Início / Química / Simulado sobre Separação de Misturas Químicas

Simulado sobre Separação de Misturas Químicas

1) Separação de Misturas Químicas: (Uem 2015) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Os processos mecânicos de separação, levigação e peneiramento têm como princípios de funcionamento, respectivamente, a diferença de densidade e a diferença de tamanho entre partículas sólidas.

02) Uma mistura azeotrópica entre água e etanol não pode ser separada por destilação simples, mas sim por destilação fracionada.

04) Numa torre de destilação fracionada de petróleo, os gases são retirados na parte superior da torre, e óleos pesados e asfalto, na parte inferior.

08) A recristalização é uma técnica de purificação de substâncias sólidas que leva em consideração a solubilidade da substância em função da temperatura do meio na qual está dissolvida.

16) A liquefação pode ser usada para extrair nitrogênio líquido do ar atmosférico.

 

 

2) (UEL – 2015) Leia o texto, analise a fgura a seguir e responda à(s) próxima(s) questão(ões).

No início do século XVII, a química começou a despontar como ciência, com base na química prática (mineração, purifcação de metais, criação de joias, cerâmicas e armas de fogo), química médica (plantas medicinais) e crenças místicas (busca pela Pedra Filosofal). A fgura abaixo representa a vista do interior de um laboratório de análise de minerais do fnal do século XVI, utilizado para amalgamação de concentrados de ouro e recuperação do mercúrio pela destilação da amálgama. O minério, contendo ouro e alguns sais à base de sulfeto, era  inicialmente tratado com vinagre (solução de ácido acético) por 3 dias; em seguida, era lavado e, posteriormente, esfregado manualmente com mercúrio líquido para formar amálgama mercúrio-ouro (detalhe B na figura). A destilação da amálgama para separar o ouro do mercúrio era realizada em um forno chamado atanor (detalhe A na figura).

Sobre os processos de obtenção de ouro empregados no final do século XVI, assinale a alternativa correta.

a) Ao considerar que o sal presente no minério é o PbS, o emprego do vinagre tem como finalidade  evitar a dissolução desse sal.

b) A amálgama ouro-mercúrio é uma mistura azeotrópica, por isso é possível separar o ouro do mercúrio.

c) A destilação da amálgama composta por ouro e mercúrio é considerada um processo de fracionamento físico.

d) A separação do mercúrio do ouro, por meio da destilação, ocorre por um processo de vaporização chamado de evaporação.

e) É possível separar a amálgama ouro-mercúrio por meio de destilação porque o ouro é mais denso que o mercúrio.

 

 

3) Separação de Misturas Químicas: (Ifsc 2015) A água disponível nas torneiras de nossas casas e escolas é um bem finito e que não chega até lá espontaneamente. Ela precisa ser coletada, tratada e distribuída de forma correta para garantir sua qualidade. O tratamento da água é feito a partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microrganismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Esse tratamento é dividido em várias etapas.

Sobre as etapas existentes no processo de tratamento de água, leia e analise as seguintes proposições e assinale a soma da(s) CORRETA(S).

01) Umas das primeiras etapas é o peneiramento, que consiste na retirada dos poluentes maiores sem adição de reagentes químicos.

02) A decantação ocorre como consequência do aumento do tamanho dos flocos de poluentes obtidos através da filtração da água.

04) A coagulação é um fenômeno químico resultante da adição de coagulantes tais como o sulfato de alumínio, que reage com a alcalinidade natural da água formando uma base insolúvel que precipitará e carregará consigo outras impurezas.

08) As pequenas impurezas que não precipitarem após a coagulação podem ser removidas por filtração, que consiste em um processo puramente físico.

16) O hipoclorito de sódio é utilizado para a desinfecção da água já tratada, visando remover os contaminantes biológicos.

 

 

4) (Uece/2014) Dentre as opções abaixo, assinale a que corresponde à sequência correta de procedimentos que devem ser adotados para separar os componentes de uma mistura de água, sal de cozinha, óleo comestível e pregos de ferro.

a) Destilação simples, separação magnética e decantação.

b) Separação magnética, decantação e destilação simples.

c) Destilação fracionada, filtração e decantação.

d) Levigação, separação magnética e sifonação.

 

 

5) Separação de Misturas Químicas: (Enem/2015) Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.

KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponivel em: www.faperj.br.Acessoem: 31 jul. 2012 (adaptado).

Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente:

a) flotação e decantação.

b) decomposição e centrifugação.

c) floculação e separação magnética.

d) destilação fracionada e peneiração.

e) dissolução fracionada e magnetização.

 

Mistura de Gases Exercícios sobre Difusão e Efusão.

 

6) Separação de Misturas Químicas: (Unicamp) Têm-se as seguintes misturas:

I. areia e água,

II. álcool (etanol) e água,

III. sal de cozinha(NaCL) e água, neste caso uma mistura homogênea.

Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtração em funil com papel e, em seguida, o líquido resultante (filtrado) foi aquecido até sua total evaporação. Pergunta-se:

a) Qual mistura deixou um resíduo sólido no papel após a filtração? O que era esse resíduo?

b) Em qual caso apareceu um resíduo sólido após a evaporação do líquido? O que era esse resíduo?

 

 

7) (G1 – cftmg/2014) Considere que uma mistura formada por água, óleo de soja, cloreto de sódio e areia seja agitada vigorosamente em um recipiente fechado. A sequência correta de métodos capazes de separar cada substância dessa mistura é

a) decantação, filtração e centrifugação.

b) filtração, decantação e destilação simples.

c) evaporação, destilação simples e filtração.

d) destilação simples, centrifugação e evaporação.

 

 

8) Separação de Misturas Químicas: (Unicamp) Os gases nitrogênio, oxigênio e argônio, principais componentes do ar, são obtidos industrialmente através da destilação fracionada do ar liquefeito. Indique a sequência de obtenção dessas substâncias neste processo de destilação fracionada. Justifique sua resposta.

(Dados: temperaturas de ebulição a 1,0 atm: Argônio = -186°C, Nitrogênio = -196°C, Oxigênio = -183°C.)

 

 

9) (Mack) Necessitou-se retirar o conteúdo do tanque de combustível de um carro. Para isso, faz-se sucção com um pedaço de mangueira introduzido no tanque, deixando-se escorrer o líquido para um recipiente colocado no chão. Esse processo é chamado de:

a) decantação. d) centrifugação.

b) filtração. e) destilação.

c) sifonação.

 

 

10) Separação de Misturas Químicas: (G1 – ifce/2014) Na operação de extração de petróleo em uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo seja jorrado para fora, porém, devido a sua extração acontecer no subsolo, o petróleo pode estar misturado com a água do mar. O processo mecânico mais adequado, para realizar a separação entre o petróleo e a água do mar, é a:

a) destilação.

b) filtração.

c) separação magnética.

d) evaporação.

e) decantação.

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas do simulado de química sobre Separação de Misturas Químicas:

1) 01 + 04 + 08 + 16

2) c

3) 01 + 04 + 08 + 167

4) b; 5) c

 

6) a) Mistura I → resíduo: areia.

b) Mistura III → resíduo: NaC.

7) b

8) N2 → Ar → O2-196°C -186°C -183°C

9) e; 10) e

Veja também:

questões com gabarito sobre Hidrocarbonetos Alifáticos

Hidrocarbonetos Alifáticos exercícios com Gabarito

01. Hidrocarbonetos Alifáticos: (UFV-MG–2009) Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os nomes sistemáticos para os compostos …

Ligações Covalentes Exercícios com respostas enem e vestibular

Ligações Covalentes Exercícios com Gabarito – 02

01. Ligações Covalentes Exercícios: (UFMG) O gráfico representa a variação de energia potencial em função …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Por favor desabilite o Bloqueador de anúncios nesta página e nos ajude a manter o site online.