Populações Potencial Biótico em Ecologia Questões – 02

11. Fuvest-SP. Populações:

Numa comunidade interagem três populações, constituindo uma cadeia alimentar: produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Um fator externo provocou o extermínio da população carnívora no tempo X.

O gráfico que representa o comportamento da população de herbívoros, a partir de X, é:

Questões de Ecologia sobre Potencial Biótico: Populações para estudantes que irão prestar o Enem e o Vestibular.

 

 

12. Fuvest-SP

O gráfico a seguir representa o crescimento de uma população de herbívoros e da população de seus predadores.

image

a) Pela análise do gráfico, como se explica o elevado número de predadores nos pontos I, II e III? Justifique sua resposta.

b) Se, a partir de 1935, os predadores tivessem sido retirados da região, o que se esperaria que acontecesse com a população de herbívoros? Justifique sua resposta.

 

 

13. UFV-MG

O gráfico representa a variação do tamanho populacional, ao longo de 50 anos, de uma espécie de carnívoro (I) e a de um roedor (II) que vivem em uma mata natural. Analise o gráfico e responda às questões seguintes.

image

a) As oscilações de duas populações, como as observadas no gráfico, sugerem qual tipo de relação ecológica?

b) Cite dois exemplos de animais cujas populações poderão representar no gráfico os números I e II, respectivamente.

c) Qual a importância da existência desse tipo de relação para as comunidades da mata?

d) O que poderá acontecer com o número de indivíduos das duas populações, considerando-se que a região será desmatada?

 

 

14. Fuvest-SP

Numa determinada região, vivia uma comunidade com-posta por uma população de produtores, uma de consumi-dores primários e por outra de consumidores secundários que, dizimada por uma infecção, deixou de existir no local, a partir do tempo X. Observou-se que as outras populações foram afetadas da maneira esperada.

Assinale a alternativa que corresponde ao gráfico que representa corretamente o efeito da extinção dos consumidores secundários sobre a dinâmica das outras populações.

image

 

 

15. UFRN Analise as figuras.

image

Assinale a opção que apresenta a análise correta.

a) O aumento súbito do número de casos da doença X no final do período analisado indica um surto epidêmico.

b) A pequena variação no número de casos, na figura 2, sugere que a doença Y foi uma grande epidemia.

c) As doenças X e Y podem ser caracterizadas como surtos endêmicos, pois as variações observadas se devem às peculiaridades de cada uma delas.

d) O aumento do número de casos das doenças X e Y, em diferentes momentos, caracteriza endemias, embora isso esteja mais claro na figura 1.

 

Ciclo do Nitrogênio Questões Resolvidas – 02.

 

16. Vunesp

O jornal O Estado de S. Paulo, de 17/9/03, comentou o alto faturamento em dólares de uma empresa que está exportando ovos de uma traça, parasitados por minúsculas vespas especializadas em atacar a broca de cana, a lagarta-cartucho do milho e pragas do to-mateiro. Esses ovos vão para os EUA, Suíça, França, Holanda, Portugal, Espanha e Dinamarca, para serem usados para a reprodução das vespas. A empresa também vende casulos de outra pequena vespa que, liberada, vai colocar seus ovos e destruir lagartas que são pragas em lavouras.

Pelo texto, pode-se afirmar que a reportagem refere-se:

a) ao controle de pragas na agricultura pela produção de insetos estéreis.

b) à produção de polinizadores a serem utilizados para a inseminação das plantas.

c) à produção de genes específicos para a utilização de técnicas de engenharia genética aplicadas à agricultura.

d) à produção de larvas de insetos a serem utilizadas como predadores de folhas atacadas por doenças.

e) à utilização das técnicas do controle biológico no combate a pragas agrícolas.

 

 

17. UFJF-MG

Os insetos influenciam diversos aspectos da vida humana. Alguns trazem benefícios, como a polinização e a produção de mel e seda, e outros acarretam sérios prejuízos, como o ataque a plantações e a transmissão de doenças.

O combate aos insetos-praga pode ser feito, por exemplo, com inseticidas, no controle químico, e com inimigos naturais, no controle biológico. Todas as afirmativas abaixo são informações corretas sobre o controle biológico, exceto:

a) O controle biológico pode ser feito pelo uso de vírus, fungos, bactérias e alguns insetos predadores, exóticos ou não.

b) Por ser uma técnica de controle baseada em relação ecológica, reduz o impacto ambiental.

c) O agente de controle deve ser generalista, pois irá competir pelos mesmos recursos com o inseto-praga, levando à diminuição das duas espécies.

d) O controle biológico não promove resistência nos insetos-praga.

e) O controle biológico pode ser associado a outras técnicas de controle, como, por exemplo, o uso de inseticidas seletivos, permitindo uma maior eficácia no controle de pragas.

 

 

18. ENEM

O crescimento da população de uma praga agrícola está representado em função do tempo, no gráfico a seguir, onde a densidade populacional superior a P causa prejuízo à lavoura.

No momento apontado pela seta (1), um agricultor introduziu uma espécie de inseto, que é inimigo natural da praga, na tentativa de controlá-la biologicamente. No momento indicado pela seta (2), o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida na tentativa de

image

A análise do gráfico permite concluir que:

a) se o inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta 1, a praga teria sido controlada definitivamente, sem necessidade de tratamento posterior.

b) se não tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta 2, a população da praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos à lavoura.

c) o uso do inseticida tornou-se necessário, uma vez que o controle biológico aplicado no momento 1 não resultou na diminuição da densidade da população da praga.

d) o inseticida atacou tanto as pragas quanto os seus predadores; entretanto, a população de pragas recuperou-se mais rapidamente, voltando a causar dano à lavoura.

e) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas é muito mais eficaz que o controle biológico, pois os seus efeitos são muito mais rápidos e têm maior durabilidade.

 

 

19. UnB-DF

Em 1839, foi introduzido na Austrália um único exemplar de uma cactácea originária da América do Sul que até então não existia naquele continente, o figo-da-índia. Essa planta proliferou intensamente e, em pouco tempo, ocupou terras antes utilizadas para a pecuária. Após inúmeras tentativas fracassadas de combate à planta, em 1925 introduziu-se na Austrália uma pequena borboleta cujas larvas alimentam-se do caule do figo-da-índia. Como conseqüência, as plantas foram destruídas quase no mesmo ritmo com que haviam proliferado inicialmente.

Com o auxílio do texto, julgue os itens a seguir.

1. Ao introduzir espécies estranhas em ecossistemas naturais, o homem pode alterar o equilíbrio destes, levando, inclusive, à extinção algumas espécies.

2. A rápida proliferação do figo-da índia no continente australiano foi resultado da adaptação da planta às condições locais e da ausência de inimigos naturais.

3. No texto, há exemplo de uma relação de comensalismo.

4. O controle biológico pode apresentar mais eficácia no controle de pragas que o emprego de agrotóxicos.

 

 

20. Fuvest-SP

Em determinada região, as populações de capim, preás e cobras constituem uma cadeia alimentar. Medidas das variações no tamanho das três populações, durante certo intervalo de tempo, permitiram a construção dos seguintes gráficos:

 

image

Elabore uma hipótese plausível para explicar o que aconteceu nessa região, no intervalo de tempo A – F, identificando as populações representadas, respectivamente, pelos gráficos I, II e III.

 

 

21. Vunesp

A tabela apresenta dados referentes à sobrevivência de uma determinada espécie de peixe em diferentes estágios do desenvolvimento.

image

O gráfico representa dois modelos de curva de sobrevivência.

image

a) Qual das linhas do gráfico, 1 ou 2, melhor representa a curva de sobrevivência para a espécie de peixe considerada na tabela? Justifique sua resposta.

b) Qual a porcentagem total de mortalidade pré-reprodutiva (indivíduos que morrem antes de chegar à idade reprodutiva, considerando todas as fases de desenvolvimento) para essa espécie? Para que a espécie mantenha populações estáveis, ou seja, com aproximadamente o mesmo tamanho, ano após ano, sua taxa reprodutiva deve ser alta ou baixa? Justifique sua resposta.

 

🔵 >>> Confira a primeira parte desta lista de exercícios.

 

Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Potencial Biótico Populações:

11. C

12. a) O número de predadores dos pontos I, II e III deve-se ao aumento da oferta de alimento (presas). Os predadores teriam maior probabilidade de sobre-vivência, deixando maior número de descendentes.

b) Ao retirar os predadores, inicialmente, a população de presas iria aumentar. A seguir, ocorreria a diminuição das presas devido ao aumento na competição intra-específica (alimento, espaço etc.).

13. a) Relação predador (linha I) – presa (linha II).

b) Os predadores poderiam ser gatos-do-mato; as pre-sas, roedores.

c) Manutenção do equilíbrio populacional entre predadores e presas.

d) O desmatamento causará a eliminação dos consumi-dores primários (roedores) e, conseqüentemente, de seus predadores (gatos).

14. A 15. A 16. E

17. C 18. D

19. V, V, F, V

20. As três populações estavam equilibradas de A até C. A partir desse ponto, houve uma redução da população de cobras (gráfico III); essa redução pode ter sido provocada pela ação intensiva de caça por parte do ser humano. Isso desencadeou elevação do número de preás (gráfico I), determinando uma extrema redução da população de capim (gráfico II). Com isso, a população de preás também reduziu-se até a sua elimina-ção.

21. a) Linha 2, pois mostra uma grande taxa de mortalidade nas fases iniciais e baixa sobrevivência de indivíduos adultos.

b) A porcentagem total de mortalidade pré-reprodutiva é de 99,935%. Para que a espécie mantenha popu-lações estáveis é neces-sária uma taxa reprodutiva alta, pois a porcentagem de sobreviventes até a fase reprodutiva é muito baixa.

Spread the love

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.