11. UEL-PR. Simulado sobre as Aves:
São vertebrados homeotérmicos, cuja excreção de produtos nitrogenados ocorre principalmente na forma de ácido úrico,
a) somente as aves.
b) somente os mamíferos.
c) as aves e os mamíferos.
d) as aves e os répteis.
e) os anfíbios adultos e os mamíferos.
12. Ufla-MG
a) Cite características exclusivas das aves.
b) Cite três características que permitem o vôo destes animais.
13. UFRN. Simulado sobre as Aves:
Assinale a opção que contém exclusivamente características do grupo representado pela figura a seguir:
a) ovíparos
b) voadores
c) fecundação interna
d) ovos com anexos embrionários
e) presença de penas
Slides Aula Ensino Médio – Vertebrados – Répteis, Aves e Mamíferos.
14. UFG-GO (modificado). Simulado sobre as Aves:
E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos.
Macunaíma, Mário de Andrade
O romance de Mário de Andrade é povoado de espécies animais. Na frase acima, por exemplo, há referência a dois grupos de animais que possuem características morfofisiológicas distintas.
Com base nesses caracteres, complete:
Os passarinhos conquistaram o meio terrestre de modo mais eficiente que as cobras e os lagartos, porque
15. UFRN. Simulado sobre as Aves:
As aves são animais que apresentam o metabolismo muito elevado em relação aos répteis, exercendo um bom controle sobre a temperatura corporal. Isso ocorre porque as aves apresentam
a) glândulas sudoríparas e excreção de ácido úrico.
b) sacos aéreos e corpo coberto de penas.
c) circulação dupla e coração tetracavitário.
d) sistema digestório completo e tecido adiposo.
16. UERJ
As aves precisam ter, para voar, uma eficiente coordenação motora.
Considerando a proporção relativa dos componentes do encéfalo, as aves possuem, em relação a outros vertebrados, um maior desenvolvimento da seguinte estrutura encefálica:
a) bulbo
b) cerebelo
c) hipotálamo
d) lobo frontal
17. Unifesp. Simulado sobre as Aves:
Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:
a) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais freqüente de alimento.
b) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pêlos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.
c) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.
d) sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.
e) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.
18. UFMG. Simulado sobre as Aves:
Observe o esquema que se refere à diversidade dos vertebrados.
Nesse esquema, as áreas A, B, C, D e E correspondem ao número aproximado de espécies atuais em cada grupo.
Em relação aos animais do grupo D, responda às questões a seguir.
a) Qual o tipo de respiração e reprodução desses animais?
b) Qual a razão de esses animais apresentarem maior capacidade de dispersão geográfica em relação aos animais dos grupos A, B e C?
Veja a primeira parte deste simulado.
Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.
Gabarito com as respostas do Simulado sobre as Aves:
11. A;
12. a) Aves são vertebrados que possuem penas, glândula uropigeana e artéria aorta voltada para o lado direito do coração.
b) O vôo é favorecido pela presença de asas com penas, corpo aerodinâmico, esqueleto leve com ossos pneumáticos.
13. E;
14. voam;
15. C;
16. B;
17. A;
18. a) Respiração pulmonar e fecundação interna com ovos com casca dura e desenvolvimento direto.
b) A capacidade de voar e o mecanismo da homeotermia
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína