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Orações Subordinadas Substantivas Atividades

1) Orações Subordinadas Substantivas: (Ueg 2013) No trecho “O crescimento econômico do Brasil, sua atuação crescente no cenário mundial, o sucesso alcançado com a redução da desigualdade social e a experiência de desenvolvimento oferecem lições importantes para os países africanos que, dessa forma, buscam cada vez mais a cooperação, assistência técnica e investimentos do Brasil”, são encontradas:

a) uma oração e um período composto por coordenação.

b) duas orações e um período composto por subordinação.

c) três orações e um período composto por coordenação.

d) quatro orações e um período composto por subordinação.

 

 

2) (Uece 2008) “Na ocasião em que ia passando, executava não sei que peça.” A oração sublinhada deve ser classificada como:

a) subordinada adjetiva.

b) coordenada assindética.

c) subordinada adverbial.

d) subordinada substantiva.

 

 

3) Orações Subordinadas Substantivas: (Ufsm 2000) Analise o período:

“Durante muitos anos, acreditei que os chimpanzés eram, no geral, bem mais legais do que nós.”

Se a segunda oração fosse substituída por uma reduzida, o período composto apresentaria a seguinte forma:

a) Durante muitos anos, acreditei no comportamento dos chimpanzés, que seriam, no geral, bem mais legais do que nós.

b) Durante muitos anos, acreditei que os chimpanzés seriam, no geral, bem mais legais do que nós.

c) Durante muitos anos, acreditei serem os chimpanzés, no geral, bem mais legais do que nós.

d) Durante muitos anos, acreditei que os chimpanzés fossem, no geral, bem mais legais do que nós somos.

e) Durante muitos anos, acreditei nos chimpanzés. Eles seriam, no geral, bem mais legais do que nós.

 

 

4) (Fatec 2008) Observe que a oração em destaque neste período exerce a função de objeto direto: Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam VESTIR-SE COM AS CORES DO PAÍS. Encontra-se oração com essa mesma função sintática na alternativa:

a) Esta outra independência não se fará num dia, mas pausadamente, para sair mais duradoura.

b) Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo.

c) Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração.

d) Não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.

e) As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga.

 

 

5) Orações Subordinadas Substantivas: (Fgv 2005) Assinale a alternativa cuja oração em destaque tem a mesma classificação sintática que a oração destacada no período: Frederick Douglass ensinou QUE A ALFABETIZAÇÃO É O CAMINHO DA ESCRAVIDÃO PARA A LIBERDADE.

a) … espero que não [as] tenhamos nestes [próximos] cem anos.

b) … um tipo de máquina do fracasso perpétuo que esmigalha os sonhos de geração a geração.

c) … os Estados Unidos se vangloriavam de ter um dos índices mais elevados de cidadãos alfabetizados no mundo.

d) Mas os colonizadores norte-americanos, compreendendo em que consiste a liberdade, não pensavam assim.

e) … solucionar os dilemas que nos perseguem.

 

Sintaxe do Período Composto Exercícios sobre a Relação entre Orações.

 

6) Orações Subordinadas Substantivas: (Ufmg 2008) “Há quem diga QUE as montanhas criam uma propensão ao ensimesmamento…” (ref. 5) Identifque a função do termo destacado nesse fragmento. Agora, assinale a alternativa em que o termo destacado exerce, na frase transcrita do texto, a mesma função.

a) … a reação é uma pálida […] concordância, que não vai além de um balançar de cabeça.

b) Acho folclórica a imagem de desconfiado, usurário e sonegador que o Brasil tem de nós.

c) Consta que herdamos a tão propalada desconfiança dos nossos antepassados…

d) Tão constrangida que parece esboçada apenas para não me desapontar…

 

 

7) (Ufrn 2003) Considere o trecho:

“Inspirados nas ideias defendidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein, DE QUE O MUNDO TODO, E NÃO SÓ A ESCOLA, É UM AMBIENTE DE APRENDIZADO, nossos governantes confundiram um pouco as coisas […]”.

A oração em destaque da frase anterior desempenha a mesma função sintática da oração destacada em:

a) Educadores têm certeza DE QUE A ESCOLA PÚBLICA PRECISA DE MUDANÇAS URGENTES.

b) Educadores desconfiam, conforme dizem os jornais, DE QUE HOUVE DESVIOS DE VERBAS DO FNDE.

c) A educação, DE QUE O INDIVÍDUO NECESSITA PARA SEU CRESCIMENTO PESSOAL, nem sempre está ao alcance de todos.

d) A educação DE QUE SE FAZ DEFESA VEEMENTE deve ser pública e gratuita.

 

 

8) Orações Subordinadas Substantivas: (CPCAR) As orações destacadas dos versos de Bocage podem ter a função de substantivo (1) ou adjetivo (2). Assinale a alternativa que apresenta a correlação incorreta.

a) “Envergonha-te ao menos De seres só feliz quando o permite (1)

O teu rival soberbo “Que doçura! Que encanto!

Este som faz que em êxtase me sinta!… (1)

Perdão para sua classe que ficou alucinada

 

b) “À cândida Filena estar unido

Julgastes que um pastor não merecia: (2)

A mais doce prisão de Amor partistes”

 

c) “Na mente vos observo: ei-lo a teu lado

Implorando ao Senhor, que os maus flagela,(2)

Perdão para o seu povo alucinado”

 

9) (Espcex (Aman) 2013) Assinale a alternativa correta quanto à classificação sintática das orações grifadas abaixo, respectivamente.

— Acredita-se que a banana faz bem à saúde.

— Ofereceram a viagem a quem venceu o concurso.

— Impediram o fscal de que recebesse a propina combinada.

— Os patrocinadores tinham a convicção de que os lucros seriam compensadores.

a) subjetiva – objetiva indireta – objetiva indireta – completiva nominal

b) subjetiva – objetiva indireta – completiva nominal – completiva nominal

c) adjetiva – completiva nominal – objetiva indireta – objetiva indireta

d) objetiva direta – objetiva indireta – objetiva indireta – completiva nominal

e) subjetiva – completiva nominal – objetiva indireta – objetiva indireta

 

 

10) Orações Subordinadas Substantivas: (UFAL) O verbo no infinitivo só NÃO é núcleo de oração reduzida em

a) Pode até enriquecer um idioma, ao permitir que se incorporem informações vindas de fora.

b) Não há qualquer motivo para falar “off’ em vez de desconto.

c) Não é preciso, porém, agir como Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto.

d) O risco de se cair no nacionalismo tosco e na xenofobia é evidente.

e) Já seria um avanço se as pessoas passassem a usar a palavra “entrega” em vez de “delivery”.

 

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Gabarito com as respostas do simulado de Gramática sobre Orações Subordinadas Substantivas:

1) b; 2) d; 3) c; 4) d; 5) a; 6) c; 7) a; 8) b; 9) a; 10) e

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