Algas Exercícios Respondidos para passar no Vestibular

Questão 01. Mackenzie-SP. Algas exercícios: Certas algas, além de contribuírem na importante função fotossintética e manutenção da cadeia alimentar aquática, são usadas em filtração, como abrasivo, material isolante etc. Em certas regiões do Nordeste brasileiro, são cortadas em blocos ou tijolos de diatomito e usadas na construção de habitações rurais. Essas particularidades referem-se à alga:

a) verde.
b) dourada.
c) parda.
d) vermelha.
e) azul.


Questão 02. UFPE. Em certas regiões do Nordeste brasileiro, são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas. Esse material corresponde a:

a) algas feofíceas ou algas pardas (marrons).
b) algas crisofíceas ou douradas.
c) artrópodes (quilópodes e diplópodes).
d) poríferos ou esponjas.
e) moluscos gastrópodes.


Questão 03. Relata a História que, quando a esquadra de Cristóvão Colombo se aproximava da América, os marinheiros avistaram, no oceano Atlântico, uma massa escura, pardacenta, que acreditaram ser terra; decepcionados, constataram porém que a massa flutuava, pois era constituída por aglomerados de algas cujos talos se estendiam por dezenas de metros de comprimento, formando o mar de Sargaços.

O texto faz referência às algas:
a) rodofíceas.
b) cianofíceas.
c) feofíceas.
d) clorofíceas.
e) crisofíceas.


Questão 04. UFRGS-RS. Considere as seguintes afirmações sobre os grupos das algas e dos liquens.

I. As algas planctônicas marinhas são a base das cadeias alimentares marinhas.

II. O fitoplâncton é responsável por grande parte do oxigênio produzido pelos produtores.

III. As algas e os liquens podem ser excelentes bioindicadores, respectivamente, da qualidade das águas e da qualidade do ar.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) I, II e III
e) Apenas I e III


Questão 05. UFMG. Algas exercícios: Todas as alternativas indicam atividades em que as algas são utilizadas como matéria-prima, exceto:

a) na alimentação, como fonte de proteína.
b) na fabricação de cosméticos.
c) na produção de meios de cultura biológicos.
d) na reciclagem de lixo doméstico.


Questão 06. UFPI. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto apresentado.

Ocasionalmente, a proliferação intensa de organismos marinhos (que liberam na água uma potente toxina) ocasiona as , um sério problema ambiental. Mariscos podem absorver e concentrar a toxina liberada, a qual afeta seriamente o sistema de muitos animais como peixes ou seres humanos, caso entrem em contato com água ou ali-mentos contaminados. Os organismos responsáveis por este fenômeno são os (as) .

a) marés pardas – respiratório – acetabulárias.
b) marés pardas – locomotor – poríferos.
c) marés vermelhas – respiratório – macroalgas.
d) marés oleosas – endócrino – diatomáceas.
e) marés vermelhas – nervoso – dinoflagelados.


Questão 07. UFC-CE. A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:

a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos.
b) a produção de oxigênio na Terra.
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos.
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos.
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.


Questão 08. Fuvest-SP. As marés vermelhas, fenômeno que pode trazer sérios problemas para organismos marinhos e mesmo para o homem, devem-se:

a) à proliferação excessiva de certas algas planctônicas que liberam toxinas na água.
b) ao vazamento de petróleo, que estimula a proliferação de diatomáceas marinhas.
c) à presença de poluentes químicos provenientes de esgotos industriais.
d) à reação de certos poluentes com o oxigênio produzido pelas algas marinhas.
e) à grande concentração de rodofíceas bentônicas na zona das marés.


Questão 09. UFU-MG. Relacione as colunas, numerando os parênteses de baixo conforme a numeração de cima.

1. Crisofíceas
2. Pirrofíceas
3. Rodofíceas
4. Clorofíceas
5. Feofíceas

( ) Fonte de alimentos em países orientais.
( ) Têm relevante papel no equilíbrio ecológico de ambientes de água doce.
( ) Podem provocar as marés vermelhas.
( ) Usadas na fabricação de filtros e abrasivos.
( ) Pode-se extrair delas o ágar, empregado nas indústrias farmacêutica e alimentícia.

A sequência obtida, de cima para baixo, é:
a) 5, 4, 2, 1, 3
b) 5, 4, 3, 1, 2
c) 4, 1, 3, 2, 5
d) 1, 5, 2, 3, 4
e) 1, 4, 3, 5, 2


Questão 10. Fuvest-SP. Algas exercícios: Algas e fungos são semelhantes em muitos aspectos. Uma diferença marcante entre esses grupos, entretanto, é a ocorrência, em apenas um deles, de:

a) parede celular.
b) núcleo delimitado por membrana.
c) clorofila.
d) gametas haploides.
e) mitocôndrias.


Questão 11. UFPI. Atualmente, biólogos da área de sistemática e evolução dos seres vivos incluem as algas como pertencentes ao reino Protista, e não ao reino Vegetal, como tradicionalmente se conhece devido à sua aparência com as plantas. A explicação para se classificar as algas como protistas e não como vegetais está no fato da:

a) presença de células com parede celulósica.
b) ausência de envoltório nuclear em suas células.
c) ausência de tecidos e órgãos bem diferenciados.
d) presença de clorofila como pigmento fotossintetizante.
e) ausência de organelas celulares.


Questão 12. Unicamp-SP. Dentre os vários argumentos apresentados contra a destruição da floresta amazônica estão os seguintes:

· A preservação da mata é necessária para garantir a manutenção da riqueza de espécies e do patrimônio genético da região.

· A eliminação da mata deixaria exposto um solo de baixa fertilidade, praticamente inviável para a exploração agrícola.

Um outro argumento muito difundido atualmente é o de que a mata funcione como “pulmão verde do mundo”, responsável por larga parcela da produção líquida de oxigênio da terra. Você concorda com esse último argumento? Por quê?


Confira nossa seleção com listas de exercícios de botânica e microbiologia:

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de botânica.


Gabarito com as respostas  do simulado sobre Algas exercícios para passar no vestibular e enem:

Resolução do Exercício 01. B;

Resolução do Exercício 02. B;

Resolução do Exercício 03. C;

Resolução do Exercício 04. D;

Resolução do Exercício 05. D;

Resolução do Exercício 06. E;

Resolução do Exercício 07. B;

Resolução do Exercício 08. A;

Resolução do Exercício 09. A;

Resolução do Exercício 10. C;

Resolução do Exercício 11. C;

Resolução do Exercício 12. Não se pode concordar com o argumento. A floresta Amazônica é uma comunidade no estágio clímax e, como tal, consome todo o oxigênio que produz. As algas planctônicas são as responsáveis pela produção da maior parte do oxigênio mundial.

Deixe um comentário