Exercícios sobre Gimnospermas e Angiospermas

01. Gimnospermas e Angiospermas: (OSEC-SP / Adaptado) As gimnospermas são plantas que apresentam as características a seguir, exceto uma. Assinale-a.
A) Vasos para a condução da seiva.
B) Estróbilos para a reprodução sexuada.
C) sementes para favorecer a disseminação.
D) Frutos para conter as sementes.
E) Raízes, caules e folhas verdadeiras.

 


02. (FUVEST-SP) Na evolução das plantas, o aparecimento do tubo polínico trouxe a vantagem de:
A) eliminar a participação do gameta masculino na fertilização.
B) facilitar a nutrição do embrião.
C) assegurar a fertilização em meio aquático.
D) tornar a fertilização independente da água.
E) assegurar a sobrevivência do gameta feminino.

 


03. (OSEC-SP) O pinhão é:
A) o fruto simples do pinheiro.
B) o fruto composto do pinheiro.
C) o cone feminino do pinheiro.
D) o cone masculino do pinheiro.
E) a semente do pinheiro.

 

 

04. (UFEs) Nas angiospermas, após a fecundação, forma-se a semente, que é uma estrutura resultante do desenvolvimento do(a):
A) ovário.
B) óvulo.
C) saco embrionário.
D) oosfera.
E) carpelo.

 


05. Gimnospermas e Angiospermas: (Unifor-CE) Em relação à evolução dos processos reprodutivos das plantas, as gimnospermas foram as primeiras a apresentar:
A) formação de um embrião.
B) diferenciação morfológica entre gametas masculinos e femininos.
C) produção de megásporos e micrósporos.
D) independência da água para os processos reprodutivos.
E) alternância de gerações gametofítica e esporofítica.

 

Exercícios sobre Briófitas e Pteridófitas.


06. Gimnospermas e Angiospermas: (UEL-PR / Adaptado) Uma característica das gimnospermas, que as diferencia das pteridófitas, é a ocorrência de:
A) raízes.
B) vasos condutores.
C) sementes.
D) geração gametofítica.
E) geração esporofítica

 

 

07. (UFV-MG) Assinale a alternativa que inclui a sequência correta de eventos básicos do ciclo de vida das angiospermas.
A) Gametogênese, formação do zigoto, embriogênese, fertilização, formação da semente, germinação, crescimento vegetativo e floração.
B) Gametogênese, fertilização, embriogênese, formação do zigoto, formação da semente, germinação, crescimento vegetativo e floração.
C) Gametogênese, formação do óvulo e do zigoto, fertilização, formação da semente, germinação, crescimento vegetativo e floração.
D) Gametogênese, fertilização, formação do zigoto, desenvolvimento do saco embrionário, formação da semente, germinação, crescimento vegetativo.
E) Gametogênese, fertilização, formação do zigoto, embriogênese, formação da semente, germinação, crescimento vegetativo e floração.

 

 

08. Gimnospermas e Angiospermas: (UCP-PR) “Nas coníferas, o nadar dos anterozoides é substituído pelo crescer dos tubos polínicos”. Essa frase se relaciona com:
A) a independência da água para que se dê a fecundação.
B) o aparecimento dos frutos na escala vegetal.
C) a substituição da reprodução assexuada pela sexuada.
D) o maior desenvolvimento do gametófito nas gimnospermas.
E) o aparecimento dos vegetais intermediários como as briófitas.

 

 

09. (PUC Minas) É comum entre pteridófitas e gimnospermas a presença de:
A) frutos alados.
B) esporófitos duradouros.
C) sementes secas.
D) endospermas triploides.
E) fecundação dupla.

 


10. Gimnospermas e Angiospermas: (UFMG) Observe o esquema do ciclo reprodutivo do pinheiro.

Em que fase desse ciclo ocorre a redução do número de cromossomas?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

 

Exercícios sobre Fotossíntese e Quimiossíntese.


11. Gimnospermas e Angiospermas: (PUC Minas–2007) O esquema representa o ciclo reprodutivo de uma gimnosperma.

É correto afirmar sobre esse ciclo, exceto:
A) A estrutura I representa organismo autótrofo e duradouro, chamado esporófto.
B) seus frutos, utilizados por aves, derivam da estrutura III.
C) Os endospermas presentes em suas sementes são reservas nutritivas e haploides.
D) A anemofilia ocorre a partir de estruturas masculinas dos esporófitos, presentes em II.

 

 

12. (UFMG) Esta figura representa uma espiga de milho, presa à planta-mãe. Na espiga, efetuou-se uma abertura e indicaram-se vários de seus componentes por números.

Com relação aos componentes dessa figura, é incorreto afrmar que:
A) 1 realiza transporte de seiva.
B) 2 é formado de folhas modificadas.
C) 3 apresenta todas as células com a mesma ploidia.
D) 4 relaciona-se com a polinização.

 

 

13. (UEL-PR) Considere o texto a seguir sobre a Araucaria angustifolia.

Os pinhões são avidamente consumidos por várias espécies da fauna; uma ave, a gralha azul, esconde os pinhões no solo para posterior consumo.
LORENZI, H. Árvores brasileiras. Nova Odessa: Plantarum, 1992. v. 1. p. 35.


A gralha azul, quando não encontra os pinhões que enterrou, contribui para:
A) a disseminação do vegetal.
B) a extinção do vegetal.
C) retardar a germinação da semente vegetal.
D) impedir a germinação da semente vegetal.
E) reduzir a viabilidade da semente vegetal.

 

 

14. (Mackenzie-sP) Considere uma espécie vegetal pertencente ao grupo das angiospermas, que possui células com 2n = 36 cromossomos. Nessa espécie, o endosperma, a oosfera e o zigoto, formado após a fecundação, apresentam, respectivamente:
A) 18, 36 e 54 cromossomos.
B) 36, 18 e 54 cromossomos.
C) 54, 36 e 18 cromossomos.
D) 18, 54 e 36 cromossomos.
E) 54, 18 e 36 cromossomos.

 

 

15. Gimnospermas e Angiospermas: (UFMG) O esquema a seguir apresenta as estruturas de uma flor.

Todas as alternativas apresentam processos que podem ocorrer nessa flor, exceto:
A) gametogênese.
B) autofecundação.
C) produção de sementes.
D) polinização.

 

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Gabarito com as respostas das questões de Botânica sobre Gimnospermas e Angiospermas:

01. D; 02. D; 03. E;  04. B; 05. D; 06. C; 07. E; 08. A; 09. B; 10. C; 11. B; 12. C; 13. A14. E; 15. B

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