As Reações de Combustão do Petróleo e do Carvão Mineral Atividades

1) Reações de Combustão: (Puccamp) “Gás natural, gás liquefeito, gasolina e querosene são algumas das frações resultantes da …I… do petróleo. Pelo craqueamento de frações pesadas do petróleo, obtém-se etileno, utilizado em reações de …II… para a obtenção de plásticos.”

Completa-se corretamente a proposição quando I e II são substituídos, respectivamente, por:

a) decantação e polimerização.

b) filtração e combustão.

c) destilação fracionada e polimerização.

d) destilação fracionada e pirólise.

e) fusão fracionada e fatólise.

 

 

2) (Cesgranrio) Sabe-se que o termo petróleo significa ÓLEO DA PEDRA, visto que foi encontrado entre os poros de determinadas rochas sedimentares no subsolo. Sua formação se deu há no mínimo 10 milhões de anos e apresenta uma composição complexa formada por milhares de compostos orgânicos, predominantemente hidrocarbonetos.

Dentre as substâncias a seguir, a única que, industrialmente, NÃO é obtida diretamente a partir do petróleo é o(a):

a) butano.

b) querosene.

c) etanol.

d) óleo diesel.

e) gasolina.

 

 

3) (UERJ) Os vários componentes do petróleo são separados por um processo denominado destilação fracionada. Em sua destilação, alguns hidrocarbonetos são separados na ordem indicada no esquema abaixo.

A ordem de destilação desses componentes do petróleo está justificada pela seguinte afirmação:

a) Os alcanos são os hidrocarbonetos mais voláteis.

b) Os hidrocarbonetos são líquidos de baixo ponto de ebulição.

c) O aumento da massa molar dos hidrocarbonetos provoca uma maior volatilidade.

d) O ponto de ebulição dos hidrocarbonetos aumenta com o aumento da massa molar.

 

 

4) (Fuvest) No Brasil, o sal de cozinha e o gás de cozinha (mistura de propano e butano) são usualmente obtidos, respectivamente:

a) de jazidas desse sal e do petróleo.

b) de jazidas desse sal e do gás natural.

c) da água do mar e do lixo orgânico.

d) da indústria cloro-álcali e do gás natural.

e) da água do mar e do petróleo.

 

 

5) Reações de Combustão: (Puccamp/SP) Um dos componentes da gasolina é o octano, C8H18, cuja combustão incompleta produz CO. Admitindo-se que a combustão incompleta do octano é representada pela equação C8H18 + 11 O2 → 5 CO2 + 3 CO + 9 H2O a partir de 100 mols de octano, qual é o número de moléculas de CO obtido?

a) 30,0. d) 30,0 × 1023.

b) 300. e) 300 × 1023.

c) 18 × 1023.

 

Química e a Nomenclatura de Compostos Orgânicos Exercícios.

 

6) Reações de Combustão: (Enem) As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma experimental:

a) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.

b) a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.

c) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.

d) a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.

e) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.

 

 

7) (Uepg – 2013) Com relação ao petróleo e seus derivados obtidos por meio de destilação, assinale o que for correto.

01) O composto CH4 , o principal componente do gás natural veicular (GNV), corresponde a uma fração da destilação do petróleo.

02) O craqueamento do petróleo consiste na decomposição sob altas temperaturas de moléculas de hidrocarbonetos produzindo moléculas de hidrocarbonetos de menor peso molecular.

04) A octanagem da gasolina se refere à porcentagem em sua composição de hidrocarbonetos com cadeias de oito átomos de carbono, saturadas e alicíclicas.

08) O gás de cozinha, também denominado gás liquefeito de petróleo (GLP), é formado principalmente por propano e butano.

16) Na destilação do petróleo, os compostos obtidos nas primeiras frações apresentam cadeias maiores e mais estáveis.

 

 

8) Reações de Combustão: (UFPI) A imprensa denunciou a venda, nos postos autorizados, de gasolina adulterada (“batizada”) com solventes de ponto de ebulição mais altos, responsáveis pela formação de resíduos nocivos aos motores dos automóveis. Sabendo-se que a gasolina é rica em hidrocarbonetos com 7 a 9 átomos de carbono, escolha a opção cujo material, derivado do petróleo, poderia estar sendo usado como adulterante.

a) Gás natural (metano, um átomo de carbono).

b) Gás de cozinha (propano, butano. 3 e 4 átomos de carbono).

c) Éter de petróleo (pentanos. 5 átomos de carbono).

d) Querosene (undecanos a tetradecanos. 11 a 14 átomos de carbono).

e) Álcool hidratado (etanol, C2H7O).

 

 

9) (Upe) Um dos contaminantes do petróleo e do gás natural brutos é o H2S. O gás sulfídrico é originário de processos geológicos, baseados em diversos mecanismos físico-químicos ou microbiológicos, os quais necessitam de: uma fonte de enxofre, por exemplo, íons sulfato; um mediador, como as bactérias ou as elevadas temperaturas de subsuperfície, e um agente catalisador cuja presença alterará a velocidade da reação de oxiredução da matéria-orgânica. Um dos processos tecnológicos para a remoção do H2S no petróleo se baseia na sua reação com o oxigênio, conforme indicado na equação (I).

2 H2S(g) + O2(g) → 2 S(s) + 2 H2O(l) (I)

No entanto, com base na premissa econômica, é comum o lançamento contínuo de baixos teores de H2S diretamente na atmosfera, sem tratamento que acabam reagindo na atmosfera e retornando ao ambiente sob forma de SO2, conforme mostra a equação II, indicada a seguir:

H2S(g) + O3(g) → SO2(g) + H2O(l) (II)

Mainier, F. B.; Rocha, A.A. H2S: novas rotas de remoção química e recuperação de enxofre. 2º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo & Gás (Adaptado)

 

Dados: 2 H2S(g) + 3 O2(g) → 2 SO2(s) + 2 H2O(l) DH = –1124 kJ

3 S (s) + 2 H2O(l) → 2 H2S(g) + SO2(g) DH = +233 kJ

A seguir, são apresentadas quatro afirmativas associadas à contaminação do petróleo e do gás natural brutos com o H2S.

I. O tipo de processamento dado ao petróleo e ao gás natural pode contribuir para a formação da chuva ácida.

II. A oxidação do H2S com agentes oxidantes, como oxigênio, no tratamento do petróleo é um dos principais fatores que tem comprometido a existência da camada de ozônio.

III. O sulfato de cálcio (CaSO4) e/ou o sulfato de bário (BaSO4), presente(s) em sedimentos marinhos, serve(m) como fonte natural de SO42- para os mecanismos de geração de H2S que se misturam ao petróleo.

IV. Quando 16 kg de enxofre são produzidos, de acordo com a equação I, a variação de entalpia para a reação e a quantidade de calor produzido no tratamento oxidativo do H2S com o oxigênio são, respectivamente, DH = –530 kJ e 1,3 × 105 kJ.

Considerando as informações contidas no texto e o conhecimento acerca das temáticas envolvidas, está CORRETO apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

 

 

10) Reações de Combustão: (Uem) O grande dilema da utilização indiscriminada de petróleo hoje em dia como fonte de energia é que ele também é fonte primordial de matérias primas industriais, ou seja, reagentes que, submetidos a diferentes reações químicas, geram milhares de novas substâncias importantíssimas para a sociedade. A esse respeito, assinale o que for correto.

01) O craqueamento do petróleo visa transformar moléculas gasosas de pequena massa molar em compostos mais complexos a serem utilizados nas indústrias químicas.

02) A destilação fracionada do petróleo separa grupos de compostos em faixas de temperatura de ebulição diferentes. 04) A gasolina é o nome dado à substância n-octano, obtida na destilação fracionada do petróleo.

08) O resíduo do processo de destilação fracionada do petróleo apresenta-se como um material altamente viscoso usado como piche e asfalto.

16) Grande parte dos plásticos utilizados hoje em dia tem como matéria prima o petróleo.

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas das questões de química sobre Reações de Combustão:

1) c; 2) c; 3) d; 4) e; 5) c; 6) c;

7) 01 + 02 + 08 = 11

8) d; 9) d; 10) 02 + 08 + 16 = 26

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.