Questão 01 sobre Lipídios: Modelo Enem. Em relação aos lipídios, são feitas várias afirmações corretas, exceto:
a) servem como isolante térmico.
b) podem ser encontrados armazenados nas células adiposas dos animais.
c) são os principais combustíveis energéticos da célula.
d) compõem as membranas celulares.
e) os vegetais podem estocá-los sob a forma de óleo nas sementes.
Questão 02. Mackenzie-SP. As substâncias usadas pelos organismos vivos, como fonte de energia e como reserva energética, são, respectivamente:
a) água e glicídios.
b) água e sais minerais.
c) lipídios e sais minerais.
d) glicídios e sais minerais.
e) glicídios e lipídios.
Questão 03. Modelo Enem. Os lipídios mais comumente usados na nossa alimentação são integrantes do grupo dos:
a) monoglicerídios.
b) triglicerídios.
c) cerídeos.
d) esteróides.
e) lipídios complexos.
Questão 04. FASP. Que tipo de substância impermeabiliza o tecido vegetal contra a perda excessiva de água e fornece energia?
a) ácidos nucléicos.
b) proteínas.
c) lipídios.
d) vitaminas.
e) íons inorgânicos.
Questão 05 sobre Lipídios: Modelo Enem.
A análise do quadro permite identificar as moléculas orgânicas em I, II e III como sendo, respectivamente:
a) fosfolipídios, glicose e celulose.
b) fosfolipídios, vitaminas e ácidos nucléicos.
c) glicoproteínas, vitaminas e lignina.
d) sais minerais, glicose e proteínas.
e) ácidos nucléicos, triglicérides e celulose.
Questão 06. UEL-PR. Os esquemas a seguir mostram as quantidades relativas de proteínas (P) e de lipídios (L) em diversos tipos de carnes.
Uma pessoa com colesterol elevado não deve ingerir:
a) frango e ganso.
b) frango e porco.
c) ganso e porco.
d) frango e coelho.
e) porco e coelho.
Questão 07. Fuvest-SP. Para verificar a hipótese “a lipase age sobre as gorduras, provocando a formação de ácidos graxos”, foi feita uma experiência, colocando-se em tubos de ensaio os seguintes materiais:
Sabendo-se que o indicador usado passa de rosa a azul em meio ácido, a hipótese ficará comprovada se a cor do indicador mudar apenas:
a) no tubo I.
b) no tubo II.
c) nos tubos I e II.
d) nos tubos I e III.
e) nos tubos II e III.
Questão 08. UFC-CE. O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo.
Analise os itens a seguir.
I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular.
II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides.
III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares.
Da análise dos itens, é correto afirmar que:
a) somente I é verdadeiro.
b) somente II é verdadeiro.
c) somente III é verdadeiro.
d) somente I e II são verdadeiros.
e) I, II e III são verdadeiros.
Questão 09. UFSC modificada. Considere os compostos, apresentados na coluna superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.
I. água
II. sal mineral
III. monossacarídio
IV. lipídio
V. Enzima
A. biocatalizador de origem protéica
B. molécula mais abundante na matéria viva
C. composto orgânico
D. composto inorgânico
E. tipo de carboidrato
( ) I – C
( ) II – B
( ) III – C
( ) III – E
( ) IV – C
( ) V – D
( ) V – A
Questão 10 sobre Lipídios: PUCCamp-SP. Radicais livres, que se originam de reações químicas das quais o O2 participa, têm efeitos nocivos sobre as membranas biológicas. Agindo sobre as duplas ligações dos ácidos graxos das lipoproteínas, com-prometem as funções de tais membranas.
Estrutura lipoprotéica, portanto sujeita à ação danosa do oxigênio, está presente:
a) somente na membrana plasmática
b) somente nas membranas mitocondriais.
c) somente nas membranas plasmática e nuclear.
d) somente no retículo endoplasmático e na membrana nuclear.
e) em todo o sistema de membranas das células.
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Gabarito com as respostas da lista com 10 exercícios sobre Lipídios para passar no Enem e Vestibular:
01. C;
02. E;
03. B;
04. C;
05. A;
06. C;
07. A;
08. E;
09. F, F, V, V, V, F, V
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína