estilo Barroco para passar no Vestibular:
Gabarito do exercício 01. A) “Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa (em que o trigo caiu) representam os diferentes corações dos homens.” Nesse período, são “lançados” ou “disseminados” os elementos. Na “recolha”, eles são retomados um a um para que sejam comparados aos diversos “corações” ou tipos de homens, que, conforme sua natureza, receberam de forma diferente a palavra de Deus, representada pela metáfora do trigo: os espinhos são os homens que se preocupam com seus próprios interesses materiais e são egoístas; as pedras representam os homens insensíveis, duros de coração; os caminhos são os homens insatisfeitos e intranquilos com o fluxo do tempo e das coisas da vida; a terra boa são os homens que aceitam de bom coração a palavra de Deus.
B) Na alegoria do Padre Antônio Vieira, a comparação, ou melhor, a metáfora básica, que sustenta todo o desenvolvimento do trecho e as demais comparações, é aquela extraída do texto bíblico e, também, usada como epígrafe do sermão: Semen est verbum Dei – “a palavra de Deus é semente”.
Gabarito do exercício 02. A;
Gabarito do exercício 03. B;
Gabarito do exercício 04. D;
Gabarito do exercício 05. A;
Gabarito do exercício 06. E;
Gabarito do exercício 07. a) Disseminação:
“Tem o primeiro A, nos arvoredos
(…)
Tem o segundo A, nos ares puros
(…)
Tem o terceiro A, nas águas frias,
(…)
O quarto A, no açúcar deleitoso”
No momento de recolha o poeta não manteve a mesma ordem da disseminação, ou seja, retomou os elementos assimetricamente.