Questão 01. UFPR. Simulado sobre Fungos: Fazendo-se um corte do talo de um líquen e observando-o sob o microscópio, consegue-se reconhecer pequenas formações verdes arredondadas. Nos itens a seguir, essas formações são interpretadas como:
A) esporos da alga, que o fungo não conseguiu digerir.
B) algas, componentes normais do líquen.
C) os esporos do fungo, produzidos normalmente.
D) cloroplastos, ingeridos pelo fungo, do vegetal parasitado.
E) gotas de pigmento, resultante da digestão da alga cativada pelo fungo.
Questão 02. UNEB-BA. Qual dos seguintes termos jamais pode ser usado com referência a um fungo?
A) Simbionte
B) Consumidor
C) Decompositor
D) Parasita
E) Produtor
Questão 03. Mackenzie-SP. Assinale a alternativa incorreta a respeito dos fungos.
a) Existem espécies parasitas.
b) Existem alguns tipos unicelulares.
c) Possuem reprodução sexuada e assexuada.
d) Têm nutrição heterotrófica.
e) As suas hifas contêm basicamente celulose.
Questão 04. Unip-SP. Simulado sobre Fungos: Células de levedo foram colocadas em um meio de cultura contendo glicose a 5% e mantidas em ambiente sem oxigênio. Depois de 48 horas as células foram observadas ao microscópio, sendo feita uma análise química do meio de cultura. Quais os resultados esperados?
Questão 05. Enem. A figura a seguir mostra os fungos no contexto evolutivo.
Embora muitas pessoas acreditem que uma salada contendo cogumelos é um prato 100% vegetariano, a análise das características genéticas dos fungos (grupo ao qual pertencem os cogumelos) mostra que esses seres vivos estão mais próximos evolutivamente dos animais do que dos vegetais.
Entre as características que identificam os fungos com os animais estão:
A) a nutrição autótrofa, a ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.
B) a nutrição autótrofa, a presença de clorofila e o amido como material de reserva.
C) a nutrição heterótrofa, a ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.
D) a nutrição heterótrofa, a ausência de clorofila e o amido como material de reserva.
E) a nutrição mixotrófica, ausência de clorofila e o glicogênio como material de reserva.
Questão 06. UFMG. Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
A) produzir álcool na indústria.
B) produzir antibióticos para controle de doenças.
C) produzir enzimas para controle biológico.
D) produzir glicose para obtenção de energia.
E) promover decomposição de matéria orgânica.
Questão 07. FUVEST-SP. O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2 500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.
A) O que é o mofo?
B) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?
Questão 08. UEMS. Simulado sobre Fungos: Assinale a proposição correta a respeito dos fungos:
a) Os fungos dimórficos são patogênicos, quando estão na fase filamentosa e sapróbios, na fase leveduriforme.
b) As paredes das hifas contêm quitina, celulose e glicana.
c) Os fungos verdes, fotossintetizantes, são capazes de comportar-se heterotroficamente quando estão em ausência de luz.
d) Os Zygomycetes incluem formas leveduriformes e filamentosas.
e) As leveduras são Gram-negativas e reproduzem-se por brotamento.
Questão 09. F.I. Anápolis-GO. A respeito dos fungos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Existem espécies parasitas.
b) Existem espécies pluricelulares e unicelulares.
c) Apresentam reprodução sexuada ou assexuada.
d) Existem espécies mutualísticas.
e) Existem espécies heterótrofas e autótrofas.
Questão 10. UFGO
“O senhor tem uma escavação no pulmão…”
Pneumotórax – BANDEIRA, Manuel.
O pulmão pode ser alvo de diversos agentes patogênicos, tais como os fungos.
Esse grupo de seres vivos:
( ) é constituído de seres heterotróficos e eucariontes, como os cogumelos.
( ) causa várias doenças, como a “frieira”, no homem, e as “ferrugens”, nas plantas.
( ) é capaz de, ao fermentar, produzir bebidas, como a cerveja e o vinho.
( ) possui representantes que são empregados na produção de antibióticos naturais.
Questão 11. Unicamp-SP. Simulado sobre Fungos: Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações visíveis a olho nu (bolor ou mofo). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I. tampado imediatamente;
II. tampado depois de frio;
III. tampado depois de frio por plásticos com furos;
IV. destampado.
a) Em que frasco, teoricamente, se espera que um maior número de colônias se desenvolva? Por quê?
b) Indique as etapas do desenvolvimento de uma colônia.
c) Por que os fungos crescem sobre substratos orgânicos?
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Gabarito com as respostas das atividades de Biologia sobre Simulado sobre Fungos:
01. B;
02. E;
03. E;
04. B;
05. C;
06. D;
07. A) O mofo é um tipo de fungo.
B) Alguns fungos sintetizam e liberam substâncias de ação antibiótica que impedem a proliferação de bactérias, inclusive as que causam infecções de pele.
08. B;
09. E;
10. C-C-C-C;
11.
a) O frasco IV apresentará maior número de colônias porque elas se desenvolvem a partir de esporos presentes no ar, que não germinam quando ocorre fervura do meio de cultura. O frasco I provavelmente não terá esporos, o frasco II receberá esporos viáveis apenas durante o resfriamento, o frasco III receberá esporos pelos furos no plástico, o frasco IV apresenta maior superfície para deposição dos esporos.
b) Uma colônia se desenvolve a partir de um esporo que germina no substrato, formando hifas filamentosas; surgem então as estruturas aéreas formadoras de esporos.
c) Fungos são heterótrofos por absorção, daí a necessidade de crescer sobre substratos orgânicos.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína