Lista de Exercícios sobre o Espaço Industrial

Questão 01. Espaço Industrial: UFSE – A presença de matéria-prima pode representar um fator muito importante para a localização industrial, principalmente tendo em vista os custos dos transportes.

Confirma o texto, no Brasil, a instalação da indústria:
a) siderúrgica em São Paulo.
b) eletroeletrônica em Manaus.
c) automobilística no Paraná.
d) de beneficiamento da bauxita no Pará e Maranhão.
e) metalúrgica no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Questão 02. U. Santa Ursula-RJ
“Uma fusão com a cara do futuro: A América Online (AOL), o maior provedor de acesso à Internet do mundo, comprou a Time Warner, maior empresa do mundo no setor de comunicação e entretenimento.”
O Globo, 11/01/2000.

Essa fusão indica:
I. a criação de “preços administrados” a fim de estabelecer a concorrência entre produtos, e não entre preços;

II. A ocorrência de acordos de cooperação técnica para domínio dos mercados globais;

III. a união dos capitais de empresas industriais e/ou financeiras;

Com relação a estas afirmativas conclui-se que:
a) apenas a I é correta;
b) a I e a II são corretas;
c) apenas a II é correta;
d) a I e a III são corretas;
e) todas são corretas.


Questão 03. Espaço Industrial: UFGO
“As cidades estão passando por um período de transição especialmente difícil. Têm cada vez mais gente e menos emprego, menos saúde, menos qualidade de vida. Elas eram centros que viviam da indústria. Surgiram com essa função no final do século XVIII. Agora, o fenômeno acabou. As indústrias querem distância das cidades. (…) Estão abandonando os grandes centros urbanos e deixando muita gente sem trabalho”.

A citação acima (extraída da Revista Veja,28 de junho de 1999) refere-se à geografia das grandes cidades. Analisando-a, depreende-se que:
( ) nas grandes cidades do século XX, o setor econômico que mais cresce é o terciário moderno (produção de programas para computadores, meios de comunicação e serviços em geral), conforme o sugere a frase onde se lê que as cidades “eram centros que viviam da indústria”.

( ) o conteúdo social das cidades, constituído por segmentos sociais cujas condições de vida são diversas entre si, ocultado pela generalização feita na referência a “menos qualidade de vida” nas cidades, atualmente.

( ) há uma idéia equivocada na afirmação de que as indústrias estão “abandonando os grandes centros urbanos e deixando muita gente sem trabalho”, pois a causa imediata do desemprego urbano não é a “fuga” das indústrias das grandes cidades, mas a atuação do capital transnacional: no campo, privilégio à produção para exportação, e, na cidade, automação da indústria e dos serviços.

( ) em “as indústrias querem distância das cidades” tem-se uma alusão à desconcentração geográfica das indústrias, fenômeno devido aos altos preços dos terrenos urbanos e à organização sindical dos trabalhadores, entre outros.


Questão 04. U. Católica de Salvador-BA – Com base nos conhecimentos sobre a evolução e a distribuição industrial no Brasil e no mundo, pode-se afirmar:

a) A indústria automobilística brasileira está toda concentrada na Região Sudeste, cabendo ao Estado de Minas Gerais a liderança na produção de carros populares.

b) As grandes multinacionais ligadas ao setor automobilístico, além dos altos investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento, são grandes dinamizadoras das atividades econômicas em geral.

c) A URSS, na época da Guerra Fria, destacou-se nas conquistas tecnológicas, criando uma infinidade de bens de consumo e modernizando seu parque industrial.

d) Os investimentos tecnológicos americanos se destinam ao desenvolvimento industrial fora dos Estados Unidos, a fim de minimizar os efeitos da poluição.

e) O Japão possui mais pesquisadores que todos os países do mundo Ocidental, demonstrando o potencial técnico- científico daquele País do Hemisfério Sul.


Questão 05. Espaço Industrial: U. Santa Ursula-RJ

“A indústria automobilística no Brasil é uma grande geradora de desemprego. A VOLKSWAGEN, em São Bernardo do Campo, chegou a empregar 40.000 pessoas e, atualmente, tem 17 mil empregados.”
Jornal do Brasil – 09/01/2000.

Pode-se concluir, com base no texto, que:
a) As férias coletivas nas grandes montadoras do ABC paulista solucionaram o problema das demissões.

b) O trabalho mais idoso e com mais experiência ao ser demitido é mais facilmente reintegrado ao mercado de trabalho.

c) A linha de montagem robotizada, em São Paulo, provoca um excedente de mão-de-obra que será demitido mais cedo ou mais tarde.

d) A indústria de bens de consumo duráveis, implantada a partir do governo Juscelino Kubistchek, teve participação apenas do capital nacional, com destaque para o setor automobilístico.

e) A principal causa de desemprego no setor automobilístico foi a prioridade dada ao transporte ferroviário em nosso país.


Questão 06. Espaço Industrial: U. Salvador-BA – Com base nos conhecimentos sobre a industrialização e os impactos ambientais, pode-se concluir:

( ) No Leste europeu, quando todo processo industrial era conduzido pelo governo, evitava-se a poluição e preservava-se o meio ambiente.

( ) Os graves impactos ambientais limitam-se à área urbana, porque no meio rural há uma política abrangente de proteção ambiental, sobretudo no Brasil.

( ) A poluição das águas afeta diretamente os consumidores urbanos e indiretamente os que se alimentam de produtos da agricultura irrigada por elas.

( ) O processo industrial moderniza a sua tecnologia na mesma proporção com que faz gerar os impactos ambientais.

( ) As ilhas de calor e as inversões térmicas fazem parte dos problemas ambientais criados pelo homem nas grandes cidades.


Questão 07. UFRS – O Brasil tem passado, nos últimos anos, por um processo de desconcentração industrial que tem refletido no crescimento de investimentos em áreas fora do tradicional eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Sobre o processo de desconcentração industrial, é correto afirmar que:

01. a migração de investimentos produtivos ocorre em função das condições que os lugares oferecem para a reprodução do capital, como: condições de transporte e comunicação, disponibilidade de energia e custo reduzido da força-de-trabalho;

02. a tendência de crescimento, em função de novos investimentos, é observada em cidades médias que se localizam próximas de regiões metropolitanas que são importantes centros industriais e de serviços;

04. entre os casos de desconcentração, podemos citar os novos investimentos do pólo automotivo nacional no Estado do Paraná, na região metropolitana de Curitiba;

08. alguns Estados têm procurado atrair investimentos valendo-se da estratégia de redução de impostos, conhecida como “Guerra Fiscal”;

16. a melhoria da infra-estrutura referente a rodovias, ferrovias, portos e telecomunicações é fator essencial para a realização de novos investimentos.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.


Questão 08. Espaço Industrial: UFMS – O processo de industrialização está relacionado com vários fatores como a localização, mão-de-obra disponível, matérias-primas e poder de compra do mercado consumidor.

Conforme o texto podemos afirmar que é verdadeira a seguinte afirmativa:
a) Esses fatores têm peso igual para determinar a localização de qualquer indústria.

b) A instalação das indústrias siderúrgicas dependem principalmente da quantidade de mão-de-obra, sem considerar a qualificação.

c) Dependendo do tipo de indústria, há fator que se destaca sobre os demais, como por exemplo a indústria automobilística depende exclusivamente do poder aquisitivo do mercado consumidor.

d) Indústria como a do açúcar e papel, independem da proximidade das fontes de matéria-prima.

e) A petroquímica se localiza somente junto a fonte de matéria-prima.


Questão 09. E.M. Santa Casa/Vitória-ES – Na Revolução Técnico Científica, o tempo entre qualquer inovação e sua difusão entre forma de mercadorias ou de Serviços é cada vez mais imediato.

São características dessa Revolução, as afirmativas abaixo, exceto:
a) A especialização do trabalhador em determinada tarefa e a produção em grandes escalas não são atributos mais adequados a produção industrial dos novos tempos.

b) Entre os diversos processos de automação industrial a robotização é o mais avançado.

c) Nos círculos de Controle de Qualidade implantados nas empresas mais modernas, o trabalhador passa a ter conhecimento de todo processo produtivo e nele intervir.

d) Os novos processos de produção são responsáveis pelo emprego indiscriminado de milhares de pessoas em todo o mundo.

e) O trabalho “repetitivo” tem sido substituído pelo trabalho “criativo” que atende às constantes variações do cotidiano da linha de produção.


Questão 10. Espaço Industrial: UFRS – Em 1999, a instalação da Audi/Volkswagen consolidou um Estado como sendo uma importante alternativa para as indústrias automotivas que se instalaram no Brasil na década de 90. O desenvolvimento de uma malha de fornecedores de autopeças e prestadores de serviços para o novo pólo gerou no Estado cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos.

A qual Unidade da Federação o texto acima faz referência?
a) Bahia
b) Ceará
c) Minas Gerais
d) Paraná
e) Rio Grande do Sul


🔵 >>> Confira nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Espaço Industrial:

01. d;

02. e;

03. C – C – C – C;

04. b;

05. c;

06. F – F – V – V – V;

07. 1 + 2 + 8 + 16;

08. c;

09. d;

10. d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário