Exercícios sobre Fotossíntese e Respiração

01. Fotossíntese e Respiração: U. Alfenas-MG – As curvas abaixo indicam a velocidade de dois processos biológicos, A e B, que utilizam gases atmosféricos. Esses processos A e B, representam, respectivamente.

velocidade da reação conforme a intensidade de luz

a) fotossíntese e respiração
b) respiração e fotossíntese
c) fotossíntese e quimiossíntese
d) fermentação e fotossíntese
e) fotossíntese e fotossíntese

 

 

02. Univali-SC Para testar as trocas gasosas das plantas com o ar foi realizada uma experiência na qual foram usados quatro tubos de vidro (A, B, C e D) contendo solução nutritiva vivas nos tubos A e B e raízes vivas nos tubos C e D.
Depois de hermeticamente fechados, os frascos A e C permaneceram iluminados, enquanto os B e D, no escuro.
Os gráficos abaixo mostram os resultados obtidos em relação à concentração dos gases oxigênio e carbônico

concentração de CO2 com o tempo

 

Assinale o item correto:
a) O gráfico 1 representa os dados obtidos nos frascos A e B, pois, somente a folha tem parênquima clorofiliano capaz de fazer a fotossíntese.
b) O gráfico 2 representa os resultados obtidos nos frascos B, C e D, que apresentam, também, diminuição na concentração de O2.
c) O gráfico 2 representa os resultados obtidos, apenas, nos frascos B e D, que mostram, também, diminuição da concentração de O2.
d) O gráfico 1 representa os resultados obtidos nos frascos B, C e D, que mostram, também, diminuição na concentração de CO2.
e) O gráfico 1 representa os resultados obtidos no frasco A, que mostra, também, aumento da concentração de CO2.

 

 

03. UFRN Sobre a respiração celular, é correta a afirmação:
a) No processo de respiração aeróbia, a degradação total de moléculas de glicose resulta na formação de ácido pirúvico, e, na respiração anaeróbia, é formado o álcool etílico.
b) Na respiração aeróbia, os hidrogênios são combinados com o O2, formando moléculas de água, enquanto, na respiração anaeróbia, os hidrogênios se combinam com o N2.
c) A fosforilação oxidativa é um processo comum às respirações aeróbia e anaeróbia, das quais resultam, respectivamente, 38 ATP e 2 ATP para cada molécula de glicose.
d) A glicólise ocorre no citoplasma das células, durante a respiração aeróbia dos seres eucariontes, e, nos mesossomos, durante a respiração anaeróbia dos seres procariontes.

 

 

04. U.F. Uberlândia-MG A fotossíntese é um importante processo para todos os seres vivos. Para os vegetais, pois é assim que eles obtêm seu alimento. Para os animais, pois, independentemente da posição que ocupem na cadeia trófica, e, na base da cadeia (primeiro nível trófico), que sempre estão os produtores.
Observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
a) A glicose fabricada pela fotossíntese pode atravessar a membrana celulósica tripla do cloroplasto e ser utilizada nas mitocôndrias para a produção de celulose e de amido.
b) Uma das etapas da fotossíntese é a fotólise da água, ou seja, a molécula da água é “quebrada”, e o oxigênio e o hidrogênio liberados vão para a atmosfera.
c) As reações de escuro ocorrem dentro do cloroplasto exclusivamente no estroma, região rica em pigmentos fotossintéticos, sendo a clorofila o mais comum.
d) Na fotossíntese, a glicose (molécula com alto valor energético) é produzida dentro dos cloroplastos, a partir de água e de gás carbônico (moléculas com baixo valor energético). Essa é uma reação endergônica, que ocorre com absorção da energia da luz solar.

 

 

05. Fotossíntese e Respiração: UMC-SP O gráfico abaixo mostra a variação da taxa de fotossíntese e de respiração em duas espécies de vegetais em função da intensidade luminosa

taxa de intensidade luminosa da fotossíntese e respiração celular

Ao se considerar a transferência desses vegetais para um lugar sombrio, pode-se afirmar que:
a) a espécie A se adaptará melhor que a espécie B.
b) a espécie B se adaptará melhor que a espécie A.
c) A e B se adaptarão igualmente.
d) a adaptação das duas espécies dependerá do teor de oxigênio do novo ambiente.
e) a adaptação das duas espécies dependerá do teor de CO2 do novo ambiente.

 

Exercícios sobre Célula Animal e Vegetal.

 

06. Fotossíntese e Respiração: UnB-DF Quando, em 1666, Isaac Newton fez um raio de Sol passar por um prisma, observou que, ao penetrar no vidro, a luz era branca, mas ao sair do outro lado, estava dividida em várias cores, como um arco-íris. Notou ainda que, colocando outro prisma na frente dos raios coloridos, eles voltavam a formar um único feixe de luz branca. Sabese que, durante a fase fotossintetizante das plantas, a luz tem importância vital, pois as clorofilas absorvem luz de comprimento de onda variando entre 400 e 700 manômetros.
A respeito da fotossíntese, julgue os itens que seguem, usando C para certo e E para errado.
( ) Nas folhas das plantas, a primeira etapa da fotossíntese consiste na separação de luz branca em suas componentes básicas, processo semelhante ao que ocorre no prisma.
( ) As maiores taxas de fotossíntese ocorrem nas faixas em que as clorofilas absorvem mais luz, isto é, nas faixas correspondentes ao azul e ao vermelho.
( ) O fitocromo interfere na germinação de algumas sementes, na floração, no crescimento dos caules e no fototropismo, entre outros fatores.
( ) Os cloroplastos são estruturas celulares que contêm clorofila, substâncias capaz de absorver a energia luminosa e que contém magnésio em sua composição.

 

 

07. UFPE Assinale a alternativa que indica três fatores que influenciam a velocidade com que a fotossíntese se processa.
a) Concentração de glicose, pressão atmosférica e umidade do ar.
b) Intensidade luminosa, concentração de CO2 e temperatura.
c) Idade do vegetal, teor de O2 no ar e pressão atmosférica.
d) Teor de glicose nas células fotossintetizantes, umidade do ar e intensidade luminosa.
e) Pressão atmosférica, temperatura e umidade do ar.

 

 

08. Unifor-CE O esquema abaixo mostra de modo simplificado um tipo de reação celular metabólica.

glicose, ATP e trabalho

O processo representado é:
a) respiração anaeróbica;
b) respiração aeróbica;
c) quimiossíntese;
d) fotossíntese;
e) glicólise.

 

 

09. U.F. Uberlândia-MG No que se refere à respiração celular, assinale a alternativa correta.
a) A respiração celular divide-se em três fases: a Glicólise (que ocorre no citoplasma), o Ciclo de Krebs (que ocorre na mitocôndria) e a Cadeia Respiratória (que ocorre na mitocôndria).
b) A Glicólise é a fase aeróbica da respiração que consiste na degradação da glicose até a formação do ácido pirúvico.
c) Na Glicólise, há a oxidação de moléculas de NAD em NADH2 e ADP, sendo essa a fase mais energética da respiração celular dos mamíferos.
d) No Ciclo de Krebs, o gás-carbônico é liberado da transformação do ácido pirúvico em ácido cítrico, processo que consome 2 ATPs.
e) Na Cadeia Respiratória, o FAD ganha H+ e se tranforma em FADH2, liberando CO2 e H 2O.

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Fotossíntese e Respiração:

01. a;
02. d;
03. d;
04. d;
05. a;
06. E-C-E-C;
07. b;
08. b;
09. a

Deixe um comentário