01. Fuvest-SP. Crustáceos:
a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.
02. UECE (modificado)
Em relação a algumas classes animais, ao número de antenas e ao tipo de respiração, indique a opção correta.
a) Classe: crustáceos; antenas: um par; respiração: traqueal.
b) Classe: aracnídeos; antenas: dois pares; respiração: branquial.
c) Classe: diplópodes; antenas: dois pares; respiração: branquial.
d) Classe: insetos; antenas: um par; respiração: traqueal.
03. Unicamp-SP (modificado)
Muitas vezes encontramos em jornais informes publicitários que anunciam o controle de pragas urbanas. Em um desses anúncios lemos: Quais os insetos que integram o conjunto de pragas urbanas?
Aranhas, cupins, mosquitos (pernilongos), baratas, pulgas, formigas, escorpiões e animais como os ratos, morcegos e pombos.
a) Nem todos os invertebrados relacionados na resposta do anúncio são insetos. Quais são eles? A que grupo pertencem? Indique uma característica que os diferencia dos insetos.
b) Cite exemplos de aracnídeos parasitas que pode-riam ser considerados pragas em nosso meio.
04.
No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um “Festival de crustáceos”: lagosta, lula, camarão, ostra e mexilhão.
Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê?
05. Cefet-RJ
Escorpião mata menino na cidade de Pinheiral. Mora-dores do Sul Fluminense estão assustados.
Quatro anos depois de se atemorizarem com a infestação de escorpiões, os moradores de Pinheiral, no Sul Fluminense, voltaram a se assustar. O estudanteLucas Fernando da Silva, de 8 anos, morreu ao ser vítima de picadas do animal enquanto dormia em seu quarto, na casa dos pais no bairro Cruzeiro.
Texto adaptado do jornal O Dia, de 09/09/2002.
Com relação a esse fato assinale a alternativa errada em relação ao escorpião.
a) No sul Fluminense já ocorreram problemas com escorpiões em Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí. De acordo com a Vigilância Sanitária, a melhor maneira de evitar a proliferação dos escorpiões é não deixar que se acumule em casa entulhos, madeiras e pedras, que atraem o animal.
b) A anatomia dos escorpiões é semelhante à das aranhas, assim como à dos integrantes do grupo.
c) Os escorpiões são ativos predadores que se alimentam de outros cnidários, especialmente os insetos.
d) O pós-abdome ou cauda, vários segmentos e mais um télson ou ferrão caracterizam a peçonha no escorpião.
e) Os escorpiões são animais vivíparos, e cada fêmea dá à luz dezenas de filhotes, que, durante semanas, ficam amontoados no seu dorso.
Filo Echinodermata – Equinodermos Exercícios com Gabarito
06. UEL-PR (modificado)
A região cefálica de um caranguejo difere daquela de um besouro porque a do caranguejo possui:
a) dois pares de antenas, enquanto a do besouro possui só um par.
b) um par de antenas, enquanto a do besouro possui dois pares.
c) olhos que formam imagens como os vertebrados, enquanto a do besouro possui apenas um olho.
d) um olho na região central, enquanto a do besouro possui olhos que formam imagens como dos ver tebrados.
e) dois pares de patas e a do besouro três pares de patas.
07. UFRGS-RS
Os animais conhecidos popularmente como “tatuíras”, comuns nas praias do litoral gaúcho, pertencem ao grupo dos crustáceos. Assinale a alternativa que apresenta somente animais que fazem parte deste grupo taxonômico.
a) Ostra – caramujo – lula
b) Siri – tatuzinho-de-jardim – camarão
c) Craca – lagostim – marisco
d) Centopéia – mexilhão – lacraia
e) Ouriço-do-mar – caranguejo – anêmona
08. Vunesp
Considerando aspectos gerais da biologia de algumas espécies animais, tem-se o grupo A representado por espécies monóicas, como minhocas e caracóis; o grupo B, por espécies que apresentam desenvolvimento indireto, como insetos com metamorfose completa e crustáceos, e o grupo C, com espécies de vida livre, como corais e esponjas. Pode-se afirmar que as espécies:
a) apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
b) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
c) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são para-sitas.
d) do grupo A não são hermafroditas, do grupo B não apresentam estágio larval e do grupo C não são parasitas.
e) do grupo A são hermafroditas, do grupo B apresentam estágio larval e do grupo C não são sésseis.
09. UFRJ
O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga”. Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça.
Identifique o processo que transforma o carangue-jo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.
Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.
Gabarito com as respostas sobre as questões do Subfilo dos Crustáceos:
01. a) Apresentam patas arti-culadas e exoesqueleto quitinoso, além de sistema nervoso ventralmente situado no corpo.
b) Crustáceos: dois pares de antenas.
Insetos: um par de antenas e três pares de patas. Aracnídeos: não possuem antenas e apresentam quatro pares de patas.
02. D
03. a) As aranhas e os escorpiões são aracnídeos. Os aracnídeos diferem-se dos insetos por apresentarem cefalotórax e abdômen, quatro pares de patas e ausência de antenas e asas.
b) Ácaros e carrapatos.
04. Lula, ostra e mexilhão, pois são moluscos.
05. C 06. A
07. B 08. C
09. Processo de muda ou ecdise. Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caran-guejo-uçá, assim como outros artrópodes, dissolve a parte in-terna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias carbonatadas, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sangüínea, uti-lizando-os na síntese do novo exoesqueleto.