10 Exercícios sobre Comunidades e Populações

Questão 01 sobre Comunidades e Populações: UFMT. Na natureza, observa-se que o número dos componentes de uma população mantém-se mais ou menos constante. Isso se deve à ação conjunta dos chamados fatores limitantes do crescimento. Sobre esse tema, julgue os itens.

( ) Os predadores podem exercer um efeito fortemente limitante sobre as presas, podendo levá-las à extinção.

( ) Os predadores podem atuar como reguladores da população.

( ) A ação dos predadores evita que as presas entrem em superpopulação e consequentemente morram pela fome.

( ) Os predadores apresentam menor taxa de reprodução e as presas, maior longevidade.


Questão 02. UESC-BA. O diagrama esquematiza relações ecológicas entre organismos de comunidades terrestre e aquática.

esquema das relações ecológicas entre organismos de comunidades terrestre e aquática

A análise das interrelações permite concluir:
a) O estrato autotrófico é formado pelas plantas e pelos herbívoros.
b) A energia que a comunidade perde pela respiração é reciclável.
c) Cada organismo ocupa apenas um nível trófico.
d) Os decompositores são excluídos das teias alimentares.
e) Há relações competitivas entre organismos dessa rede.


Questão 03 sobre Comunidades e Populações: U.F. Viçosa-MG. Com relação à estrutura populacional, analise as seguintes afirmativas:

I. A competição intra-específica e o antagonismo direto são fatores que dão origem ao isolamento dos indivíduos, casais ou pequenos grupos em uma população.

II. O grau de agregação entre indivíduos depende da natureza do hábitat, do clima, da sociabilidade e do modo de reprodução característico da espécie.

III. A distribuição casual e uniforme dos indivíduos de uma população em um hábitat é a forma mais difundida na natureza e resulta da intensa competição intra-específica.

Assinale a opção correta:
a) todas são verdadeiras;
b) apenas I e II são verdadeiras;
c) apenas II e III são verdadeiras;
d) apenas I e III são verdadeiras;
e) apenas III é verdadeira.


Questão 04. FATEC-SP. As diversas espécies que vivem numa região constituem uma biocenose ou biota. Dentro da biocenose, as interações dos seres vivos podem ser de diversos tipos. Quando as interações dos organismos se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, e os indivíduos associados se beneficiam mutuamente, embora não seja uma associação obrigatória, tem-se um exemplo de interação:

a) intra-específica do tipo colônia.
b) intra-específica do tipo sociedade.
c) intra-específica do tipo competição.
d) interespecífica do tipo protocooperação.
e) interespecífica do tipo parasitismo.


Questão 05 sobre Comunidades e Populações: UEGO. Numa viagem de campo, um pesquisador observou atento, as seguintes interações biológicas:

a) Cobras que se alimentam dos ovos de tartarugas.

b) Tartarugas e morcegos que se alimentam de frutos de uma mesma espécie de planta, mas em horários diferentes.

c) Pássaros que botam ovos no ninho de outra espécie de pássaro e esta passa a chocá-los como se fossem seus.

d) Plantas que produzem substâncias que inibem a germinação de sementes de outras espécies ao seu redor.

e) Pulgões que se alimentam da seiva das árvores e eliminam pelo ânus um líquido açucarado que é então, ingerido pelas formigas que vivem na mesma árvore. Essas, por sua vez, protegem os pulgões de seus inimigos naturais, como lagartos e joaninhas.

Com relação às interações observadas entre os organismos citados acima, coloque F para falso e V para verdadeiro.
( ) Em 1 temos um caso de Amensalismo.
( ) O item 2 ilustra a Competição.
( ) O Esclavagismo é ilustrado no item 3.
( ) O item 4 exemplifica a Parasitismo.
( ) O item 5 exemplifica a Protocooperação.


Questão 06. Mackenzie-SP. Os gráficos 1 e 2 mostram, respectivamente, o crescimento populacional de duas espécies A e B quando separadas e quando reunidas.

gráfico crescimento populacional de duas espécies quando separadas e quando reunidas

As espécies A e B podem ser consideradas:
a) parasitas.
b) mutualísticas.
c) comensais.
d) amensais.
e) competidoras.


Questão 07. UnB-DF. As situações descrevem algumas das relações possíveis entre seres vivos e entre esses e o ambiente.

I. Cupins alimentam-se de madeira, mas são incapazes de digerir a celulose, atividade que é exercida pelos protozoários que vivem no seu intestino e que também se alimentam de madeiras.

II. Plantas como as orquídeas e samambaias crescem sobre o tronco de árvores de porte maior.

III. Vermes como o Ancylostoma duodenale infectam o intestino humano, causando a ancilostomose, ou amarelão.

IV. Por meio de canto, machos de algumas espécies de pássaros delimitam seu território, defendendo-o de outros machos e assegurando seu direito de reprodução com todas as fêmeas da sua espécie habitantes no território delimitado.

V. Coelhos oriundos de regiões mediterrâneas foram introduzidos na Austrália. Proliferaram tanto que devastaram a vegetação rasteira, principal alimento do gado bovino, causando prejuízos incalculáveis à economia do país. Após isso, a introdução de certo tipo de vírus contribuiu para estabelecer o equilíbrio dinâmico da população de coelhos.

A partir dessas situações, julgue os seguintes itens:
( ) As situações I e II descrevem relações harmônicas de mutualismo e comensalismo, respectivamente.

( ) A situação III descreve uma relação de predatismo e constitui um grave problema de saúde pública brasileiro, por ser de difícil profilaxia e atingir a periferia dos grandes centros urbanos.

( ) A competição intra-específica, exemplificada na situação IV, pode representar a perpetuação, com maior eficiência, do patrimônio genético de um indivíduo.

( ) Na situação V, a ausência de parasitismo e predatismo para coelhos poderia explicar o aumento descontrolado da população de coelhos introduzidos no país. Dessa situação, conclui-se que também relações consideradas desarmônicas, como o parasitismo, podem ter efeito benéfico para o ambiente.


Questão 08 sobre Comunidades e Populações: Unicap-PE. Julgue as afirmativas.

( ) A figura a seguir representa gráficos de uma associação do tipo comensalismo, onde I, as espécies A e B estão reunidas, crescendo juntas, e, em II, as espécies A e B crescem separadamente.

gráfico comensalismo de dois casos onde espécies crescem juntas e separadas

( ) A competição intra-específica ocorre toda vez que indivíduos da mesma espécie concorrem pelos mesmos fatores ambientais, especialmente espaço e alimento.

( ) A fixação do N2, da atmosfera é realizada por algumas espécies de bactérias e cianofíceas.

( ) A gutação é a eliminação de água no estado líquido, através de estruturas chamadas acúleos, que estão localizados no ápice das folhas.

( ) Ciclo biogeoquímico é a passagem dos elementos químicos do meio físico para os seres vivos e destes de volta para o meio físico.


Questão 09. U. Uberaba-MG/Pias. “No agreste e no sertão pernambucano há uma verdadeira guerra biológica, cuja estratégia principal está centralizada em um exército de pequenos mais eficientes combatentes: os insetos conhecidos como “joaninhas”. Na cidade de Pedra a 271 km do Recife, fica um dos campos de batalha. O inimigo situado é a “cochonilha”, praga que ataca os plantios de palmas do semi árido nordestino. As palmas são um tipo de cacto, cujos caules, que têm até 90% de umidade, são usados pelos sertanejos para matar a fome e a sede do gado, em períodos de longas secas. Desde a década de 1930, as palmas passaram a ser atacadas pelas “cochonilhas”. Esses pequenos insetos eram criados por grandes empresas, porque as fêmeas serviam para fabricar corantes, utilizados em indústrias de salsichas e carnes em conservas.

Com a descoberta dos corantes sintéticos, a “cochonilha” perdeu a utilidade industrial e passou a ser um problema para o já sofrido sertanejo, porque prolifera com rapidez e acaba matando a palma.

Para resolver este problema os professores da Universidade de Pernambuco, começaram a desenvolver uma forma de combate natural à doença, com a produção de “joaninhas”, com surpreendente eficiência. As plantações que tinham índice de infestação de até 80% ficaram completamente sadias, com a vantagem de não provocar prejuízos à saúde do gado que as consome.
Texto extraído do livro Biologia, Uma abordagem evolutiva e ecológica. p. 479 e 480, AVANCINI e FAVARETTO, vol. 1, 1ª edição.

De acordo com o texto pode-se afirmar:
I. O aumento da população de “cochonilha” se deu devido às suas fêmeas passarem a se reproduzir sem controle.

II. O fato das empresas deixarem de usar as fêmeas da “cochonilhas”, na fabricação de corantes, resultou no aumento da população de palmas.

III. A introdução da “joaninha” no ecossistema, como predadora da “cochonilha”, permitiu um aumento na população de palmas.

IV. O gado, consumidor de segunda ordem, foi o indivíduo mais beneficiado desse ecossistema, com a substituição da “cochonilha” pelos corantes sintéticos.

V. A população de palmas, produtor dessa cadeia alimentar, atingiu o equilíbrio desejado pelos criadores de gado, graças à ação da “joaninha”.

Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e V;
c) I, III e IV
b) II, IV e V;
d) I, III e V


Questão 10 sobre Comunidades e Populações: Mackenzie-SP

I. Simbiose, mutualismo e comensalismo são sempre considerados relações harmônicas.
II. Simbiose nem sempre é considerada como relação harmônica.
III. Comensalismo nem sempre é considerado como relação harmônica.

Dentre as afirmações acima, apenas:
a) I está correta.
b) II está correta.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) II e III estão corretas.


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Gabarito com as respostas das atividades de Ecologia sobre Comunidades e Populações:

01. V – V – V – F

02. e;

03. c;

04. d;

05. F – V – V – F – V

06. b;

07. E – E – C – C

08. F – V – V – F – V

09. d;

10. b;

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