Retículo Endoplasmático Simulado com Gabarito

Questão 01 sobre Retículo Endoplasmático: UFMS. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) com relação ao tema Retículos Endoplasmáticos.

01. Vários estudos têm mostrado que o Retículo Endoplasmático Liso, apesar de existir em todos os tipos de células eucariontes, apresenta-se mais desenvolvido nas células com função secretora.

02. O REL participa da formação do acromossomo em espermatozóides de células animais e da formação da lamela média nas células vegetais.

04. O Retículo Endoplasmático Rugoso (RER) está relacionado a uma série de funções heterogêneas, como síntese de gorduras, esteróides, fosfolipídeos e colesterol.

08. Nas células do fígado, o RER está relacionado com a desintoxicação do organismo, como é o caso de certas “drogas”, como barbitúricos (sedativos) e álcool.

16. Nas células vegetais, o Retículo Endoplasmático Liso (REL) pode armazenar substâncias, dando origem a vários tipos de vacúolos, cada um deles desempenhando uma função distinta.

32. O Retículo Endoplasmático é estudado em nível de microscopia eletrônica, já que suas membranas não são vistas ao microscópio óptico.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


Questão 02. FUVEST-SP O esquema representa uma célula secretora de enzimas em que duas estruturas citoplasmáticas estão indicadas por letras (A e B). Aminoácidos radioativos incorporados por essa célula concentram-se inicialmente na região A. Após algum tempo, a radioatividade passa a se concentrar na região B e, pouco mais tar- de, pode ser detectada fora da célula.

esquema de uma célula e retículo endoplasmático

Explique, em termos funcionais, a concentração inicial de aminoácidos radioativos na estrutura celular A.


Questão 03. FMTM–MG. Células de um certo tecido animal foram isoladas e mantidas em meio de cultura. Em seguida, as células foram igualmente distribuídas em 3 frascos (I, II e III), contendo iguais quantidades de meio de cultura acrescido de um aminoácido marcado com o isótopo radioativo 35S. De cada um dos frascos, foram retiradas algumas amostras para análise em microscópio.

As células retiradas do frasco I evidenciaram grande acúmulo do material radioativo no retículo endoplasmático rugoso. Já as do frasco II mostravam acúmulo do material radioativo em vesículas de secreção. As células do frasco III apresentavam maior acúmulo do material radioativo no aparelho de Golgi.

a) Qual dos três frascos permaneceu por menos tempo em cultura?
b) Justifique sua resposta.


Questão 04. UFF-RJ. A membrana basal das células tireoidianas tem a capacidade específica de bombear iodeto para o interior da célula. Isto é chamado de seqüestro de iodeto. Na glândula normal, a bomba de iodeto é capaz de concentrar o iodeto até cerca de 30 vezes sua concentração no sangue. Quando a glândula tireóide está em sua atividade máxima, a proporção entre as concentrações pode chegar a um valor de até 250 vezes. (…)

O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi sintetizam e secretam para dentro dos folículos uma grande molécula glicoprotéica chamada de tireoglobulina.

sangue e epitélio folicular

Adaptado de GUYTON, A. C. e HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1997, pp. 859-860.

A partir da análise do texto e da figura, responda às questões propostas.
a) Que tipo de transporte é utilizado para manter as concentrações altas de iodeto no interior da célula?
b) De que forma o retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi participam na produção de tireoglobulina?


Questão 05 sobre Retículo Endoplasmático: Fuvest-SP. Alimento protéico marcado com radioatividade foi fagocitado por paramécios.
Poucos minutos depois, os paramécios foram analisados e a maior concentração de radioatividade foi encontrada:

a) nos centríolos.
b) nas mitocôndrias.
c) na carioteca.
d) no nucléolo.
e) no retículo endoplasmático.


Questão 06. Modelo Enem. Assinale a opção que contém as estruturas presentes tanto em células vegetais quanto em células animais.

a) Membrana plasmática, parede celular e citoplasma.
b) Retículo endoplasmático, mitocôndrias e complexo de Golgi.
c) Cloroplastos, lisossomos e centríolos.
d) Vacúolos, carioteca e lisossomos.
e) Cromossomos, carioteca e cloroplastos


Questão 07. UFPE. As células eucarióticas, animal e vegetal, embora guardem semelhanças estruturais e funcionais, apresentam importantes diferenças. Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.

1. O vacúolo das células vegetais atua na digestão intracelular, visto que nestas células não há lisossomos como nas células animais.

2. O retículo endoplasmático rugoso e o aparelho de Golgi estão presentes tanto em células animais quanto em células vegetais.

3. Os centríolos, estruturas relacionadas aos movimentos cromossômicos, são ausentes na maioria dos animais e amplamente difundidos entre os vegetais superiores.

4. Os cloroplastos bem como a parede celular estão presentes em células vegetais.

5. Nas células vegetais não há membrana plasmática, uma vez que a parede celular existente já é suficientemente forte.

Estão corretas apenas:
1) 1, 3 e 5
2) 1, 2 e 3
3) 2, 3 e 4
4) 2 e 4
5) 1, 2, 3 e 4


Questão 08 sobre Retículo Endoplasmático: Mackenzie-SP. Algumas células apresentam material nuclear bastante desespiralizado, e metabolismo muito alto.

Essas características podem indicar:
a) pouca atividade do DNA e, como consequência, pouco desenvolvimento das organelas celulares.

b) intensa tradução, exigindo a presença de grande desenvolvimento de retículo endoplasmático liso.

c) intensa transcrição e tradução, exigindo a presença de retículo endoplasmático rugoso muito desenvolvido.

d) intensa duplicação do material genético, demonstrando alta taxa de divisão celular e organelas pouco desenvolvidas.

e) intensa transcrição, exigindo grande desenvolvimento do complexo de Golgi, responsável pela tradução.


🔵 >>> Confira todas as nossas listas de questões sobre Citologia.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Retículo Endoplasmático:

01. 16 + 32 = 48;

02. A estrutura A é o retículo endoplasmático rugoso, onde ocorre a síntese e o transporte de proteínas. As proteínas são polímeros de aminoácidos. Assim, é de se esperar alta concentração de aminoácidos radioativos em A.

03.a) Frasco I

b) A síntese de proteínas e a secreção celular podem ser resumidas em etapas:

Etapa 1 o Incorporação dos aminoácidos radioativos e síntese de proteínas no retículo endoplasmático granular

Etapa 2 o Transformação e empacotamento da substância no complexo golgiense.

Etapa 3 o Formação das vesículas de secreção.

04. a) Transporte ativo que ocorre com gasto de energia.
b) O retículo endoplasmático granular (REG) é o responsável pela síntese da porção protéica da tireoglobulina. O complexo golgiense realiza a associação das partes protéica e glicídica na formação da tireoglobulina iodada.

05. E;
06. B;
07. D;
08. C

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário