Questão 01 sobre os Fatores Limitantes da Fotossíntese: FEI-SP.
Os fatores externos limitantes da fotossíntese são:
a) concentração de O2.
b) concentração de dióxido de carbono, água, oxigênio e luz.
c) concentração de O2, água, oxigênio, luz e temperatura.
d) concentração de dióxido de carbono, água, luz e temperatura.
e) concentração de poluentes, água e luz.
Questão 02. UEL-PR. Pode-se esperar que uma planta com deficiência de magnésio apresente:
a) folhas de cor verde-escura.
b) células meristemáticas mortas.
c) frutos e sementes imaturos.
d) células incapazes de realizar transporte ativo.
e) folhas pálidas, amareladas ou esbranquiçadas.
Questão 03. Cesgranrio-RJ. Qual dos gráficos a seguir relaciona corretamente a quantidade de oxigênio liberado pela fotossíntese (O2) com a intensidade luminosa?
Questão 04 sobre os Fatores Limitantes da Fotossíntese: UEL-PR. Certas plantas desenvolvem-se bem em lugares sombrios ou no interior de residências, provavelmente porque:
a) são muito competitivas em relação à luz solar.
b) têm pequeno porte e são rasteiras.
c) têm baixo ponto de compensação.
d) a superfície de sua folhas é grande e delicada.
e) são características de campos cerrados.
Questão 05. Vunesp-SP. Considere a afirmação: “Para que ocorra o crescimento da vegetação, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensação à luz.”
a) A frase é falsa ou verdadeira?
b) Justifique sua resposta.
Questão 06. Mackenzie-SP
O gráfico mostra as variações das velocidades de dois processos A e B que ocorrem nos vegetais.
Assinale a alternativa correta:
a) A e B só se verificam na presença de luz.
b) A luz é o único fator que interfere na realização de A.
c) B pode ocorrer na ausência de luz.
d) Aumentando a intensidade luminosa, a velocidade do processo A também aumenta indefinidamente.
e) Diminuindo a intensidade luminosa, a velocidade do processo B também diminui.
Questão 07. Modelo Enem. Observando-se as reações de uma planta à iluminação, em condições experimentais, foi possível construir um gráfico, onde a linha pontilhada representa a respiração e a linha cheia, a fotossíntese.
A análise do gráfico permite concluir que a tendência da planta é:
a) desenvolver fototropismo.
b) reproduzir-se.
c) acumular reservas nutritivas.
d) definhar por falta de alimento disponível.
e) crescer.
Questão 08 sobre os Fatores Limitantes da Fotossíntese: PUCCamp-SP. Num experimento realizado em presença de luz, dois organismos clorofilados foram colocados em recipientes distintos (1 e 2) que continham inicialmente igual taxa de O2 e CO2 dissolvidos. Após algum tempo, o recipiente 1 continuava a apresentar a mesma taxa desses gases e o recipiente 2 tinha muito mais CO2 do que O2.
Considere as afirmações a seguir.
I. A taxa de fotossíntese do organismo do recipiente 1 foi maior do que a de respiração.
II. As taxas de fotossínteses e de respiração do organismo do recipiente 1 foram iguais.
III. A taxa de respiração do organismo do recipiente 2 foi maior do que a de fotossíntese.
IV. As taxas de fotossíntese e de respiração do organismo do recipiente 2 foram iguais.
Com base nos dados obtidos no experimento, é possível aceitar como verdadeiras apenas as afirmações:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV
Questão 09. UFSCar-SP. Três tubos de ensaio identificados como I, II e III receberam, cada um, uma folha recém-cortada de um arbusto. Os tubos foram fechados hermeticamente e colocados a distâncias diferentes de uma mesma fonte de luz.
Após duas horas, verificou-se que:
– a concentração de CO2 no interior do tubo I diminuiu;
– no interior do tubo II, a concentração de CO2 manteve-se inalterada;
– no interior do tubo III, a concentração de CO2 duplicou.
Tais resultados permitem concluir que a folha do tubo:
a) I ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico.
b) II ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico.
c) III ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico.
d) III ficou exposta a uma intensidade luminosa inferior a seu ponto de compensação fótico.
e) II ficou exposta a uma intensidade luminosa superior a seu ponto de compensação fótico.
Questão 10 sobre os Fatores Limitantes da Fotossíntese: FMTM-MG.
O cresol é uma mistura de cor rosa, indicadora de pH que, em solução, tem a propriedade de permanecer em equilíbrio com o teor de CO2 do meio em que se encontra. Se o teor é alto, o cresol absorve o CO2 do meio, torna-se mais ácido e adquire a cor amarela.
Se o teor é baixo, o cresol perde CO2 para o meio, torna-se alcalino e adquire a cor roxa. A figura reproduz um experimento realizado na presença e, depois, na ausência de luz e em um mesmo intervalo de tempo.
O resultado observado foi:
a) a solução adquiriu a cor arroxeada após ficar no escuro, pois a folha eliminou CO2 para o ar.
b) a solução adquiriu a cor amarela após ficar exposta ao sol, pois a folha absorveu CO2 do ar.
c) a solução adquiriu a cor amarela após ficar no escuro, pois a folha eliminou CO2 para o ar.
d) a solução adquiriu a cor arroxeada após ficar exposta ao sol, pois aumentou o teor de CO2 do ar.
e) a solução adquiriu a cor amarela após ficar no escuro, pois diminuiu o teor de CO2 do ar.
Confira outros exercícios relacionados que lhe ajudarão a passar no Enem e Vestibular:
🔵 >>> Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.
Gabarito com as respostas das questões sobre Fatores Limitantes da Fotossíntese:
Resolução do Exercício 01. D;
Resolução do Exercício 02. E;
Resolução do Exercício 03. B;
Resolução do Exercício 04. C;
Resolução do Exercício 05. a) Verdadeira
b) Acima do PCF a fotossíntese é maior do que a respiração, sobrando substâncias orgânicas que podem ser utilizadas no seu desenvolvimento (crescimento).
Resolução do Exercício 06. C;
Resolução do Exercício 07. D;
Resolução do Exercício 08. D;
Resolução do Exercício 09. D;
Resolução do Exercício 10. C;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína