Simulado sobre o que São polímeros

01. O que São polímeros: (UFLA-MG–2009) Polímeros são compostos de elevada massa molecular e apresentam propriedades diferenciadas em relação às unidades que os constituem (monômeros); por isso, têm despertado interesse da indústria. Proteínas são polímeros (poliamidas) que possuem estrutura formada por reações de condensação entre monômeros de aminoácidos.

Esquema de uma proteína, em que R representa —H, —CH3 ou outro grupo de átomos. A representação genérica para os monômeros de aminoácidos é:

 

02. (UFV-MG) A poliacrilonitrila é um polímero conhecido simplesmente por acrílico. Ela pode ser transformada em fibras que entram na constituição de diversos tecidos, sendo inclusive misturada à lã. Parte da fórmula estrutural desse polímero é representada a seguir.

A partir da fórmula anterior, assinale a alternativa que contém o monômero utilizado no preparo da poliacrilonitrila.
A) CH2=CHCNCH2=CHCNCH2=CHCN
B) CH3CH2CN
C) CH2=CHCN
D) CH3=CHC≡N
E) CH3CN

 

 

03. (UFMG) O etileno, C2H4, pode ser obtido industrialmente pelo craqueamento de alcanos, como é mostrado a seguir.
C8H18 → CH4 + 2C2H4 + C3H6
O etileno é usado principalmente na fabricação do polietileno, um polímero dos mais utilizados no mundo. A reação de polimerização pode ser representada como mostra a figura:

Com relação ao exposto, assinale a afirmativa FALSA.
A) A polimerização do etileno envolve a formação de ligações simples.
B) O craqueamento de alcanos produz hidrocarbonetos de menor massa molar.
C) O etileno é o monômero da reação de polimerização.
D) O polietileno é um alqueno de massa molar elevada.

 

 

04. (UFTM-MG–2011) O amido é uma macromolécula formada a partir da interação de moléculas de glicose e funciona como reserva de energia nos vegetais, principalmente nas raízes. Quando o amido é ingerido pelo homem, sofre ação da enzima amilase, presente na saliva, e é convertido em glicose e carboidratos menores.

A reação da produção do amido a partir da glicose é classificada como polimerização por I, e aquela que ocorre pela ação da enzima amilase é denominada reação de II.
Assinale a alternativa que preenche, respectivamente:
as lacunas I e II.
A) condensação e hidrólise.
B) condensação e hidrogenação.
C) condensação e oxidação.
D) adição e hidrogenação.
E) adição e hidrólise.

 

 

05. O que São polímeros: (UFG–2010) A borracha de silicone MQ é um polimetilsiloxano que contém grupos metila, conforme a figura a seguir:

Com a introdução de alguns grupos vinila na molécula de MQ, obtém-se a borracha metil-vinil-siliconada, VMQ.

A borracha VMQ vulcaniza mais rapidamente que a borracha MQ, como consequência:
A) do aumento das unidades monoméricas.
B) da alternância entre grupos metil e vinil na cadeia polimérica.
C) da introdução de insaturação no polímero.
D) da maior massa molar do polímero VMQ.
E) dos encadeamentos lineares.

 

Simulado sobre Solução Tampão e Hidrólise Salina.

06. O que São polímeros: (UFTM-MG) Ao unir pequenas moléculas, produzindo outras bem maiores, obtêm-se os polímeros que estão presentes em inúmeros objetos do cotidiano, como embalagens, brinquedos, entre outros. A tabela fica completa se A, B e C forem, respectivamente:

A) propileno, poliestireno e isolante térmico.
B) tetrafluoretileno, policloreto de vinili deno e isolante térmico.
C) acrilonitrila, policloreto de vinilideno e tapetes.
D) etileno, polietileno e brinquedos.
E) cloreto de vinila, orlon e para-choque de automóvel.

 

 

07. (Enem) Há algum tempo, pesquisadores estudam os danos que podem ser causados pelo uso prolongado de utensílios plásticos que contenham ftalatos em suas composições, como copos, pratos, garrafões para água mineral e mamadeiras, que podem causar sérios danos à saúde, afetando, principalmente, a fertilidade e a capacidade reprodutiva.
Desde 2001, autoridades sanitárias brasileiras estão preocupadas com a comercialização de brinquedos de plásticos (provenientes de países asiáticos e utilizados, normalmente, por crianças), que contêm quantidades de substâncias perigosas à saúde, as quais se encontram acima do limite permitido pelo Inmetro. Foram detectados altos teores de ftalatos, substâncias a dicionadas ao polietileno para fornecer flexibilidade a esse material.
A fórmula estrutural do ftalato DMP está representada a seguir.

Recentemente, autoridades sanitárias canadenses e americanas proibiram o uso do Bisfenol–A, denominado BPA, também encontrado em utensílios, principalmente mamadeiras e brinquedos de plásticos, e usado sob a forma de policarbonato de Bisfenol-A para dar aos materiais maior resistência ao calor e ao impacto. Segundo pesquisas, o BPA altera as concentrações de hormônios e a capacidade reprodutiva de animais, além de provocar câncer.
Observe as representações das fórmulas estruturais do BPA e do policarbonato de BPA.

policarbonato de bisfenol-A

As substâncias DMP e BPA não devem ser utilizadas em utensílios domésticos porque:
A) o policarbonato de Bisfenol-A é muito solúvel em água, por isso contamina os alimentos.
B) ambas possuem potencial cancerígeno, devido à aromaticidade de suas moléculas.
C) o aquecimento, durante a fervura das mamadeiras que contêm BPA, não favorece a liberação dessa substância.
D) a BPA é solúvel em água devido à presença de grupos fenólicos, enquanto o polímero policarbonato de Bisfenol-A não se dissolve em água, pois a cadeia carbônica de caráter apolar é extensa.
E) grupos etéreos estão presentes em suas moléculas.

 

 

08. Uma empresa química brasileira iniciou, recentemente, a produção do plástico verde, em Triunfo, no Rio Grande do Sul, com grande interesse do mercado internacional. O plástico verde é um biopolímero, pois o etileno, matéria-prima usada na polimerização, provém da desidratação do etanol obtido durante a fermentação de carboidratos da cana-de-açúcar, ao contrário do método convencional, no qual o etileno é proveniente de derivados do petróleo.
O plástico verde tem a aparência e as propriedades de um polietileno comum. Ele pode ser usado na fabricação de qualquer produto que usa esse tipo de polímero: frascos, embalagens, sacolas, peças de automóveis e móveis, com a vantagem de contribuir positivamente para o desenvolvimento sustentável. A semelhança é tão grande que, para diferenciá-lo, a empresa vai colocar um selo onde se lê “I’m Green” (Sou Verde, em inglês).
Disponível em: <http: //economia.ig.com.br/empresas/industrias/brasil+larga+na+vanguarda+do+plastico+verde/n1237782705930.html>. Acesso em: 13 out. 2010 (Adaptação).

As equações a seguir representam as transformações químicas para obtenção do polietileno verde a partir de açúcares da cana-de-açúcar:

A utilização do plástico verde contribui positivamente para o desenvolvimento sustentável porque:
A) o polímero é biodegradável e permanece por um curto período de tempo no ambiente.
B) a produção do polímero não gera gases de efeito estufa.
C) o desenvolvimento da cana-de-açúcar sequestra dióxido de carbono atmosférico.
D) a produção do polímero consome menor quantidade de etileno.
E) o polímero pode ser reciclado.

 

 

09. O que São polímeros: (EFOA-MG–2006) O náilon 66 é um polímero cuja estrutura pode ser representada, de maneira simplificada, pela figura a seguir:

Durante sua produção, as fibras são esticadas até que as cadeias do polímero fiquem paralelas. Isso aumenta a resistência da fibra, pois formam-se ligações de hidrogênio entre cadeias vizinhas. Entre as figuras a seguir, aquela que representa a formação dessas ligações de hidrogênio é:

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

Gabarito com as respostas da atividades de química sobre O que São polímeros:

01. C;
02. C;
03. D;
04. A;
05. C;
06. B;
07. B;
08. C;
09. C

Deixe um comentário