Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Romantismo no Brasil para o Ensino Médio com Gabarito!
Questão 01. Leia o trecho abaixo, extraído de Navio Negreiro, de Castro Alves, e as alternativas.
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
“Era um sonho dantesco!… o tombadilho,
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros… estalar de açoite…
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar…
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!”
Nesse fragmento, o poeta:
I. denuncia a permanência do tráfico de escravos, embora esse tenha sido proibido pela Lei Eusébio de Queirós, de 1850.
II. descreve a luta dos negros, transportados no navio, contra os seus opressores, apontando para a possibilidade de libertação.
III. usa as exclamações como suporte para o tom de indignação e repúdio ao ato escravocrata.
IV. alude, com a expressão “sonho dantesco” ao “Inferno”, de A Divina Comédia, para enfatizar o drama dos condenados à escravidão.
As afirmativas CORRETAS são:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, III e IV.
Questão 02. (Enem–2009)
O sertão e o sertanejo
Ali começa o sertão chamado bruto. Nesses campos, tão diversos pelo matiz de cores, o capim crescido e ressecado pelo ardor do Sol transforma-se em vicejante tapete de relva, quando lavra o incêndio que algum tropeiro, por acaso ou mero desenfado, ateia com uma faúlha do seu isqueiro. Minando à surda na touceira, queda a vívida centelha. Corra daí a instantes qualquer aragem, por débil que seja, e levanta-se a língua de fogo esguia e trêmula, como que a contemplar medrosa e vacilante os espaços imensos que se alongam diante dela. O fogo, detido em pontos, aqui, ali, a consumir com mais lentidão algum estorvo, vai aos poucos morrendo até se extinguir de todo, deixando como sinal de avassaladora passagem o alvacento lençol, que lhe foi seguindo os velozes passos.
Por toda parte, a melancolia; de todos os lados, tétricas perspectivas. É cair, porém, daí a dias copiosa chuva, e parece que uma varinha de fada andou por aqueles sombrios recantos a traçar às pressas jardins encantados e nunca vistos. Entra tudo num trabalho íntimo de espantosa atividade. Transborda a vida.
TAUNAY, Alfredo. Inocência. São Paulo: Ática, 1993 (Adaptação).
O romance romântico teve fundamental importância na formação da ideia de nação. Considerando o trecho, é possível reconhecer que uma das principais e permanentes contribuições do Romantismo para a construção da identidade da nação é a
A) possibilidade de apresentar uma dimensão desconhecida da natureza nacional, marcada pelo subdesenvolvimento e pela falta de perspectiva de renovação.
B) consciência da exploração da terra pelos colonizadores e pela classe dominante local, o que coibiu a exploração desenfreada das riquezas naturais do país.
C) construção, em linguagem simples, realista e documental, sem fantasia ou exaltação, de uma imagem da terra que revelou o quanto é grandiosa a natureza brasileira.
D) expansão dos limites geográficos da terra, que promoveu o sentimento de unidade do território nacional e deu a conhecer os lugares mais distantes do Brasil aos brasileiros.
E) valorização da vida urbana e do progresso, em detrimento do interior do Brasil, formulando um conceito de nação centrado nos modelos da nascente burguesia brasileira.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:
A) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
C) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
D) o desejo de morrer como alívio para desilusão amorosa.
E) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude.
A imagem da morte aparece na palavra
A) embalsama.
B) infinito.
C) amplidão.
D) dormir.
E) sono.