Filo Mollusca – Moluscos Simulado com Respostas – Parte 02

11. UFG-GO. Filo Mollusca:

Com relação aos moluscos gastrópodes, pode-se afirmar que apresentam:

I. Corpo mole, não-metamerizado; a maioria das espécies é provida de concha de carbonato de cálcio e sistema sangüíneo aberto.

II. Corpo não-segmentado, coberto por uma concha, e sistema sangüíneo fechado.

III. Corpo mole, sustentado por um endoesqueleto ou exoesqueleto, e sistema cardiovascular aberto.

IV. Corpo mole, metamerizado, todas as espécies providas de concha de carbonato de cálcio e sistema cardiovascular aberto.

 

Assinale:

a) se apenas as afirmativas III e IV forem corretas.

b) se apenas as afirmativas I e II forem corretas.

c) se apenas as afirmativas II e IV forem corretas.

d) se apenas as afirmativas I e III forem corretas.

e) se apenas a afirmativa I for correta.

 

 

12. UEL-PR. Filo Mollusca:

Qual dos seguintes animais está filogeneticamente mais relacionado à lula?

a) Caramujo d) Minhoca

b) Lombriga e) Ameba

c) Planária

 

 

13. Unicamp-SP. Filo Mollusca:

Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que celenterados.

 

 

14. UEL-PR

Os invertebrados que possuem olhos estruturalmente semelhantes aos dos vertebrados são os:

a) insetos. d) gastrópodes.

b) aracnídeos. e) cefalópodes.

c) crustáceos

 

 

15. FCC-SP

Qual é o tipo de respiração dos moluscos terrestres e dos moluscos aquáticos? Dê exemplos de animais pertencentes a esse filo que vivem nos ambientes mencionados anteriormente.

 

Simulado Sobre Répteis com as Respostas – Parte 02.

 

16. UFU-MG. Filo Mollusca:

A produção de pérolas requer a introdução artificial de pequenas partículas estranhas ao manto. Este circunda o corpo estranho e secreta camadas sucessivas de nácar sobre ele. Os animais são mantidos em cativeiro por muitos anos até que as pérolas sejam formadas. Os animais utilizados nesse processo pertencem, respectivamente, ao filo e à classe:

a) moluscos e gastrópodes.

b) artrópodes e crustáceos.

c) artrópodes e insetos.

d) moluscos e cefalópodes.

e) moluscos e pelecípodes.

 

 

17. UFBA (modificado). Filo Mollusca:

Animais de corpo mole, não-segmentado, coberto por um manto fino que comumente segrega uma substância calcária; simetria bilateral, tendendo à assimetria; respiração branquial ou pulmonar; corpo compreendendo cabeça, pé e massa visceral; a maioria habita em água salgada ou doce, e alguns são terrestres. As características enunciadas identificam animais que pertencem ao filo:

a) Annelida. d) Mollusca.

b) Platyhelminthes. e) Porifera.

c) Coelenterata.

 

 

18. UEMS

As afirmativas abaixo referem-se a fenômenos ou estruturas de diferentes tipos de moluscos. Assinale a associação errada.

a) Caracol: cavidade do manto funcionando como pulmão.

b) Ostra: cabeça como sede dos órgãos sensoriais.

c) Mexilhão: brânquias importantes na obtenção de alimentos.

d) Caracol: rádula com função alimentar.

e) Polvo: pé transformado em tentáculos.

 

 

19. PUC-SP (modificado). Filo Mollusca:

Polvo, ostra, dentálio e caracol são moluscos pertencentes, respectivamente, às classes:

a) Cephalopoda, Gastropoda, Pelecypoda, Sca-phopoda.

b) Scaphopoda, Gastropoda, Scaphopoda, Pe-lecypoda.

c) Cephalopoda, Pelecypoda, Scaphopoda, Gas-tropoda.

d) Gastropoda, Cephalopoda, Pelecypoda, Sca-phopoda.

e) Gastropoda, Gastropoda, Scaphopoda, Pelecypoda.

 

 

20. FGV-SP

Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuir alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados “organismos filtradores”, mas, em conseqüência, podem acumular, no seu trato digestório, altas concentrações de microorganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, pondo em risco, assim, a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação. Assinale a afirmação correta.

a) Os moluscos não possuem sistema digestório.

b) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar.

c) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva.

d) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição.

e) Os moluscos são sempre hermafroditas.

 

 

21. PUC-SP

O esquema abaixo representa a organização básica de um molusco.

Simulado com Gabarito sobre o Filo Mollusca para estudantes do ensino médio e superior em biologia.

Quais das estruturas numeradas correspondem, respectivamente, à cavidade do manto, à massa visceral e ao pé?

a) I, II e III

b) II, III e IV

c) III, I e V

 

 

22.

Os gastrópodes e os lamelibrânquios (bivalves) constituem as classes mais importantes de moluscos, pelo grande número de espécies e diferentes hábitats. Com relação às características desses animais, marque as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). Possuem o sistema digestório completo.

A respiração é branquial nos bivalves e traqueal nos gastrópodes.

Os bivalves são representados pelas ostras e mariscos, enquanto que os gastrópodes apresen-tam-se como animais que podem atingir tamanhos consideráveis, como o polvo e a lula.

O plano básico de organização do corpo dos gastrópodes apresenta cabeça, pé e massa visceral.

 

 

23. Vunesp

Considere as seguintes características de um de-terminado animal: hermafroditismo, celoma, pulmão simples, um par de nefrídios, dois pares de tentáculos sensoriais, glândula pedal secretora de muco e rádula.

a) A que classe pertence o animal que apresenta todas as características descritas? Cite um exemplo.

b) Qual é a função do muco secretado pela glândula pedal? Cite uma classe, do mesmo filo, em que essa glândula não existe.

 

 

24. Unicamp-SP

Os navios são considerados introdutores potenciais de espécies exóticas através da água de lastro (utilizada nos tanques para dar aos navios estabilidade quando vazios). Essa água pode conter organismos de diversos grupos taxonômicos. Com certa freqüência lêem-se informações relacionadas a essas introduções:

I. O mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce originário do sul da Ásia, chegou ao Brasil em 1998 e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. Além de causar problemas ecológicos, esse invasor ameaça o setor elétrico brasileiro, a agricultura irrigada, a pesca e o abastecimento de água devido à sua capacidade de se incrustar em qualquer superfície submersa.

Adaptado de Evanildo da Silveira, “Molusco chinês ameaça ambiente e produção no Brasil”. http://www.estadao.com.br/ciência/notícias/2004/mar/18/75.htm.

 

II. As autoridades sanitárias acreditam que o vibrião colérico, originário da Indonésia, chegou ao Peru através de navios e de lá se espalhou pela América Latina.

(Adaptado de lIídia A.G.M.Juras, “Problemas causados pela água de lastro”. Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, 2003.

 

a) Além de problemas como os citados acima, a introdução de espécies oferece risco de extinção de espécies nativas. Explique por quê.

b) Indique uma característica que diferencie os moluscos bivalves das demais classes de moluscos. Indique uma outra característica que permita incluiros bivalves no filo Mollusca.

c) Nas áreas de risco de contaminação por vibrião colérico, as autoridades sanitárias recomendam não ingerir mexilhões e ostras crus. Essa recomendação baseia-se no modo como esses moluscos obtêm alimento. Explique.

 

 

Veja a também a primeira parte deste simulado aqui.

 

Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.

 

Gabarito com as respostas do simulado sobre o Filo Mollusca:

11. E 12. A

13. Moluscos são animais triblásticos e celomados. Apresentam tubo digestório completo, sistema cardiovascular, excretor e respiratório.

14. E

15. Os moluscos terrestres apresentam pulmão primitivo. Ex.: caracol e lesma.

Os moluscos aquáticos res-piram por brânquias. Ex.: mexilhão e polvo.

16. E 17. D

18. B 19. C

20. D

21. D

22. V, F, F, V

 

23. a) Pertence à classe dos gastrópodes.

Ex.: caracol e lesma.

b) O muco reduz o atrito entre o animal e o solo, facilitando seu deslocamento.Aglândula produtora de muco é ausente nos bivalves e cefalópodes.

 

24. a) As espécies exóticas invasoras podem competir com as espécies nativas pelos mesmos recursos ambientais. De acordo com o princípio da exclusão competitiva, a exploração do mesmo nicho ecológico no mesmo hábitat, por duas espécies diferentes, pode provocar a diminuição ou a extinção de uma delas. As espécies exóticas podem também ser parasitas ou predadoras das espécies nativas e, além disso, ser portadoras de agentes patogênicos.

b) Características de bivalves que os diferenciam das de-mais classes de moluscos: concha dupla articulada, brânquias para filtrar alimentos e ausência de rádula. Características de bivalves que os incluem no filo Mollusca: corpo mole e concha secretada pelo manto.

c) Mexilhões e ostras são animais filtradores que retiram seu alimento das partículas na água. Numa região contaminada por esgotos, esses animais podem estar infectados por microorganismos como o vibrião colérico. Se esses moluscos forem ingeridos crus, poderá ocorrer a contaminação do homem.

Spread the love

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.