Simulado sobre Populações Biologia com Gabarito

Questão 01 sobre Populações Biologia: UFMG. Uma população de insetos apresentava distribuição fenotípica como mostra a figura I.

gráfico indivíduos e fenótipos

Após a introdução de um predador, essa população passou a apresentar a distribuição mostrada na figura II.

Com base nas informações e em seus conhecimentos, você pode afirmar que:
a) a população de insetos tornou-se mais vulnerável às variações ambientais;
b) a população de insetos mostrou capacidade adaptativa;
c) a pressão do predador causou um aumento na variabilidade genética da população de insetos;
d) a pressão do predador favoreceu a diversidade fenotípica da população de insetos.


Questão 02. UNICAMP-SP. As figuras A e B representam os resultados de um conhecido experimento de crescimento populacional de duas espécies de Paramecium: P.aurelia e P.caudatum, que utilizam o mesmo recurso alimentar.

gráfico do experimento de crescimento populacional de duas espécies de Paramecium

a) O que significa o valor K das curvas de crescimento da figura A?

b) Explique por que são obtidas curvas diferentes para cada uma das espécies quando colocadas para crescer no mesmo frasco (figura B).


Questão 03 sobre Populações Biologia: UFMS. Os textos 1 e 2 abaixo, adaptados do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo, referem-se ao controle biológico, combate às pragas por meio de inimigos naturais, sejam eles predadores ou parasitas.

Texto 1 – Pouco explorados no Brasil, certas espécies de nematóides, vermes microscópicos, estão sendo usados para o controle de pragas nas lavouras. O método é apontado como alternativa para substituir pesticidas químicos. Na “caçada” a insetos, os vermes carregam bactérias em seu corpo. Os nematóides penetram na vítima e liberam as bactérias.

Texto 2 – As palmas, cultivadas no Nordeste como forragem, começaram a ser atacadas pelas cochonilhas. Esses insetos de apenas 1 mm de comprimento eram criados para a fabricação de corantes. Com a descoberta de corantes sintéticos, perderam a utilidade e passaram a ser um problema para o agricultor, porque proliferam com rapidez e acabam matando a palma. Pesquisadores desenvolveram uma forma de combate utilizando joaninhas. Elas são soltas no meio de palmas infectadas e combatem a cochonilha com surpreendente eficiência.

O controle biológico descrito no texto 1 utiliza um parasita enquanto no processo do texto 2 o controle é feito por um predador. Para explicar que o primeiro processo é considerado mais adequado do que o segundo, são feitas as seguintes afirmações:
I. O parasita tende a desaparecer quando morrem as pragas, que são seus próprios hospedeiros.

II. No caso de um crescimento explosivo, é mais fácil controlar a população de vermes nematóides do que a população de joaninhas.

III. Como ferramenta de controle biológico, utilizar os parasitas é mais eficiente do que usar predadores, pois os primeiros são mais específicos que os segundos.

Destas afirmações, somente:
a) I e II são corretas.
b) I é correta.
c) II e III são corretas.
d) II é correta.
e) I e III são corretas.


Questão 04. FUVEST-SP. Responda às questões:
a) Apesar de o predatismo ser descrito como uma interação positiva para o predador e negativa para a presa, pode-se afirmar que os predadores têm um efeito positivo sobre a população de presas. Explique como uma população de presas pode ser beneficiada por seus predadores.

b) Alguns ecologistas consideram os herbívoros comedores de sementes como predadores das populações de plantas que lhes fornecem alimento. Já os herbívoros que se alimentam apenas de folhas são considerados parasitas das plantas que comem. Justifique essas classificações.


Questão 05 sobre Populações Biologia: FUVEST-SP. Uma pequena quantidade de levedura Saccharomyces cerevisae foi inoculada em um tubo de ensaio, contendo meio apropriado. O desenvolvimento dessa cultura está representado no gráfico.

número de indivíduos de uma população em relação ao tempo

Para explicar o comportamento da população de leveduras, após o tempo T, foram levantadas três hipóteses:

1. A cultura foi contaminada por outro tipo de microorganismo originando competição, pois o esperado seria o crescimento contínuo da população de leveduras.

2. O aumento no número de indivíduos provocou diminuição do alimento disponível, afetando a sobrevivência.

3. O acúmulo dos produtos excretados alterou a composição química do meio, causando a morte das leveduras.

Entre as três hipóteses, podemos considerar plausível(eis) apenas
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 1 e 2.
e) 2 e 3.


Questão 06. UFSE. Considere as seguintes associações entre os seres vivos:

I. parasitismo
II. predação
III. mutualismo
IV. competição
V. protocooperação

São prejudiciais para os indivíduos, mas benéficas para as populações porque contribuem para que estas se mantenham em equilíbrio com o ambiente, somente:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) II, III e IV
d) II, III e V
e) III, IV e V


Questão 07. U.F. Uberlândia-MG. Imagine uma grande fazenda onde exista uma imensa plantação de milho. O proprietário dessa fazenda adora atirar em cobras, cachorros do mato, gatos e gaviões. Ele também tem a curiosa mania de presentear quem lhe traz ratos mortos.

O que acontecerá se, com a inflação e a recessão, esse fazendeiro resolver economizar, parando de presentear seus caçadores de ratos?
a) Como ratos não se alimentam de milho, a produção da fazenda não será alterada.

b) Haverá uma diminuição na produção de milho, devido ao aumento na população de ratos, já que eles estão livres dos seus inimigos naturais.

c) Após alguns meses, haverá uma explosão populacional de ratos, o que causará um aumento no número de casos de dengue, já que o hospedeiro intermediário dessa bactéria é o rato.

d) Os ratos, que agora não serão mais caçados, alimentam-se das ervas daninhas e dos insetos do milharal, aumentando, portanto, a produção de milho dessa fazenda.


Questão 08 sobre Populações Biologia: UFMG. Como conseqüência da competição entre elas, duas populações apresentam o seguinte perfil de distribuição no interior de uma floresta:

Observe que o tamanho das áreas I, II e III das pirâmides representa o número de indivíduos da população e a sua localização nos estratos da floresta.

Esse tipo de distribuição pode ser exemplificado pelas interações entre:
a) uma espécie de joaninha e uma espécie de pulgão de que ela se alimenta;
b) uma espécie de orquídea e a espécie de abelha que a poliniza;
c) duas espécies de aranhas com diferentes tolerâncias à variação de umidade;
d) duas espécies de pássaros que se alimentam das mesmas sementes.


Questão 09. UFRN. Originário da Europa, o pardal se espalhou por todo o mundo, graças a sua grande capacidade de adaptação ao ambiente urbano.

A importação dessa espécie para o Brasil trouxe conseqüências negativas para o meio ambiente, pois o rápido crescimento da população de pardais prejudicou a agricultura e contribuiu para a redução do número de aves nativas, como o tico-tico.

Forneça duas explicações plausíveis para o fato de ter ocorrido o crescimento acelerado do número de pardais e, em conseqüência disso, a redução do número de tico-ticos.


Questão 10 sobre Populações Biologia: Unifor-CE. Considere as seguintes afirmações referentes às populações:

I. Uma população fechada está em crescimento quando a taxa de natalidade é maior do que a de mortalidade.

II. A densidade da população corresponde ao número de indivíduos em determinado intervalo de tempo.

III. A natalidade pode diminuir quando a densidade populacional aumenta.

É correto o que se afirma somente em:
a) I
b) III
c) I e II
d) I e III
e) II e III


🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.


Gabarito com as respostas do simulado com questões de Ecologia sobre Populações Biologia:

01. d;

02. a) O valor K representa a capacidade limite do meio (capacidade de carga), que é o tamanho máximo da população que o ambiente é capaz de suportar.
b) As duas espécies utilizam os mesmos recursos alimentares, ocupando o mesmo nicho ecológico. Quando colocadas no mesmo frasco, ocorre competição, sobrevivendo ao final a espécie que melhor explora o ambiente.

03. e;

04. a) A predação pode beneficiar a população de presas, pois os predadores se alimentam dos indivíduos mais velhos, mais fracos e eventualmente doentes.
Assim, a população de presas é mantida praticamente com o mesmo número de indivíduos. Esta relação tende a evitar a superpopulação de presas; com isso, diminui a competição intra-específica por espaço ou alimento.
b) Os herbívoros comedores de sementes são considerados predadores das plantas que lhes fornecem alimento, pois, com isso, essas plantas não conseguem se reproduzir e a população tende a permanecer com o mesmo número de indivíduos.
Já os herbívoros que se alimentam de folhas são considerados parasitas porque se alimentam de parte da planta, sem causar a sua morte, o que lhes garantirá alimento durante muito tempo. Porém, haverá o enfraquecimento da planta, pois com menos folhas a atividade fotossintética será menor.

05. b;
05. b;
07. b;
08. d;

09. 1º) Qualquer espécie não cresce indefinidamente, mas para garantir o seu crescimento populacional deve ser capaz de se reproduzir e de manter um relacionamento desejável com o ecossistema. Essas condições devem ter sido preenchidas pelos pardais.
Com relação ao ecossistema, esse provê os recursos como alimento, água, abrigo; mas também se opõe ao crescimento populacional (resistência do meio) na medida em que nele existem predadores, parasitas, competidores, condições adversas de clima, escassez de alimento.
Assim sendo os pardais devem ter encontrado aqui condições adequadas à sua sobrevivência, disponibilidade de fontes de recursos alimentares ou terem sido mais habilidosos que as aves endêmicas na competição por alimento e espaço.
Também não devem ter encontrado inimigos naturais como predadores ou parasitas.
2º) Seria necessária a compreensão do comportamento dessa ave para interferir no seu ciclo de vida; quer pela introdução (ou identificação de espécie que já existe localmente) de um agente causador de uma doença específica dessa espécie ou de algum predador para a ave adulta ou para os seus ovos.

10. d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário